Iniciante

O tabagismo ainda aflige o Brasil

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas) consiste na garantia da saúde e do bem-estar social de todos os indivíduos. Contudo, é possível notar o quanto essa tal ação não está sendo o reflexo da sociedade no século atual. O tabagismo é caracterizado pela dependência física e psicológica do uso da nicotina que causa inúmeros danos aos seus usuários. Contudo, o próprio poder estatal, pela insuficiência de políticas públicas voltadas ao combate do tabaco no Brasil, agride a legislação, pois o fumo é a causa da maioria dos cânceres de pulmão. Diante disso, o Estado não gerou instrumentos eficazes para conter tal calamidade, expondo os brasileiros aos malefícios do cigarro.

Conforme o pensamento do filósofo Immanuel Kant, todos sabem distinguir o bem do mal, pelo o que todos são chamados para cumprir o dever. Os fumantes estão expostos às mensagens na embalagem do produto que repudiam o uso da droga, porém os usuários praticam o mal que propõe Kant, de modo a saberem o quão é prejudicial o tabagismo e continuam. Como resultado, os fumantes são expostos a várias doenças graves e fatais, especialmente o câncer, causando mais de 8 milhões de mortes por ano no país.

Um outro ponto a destacar é o uso constante desse produto nas telas de cinema. No filme “Grease — nos tempos da brilhantina’’ era perceptível a presença constante do fumo no decorrer dos acontecimentos. Em cena, os atores fumam a todo momento, personificando glamour, sedução e um comportamento “descolado”, típico de uma juventude moderna nos anos 80. Em 2000, leis mais rígidas foram implementadas, no entanto, o problema segue enraizado, visto que segundo uma pesquisa realizada pela universidade de Bristol, atualmente, adolescentes que assistem a filmes em que os atores aparecem fumando tem mais chances de adquirir o hábito de fumar, sendo consequentemente influenciado por essa indústria.

Compreende-se, portanto, a importância de combater o tabagismo no Brasil. Por isso, é necessário, que o Ministério da Saúde desenvolva uma série de ações que tenham como finalidade englobar estratégias de comunicação, produção de materiais e entre outros, para sensibilizar toda a população para o controle do tabagismo no país. Além disso, o governo federal, como instância máxima da administração executiva, deve promover parcerias com redes sociais, ou ficções engajadas, para viabilizar a discussão do tema. Ademais, atividades dinâmicas oferecidas pelas escolas, feita em sala de aula, são de suma relevância para que haja a discussão plausível sobre isso.

Compartilhar

1 Correção

  1. SUA CONCLUSÃO:
    Como disse na outra redação, esta muito vago a sua conclusão tem que ser mais específica e usar os conectivos.

    “que o Ministério da Saúde desenvolva uma série de ações”
    ✔Extremamente vago
    ✔Vc deveria ter escrito desenvolva o projeo “TA TFNSFJDNF”,
    por meio de…. com o objetivo de….

    Sobre esse
    por meio de…. com o objetivo de….
    PARECE BOBEIRA, MAS É EXTREMANETE IMPORTANTE, ANOTA ISSO!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.