Grupos de pessoas que decidem não se vacinarem e a não vacinar seus filhos vem aumentando e ganhando força nos últimos anos. Esse é o Movimento Antivacinação. Essas pessoas tomam essa decisão pois acreditam que as vacinas ao invés de serem benéficas causam um efeito reverso. Uma escolha individual que traz riscos tanto para si, como para a população a sua volta.
Diante disso, doenças que ja foram erradicadas e que podem ser evitadas através das vacinas, estão voltando a circular na sociedade. Casos de sarampo, doença erradicada no Brasil em 2016, foram registrados em São Paulo no mês de setembro de 2019, ocasionando 3 mortes. Oque pode gerar novos surtos da doença no país.
Ademais, em comunidades e grupos do aplicativo Facebook, onde as pessoas compartilham e trocam informações, percorre a ideia de que as vacinas podem levar a outras doenças, dado esse, que não é verídico e não comprovado cientificamente. Cientistas e instituições refutam totalmente essa ideia, pois as vacinas são testadas e comprovada a eficácia em laboratórios antes de serem distribuídas á população.
Conclui-se que, o movimento antivacinação coloca em risco a vida e saúde da população. Assim, o Ministério da Saúde deve instruir toda a população, informando oque é mito e verdade sobre as vacinas. Em conjunto com o Ministério da Educação, deve deixar como obrigatório a apresentação do histórico de vacinas no momento da matrícula de crianças e adolescentes. Desta forma promovendo maior controle sobre a saúde da população.
Site de onde retirei a proposta: (os textos da coletânea para a leitura estão linkados)
https://1000naredacao.com.br/2017/08/14/tema-de-redacao-enem-movimento-antivacina/
[email protected]
É um conjunto de ideias legais a sua conclusão está bem elaborada e como sugestão deve ampliar o seu repertório sociocultural como colocar na introdução um fato histórico como a revolta da vacina que ocorreu no Rio de Janeiro iria se encaixar super bem com esse tema.
Sua introdução “grupos de pessoas” essa frase logo no inicio ficou estranho poderia optar por “Em meados do século 20, iniciou-se a revolta da vacina que foi uma rebelião causada pelo descontentamento da população que se negava a se vacinar. Da mesma forma, na contemporaneidade um grupo de pessoas…”
Tente se aprofundar mais nos seus argumentos e usar mais elementos coesivos isso deixa o testo mais organizado. Mas a ideia do texto é muito boa só trabalhe mais nela, claro sem perder a clareza e objetividade. E acho que “DIANTE DISSO,” (vc usou no segundo parágrafo) é um elemento de conclusão ou pelo menos se encaixa melhor numa conclusão não que não possa usar no argumento na verdade até pode mas acho que bem no inicio dele não fica bom. Use, por exemplo, EM PRIMEIRO LUGAR,/PRIMEIRAMENTE,/A PRINCIPIO, etc.
dorinhainha
Apenas mudaria um pouco o desenvolvimento adicionando um orgão publico ou publico-privado que divulgou as informações dadas. Ha mesmo alguns erros gramaticais e conectivos, a proposta de intervenção esta ótima, bem desenvolvida e coerente. Falta alguns recursos argumentativos sobre o inicio do seu texto.
Jean Ferrante
1- Ótima alusão, a introdução está bem estruturada, porém você deve atentar que a sua tese está muito superficial e não a a presença de encaminhamentos argumentativos com pelo menos dois núcleos.
2- No seu desenvolvimento 1, faltou o órgão que divulgou esses dado e um aprofundamento na argumentação. Como esse movimento levaria ao surgimento de uma nova epidemia ?
3-ótimo desenvolvimento porém com alguns erros gramaticais.
4-proposta coesa e coerente
C1- 140
C2_140
C3-160
C4-140
C5-200
Nota:780