Na série “Elite”, reproduzida pela plataforma “Netflix”, o fumo é uma questão de status, então, os personagens são vistos fumando frequentemente. No entanto, apesar do seriado ilustrar um cenário fictício o tabagismo é um dos grandes dilemas do Brasil contemporâneo, tendo em vista o seu alto consumo que vem aumentando com o passar do tempo. Assim, seja pela má influência midiática, seja pelo seu legado histórico, o consumo do tabaco é um dos grandes empecilhos do século XXI.
Em primeiro plano, cabe analisar a importância da má influência da mídia,o que corrobora com a problemática. A série “Euphoria”, lançada em 2019, retrata a vida de seis adolescentes, em que todos praticam o uso do cigarro e de outras drogas. De acordo com a ANVISA, os jovens se sentem mais atraídos pelo fumo quando existe uma maior influência sobre eles, acabando por aumentar o número de fumantes. Logo, uma intervenção é necessária para que o vício tenha um fim.
Outrossim, o contexto histórico ligado ao cigarro trás consigo uma enorme contribuição para o consumo. No período do Brasil Colonial, após a chegado dos europeus, a produção e exportação do tabaco aumentou rigorosamente e passou a ser uma das principais formas de economia do país. Segundo a Organização Mundial da Saúde presencia-se uma morte por segundo em decorrência ao fumo, e se uma providência não for tomada a tendência é o número de mortos aumentar. A vista disso, o produto supracitado parece não ter um fim exato, causando cada vez mais impactos na sociedade brasileira.
Portando, evidencia-se a necessidade de mudanças no cenário atual. Cabe ao Ministério da Educação em pareceria com a mídia, promover palestras nas escolas públicas e particulares sobre os males do consumo do fumo, a partir de apresentações gravadas que serão passadas na televisão em horários de maior audiência para todo o Brasil. Desse modo, tal legado maléfico poderá ter fim.
Alicia martins
Parabénsss
bom, pra começar, gostei do teu repertório no início, mas você poderia ter desenvolvido melhor, parece que tava apressada pra terminar de apresentar.
Fora isso, gostei muito da tua redação. Me identifiquei dms.
Alguns erros gramaticais que vale a pena tu rever para não perder ponto por besteira.
boa sorte!
Marcos_Emboaba
Na sua introdução falta contextualização e não há muita incorporação do repertório sócio cultural com o seu ponto de defesa, talvez haja pouca coesão. No segundo o seu tópico frasal demonstra o objetivo de abordar a negatividade da mídia perante o uso do cigarro, porém não há uma contextualização e argumentação que justifique a sua tese, é certo que utilizou a série, porém ela não justifica a ação midiática perante o crescente uso do tabagismo. Além do mais, busque por mais conjunções que interligam as suas orações e cada subsequência, para que exista uma conectividade no texto. O segundo parágrafo está executado bem, porém se você detalhar e relacionar as mortes com uma visão de consequência do passado deixaria o bem mais incrível. Em minha perspectiva a conclusão está correta, porém se possível detalhe um pouco mais. SÓ UMA OBSERVAÇÃO, TENTA COLOCAR TODAS AS PALAVRAS DO TEMA NO TEXTO, SOBRETUDO COM O “BRASIL”.
Raiane_Campos
Na sua introdução falta contextualização e não há muita incorporação do repertório sócio cultural com o seu ponto de defesa, talvez haja pouca coesão. No segundo o seu tópico frasal demonstra o objetivo de abordar a negatividade da mídia perante o uso do cigarro, porém não há uma contextualização e argumentação que justifique a sua tese, é certo que utilizou a série, porém ela não justifica a ação midiática perante o crescente uso do tabagismo. Além do mais, busque por mais conjunções que interligam as suas orações e cada subsequência, para que exista uma conectividade no texto. O segundo parágrafo está executado bem, porém se você detalhar e relacionar as mortes com uma visão de consequência do passado deixaria o bem mais incrível. Em minha perspectiva a conclusão está correta, porém se possível detalhe um pouco mais. SÓ UMA OBSERVAÇÃO, TENTA COLOCAR TODAS AS PALAVRAS DO TEMA NO TEXTO, SOBRETUDO COM O “BRASIL”. Nota: 760 ou 800
Kamzsiqueira
Oii, tudo bem, Iasmin?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Acredito eu você quis dizer “o fumo”.
2-Acrescente vírgula após “(…) um cenário fictício(…)”.
3-Gostei do seu recorte temático.
4-Particularmente, eu evitaria a repetição do termo “seja” nas duas problemáticas.
5-Suas problemáticas ficaram bastante evidentes na introdução, isso é ótimo para seu texto.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Parágrafo mais expositivo do que argumentativo.
2- Limite sua quantidade de alusões, uma vez que, se mencionado, deve ser explicado.
3- Utilize adjetivos para melhorar suas marcas de autoria.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 2:
1-Trás significa atrás de algo, já o traz demonstra trazer.
2-Troque por “ao fumo”.
3-Parágrafo com mais exposição do que argumentação.
4-Escolha uma alusão e faça sua marca de autoria com base nela, não há problema em escolher mais de uma, todavia, a característica da dissertação do ENEM pede para que suas opiniões sejam expostas.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise da Conclusão:
1- Vírgula antes de “em parceria”
2- Sua proposta de intervenção é confusa.
3- Faltou o detalhamento.
Total: 760
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Boa sorte!!!
Vai dar tudo certo. :))
ROSA--+
Olá!
Tudo bem?
Na sua introdução, encontrei alguns erros, como por exemplo: o fuma é uma questão/fumar é uma questão. Além disso, senti falta do encaminhamento de texto. No
segundo parágrafo de desenvolvimento, achei ótimo, porém eu arrumaria o trecho: a tendência é o número de mortes aumentar/ a tendência é só aumentar. A conclusão ficou ótima, porém faltou você detalhar a sua proposta de intervenção, com a finalidade.
Eu daria 880
Parabéns!