O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

  • 1

No filme “Por lugares incríveis” Finch é um adolescente que aparenta ser alegre e bem resolvido, no decorrer da trama, entende-se que é um personagem tridimensional, com traumas tão profundo em não solicitar ajuda corroboram para o seu suicídio. No contraste fictício a realidade, faz-se necessário, ainda mais discutimos o tema no país e que  não tratar essa problemática como questão de saúde geram tais problemas.

Precipuamente, é relevante ressaltar que o suicídio é sempre consequência da depressão, além disso é imperativo analisar que um dos fatores que induzem ao suicídio é a prática de bulliyng, ademais, a indiferença familiar também é um promotor dessa problemática, uma vez que os jovens optam em não solicitar ajuda por conta do preconceito e perseguição da comunidade. Se continuar a proceder dessa maneira, teremos um futuro devastador na sociedade brasileira. A depressão é vista como “frescura”  pela coletividade, observa-se que o corpo social tampouco tem conhecimento sobre essa problemática, uma vez que entenderia que depressão é uma doença psíquica, séria. Uma maneira de conscientizar a sociedade sobre essa problemática, seria por  intermédio da educação, pois segundo o pensador Mandela ” A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.

Antes de mais nada, é necessário que a família faça-se presente na vida dos jovens, dialogando mais com os filhos e os ouvindo, pois um jovem que tem sintomas de depressão não tem o acolhimento da família para conversar sobre suas aflições sem que seja julgado, o adolescente pode cometer suicídio com o pensamento de que é a solução para o problema. De acordo com Cristina Chen “Dialogar é escutar o que o outro tem a dizer, sem ficar pensando o que vou responder em seguida. Dialogar é falar com o coração e com a razão também. É respeitar e ser respeitado.”

Dessa maneira, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o ato do suicídio entre os jovens brasileiros, necessita-se, urgentemente, que o tribunal de contas da união direcione capital que, por intermédio do Ministério da educação, será revertido em inserir obrigatoriamente grupos de diálogos nas escolas, com poucos integrantes, contando sobre suas aflições, acompanhados por profissionais, como psicólogos, professores e família , identificando possíveis sinais de depressão e tratá-los adequadamente, com o intuito de enfrentar essa problemática, que é o suicídio entre os jovens brasileiros.

Compartilhar

8 Correções

  1. oii, eu gostei da sua introdução, mas achei que faltou trazer melhor as teses e relacionar melhor as causas do problema.
    desenvolvimentos: evite usar a palavra “concientizar”, pois remete a outros sentidos, você pode usar “informar” no lugar. outra coisa é que eu achei um pouco repetitivo os dois parágrafos de desenvolvimento, você poderia inovar, trazer por exemplo dados estatísticos, ou alusões históricas como por exemplo o suicídio de Vargas.
    conclusão: no final da conclusão use uma frase de efeito para mostrar como esse é um problema que precisa ser solucionado.
    obs: também sou estudante como você, vá em frente, você consegue!

    • 0
  2. Sua redação apresentou alguns erros de português e algumas falhas, que suponho ser de digitação devido aos espaços vazios, o que atrapalhou o sentido no geral.
    Os seus períodos estão muito longos, o que cansa o corretor e pode acarretar no não entendimento do mesmo; além do uso incorreto e/ou afobado das vírgulas. Recomendo que escreva períodos curtos e que faça uso de pontos finais, para evitar perdas de pontos na coesão textual (competência 4).
    Evite generalizar e use sinônimos para não tornar seu texto repetitivo. E atente-se ao uso de termos muito rebuscados. Podem te levar a perder pontos, ao invés de garanti-los. Lembre-se que o Enem analisa linguagem da norma padrão (culta).
    E, uma dica que recebi e transfiro a ti é: evitar usar o termo “conscientizar”, pois os corretores não aprovam muito o seu uso.
    No mais, continue estudando, pois suas alusões foram muito bem colocadas para embasar os argumentos.
    Exemplo: parágrafo 2 de sua redação.
    Precipuamente, é relevante ressaltar que o suicídio é principalmente, consequência da depressão. Além disso, é imperativo analisar que um dos fatores que induzem ao suicídio é a prática de bulliyng. Ademais, a indiferença familiar também é um promotor dessa problemática, uma vez que, os jovens optam em não solicitar ajuda por conta do preconceito e perseguição da sociedade. Caso ocorra a continuação dessa procedência, teremos um futuro devastador na sociedade brasileira. A depressão é vista como “frescura” pela coletividade, notando-se que o corpo social tampouco tem conhecimento sobre essa questão, que trata-se de uma doença psíquica séria. Uma maneira de informar a sociedade sobre essa problemática, seria através do intermédio da educação, pois segundo o pensador Mandela ”A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.

    • 1
  3. C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 800
    – Coloque duas causas do problema na introdução
    – Se atente para erros de concordância verbal como “traumas tão profundo”
    – Ao citar alguém, faça o detalhamento dessa pessoa, quando citou Cristina Chen, você não citou o motivo para ela ser relevante como argumento, fica uma pergunta sobre quem ela é e o motivo de ser relevante. Ex: ” De acordo com o filósofo grego Aristóteles ….”, e após citar, explique na contemporaneidade brasileira essa frase
    – Ao citar agente, coloque em letra maiúscula. Ex: Ministério da Educaçaõ, Tribunal de Contas da União
    – No final do texto, faça uma conexão com a introdução. Ex: Logo, pode-se atenuar essas questões psicológicas em jovens como Finch

    • 2
  4. Olá , prazer meu nome é thiago .
    Venho , por meio deste canal , contribuir para sua redação .
    Gostaria primeiramente de abordar a ortografia .
    Os verbos : colaborar e corroborar
    Quanto a ‘corroborar’, muitos a confundem com o vocábulo ‘colaborar’, contudo as palavras possuem significados diferentes. Corroborar significa comprovar (opiniões, fatos), atestar, confirmar a existência de algo.
    Mesmo que você tenha usado corroborar a regência estaria errado , pois quem corrobora , corrobora alguma coisa ! ou seja corrobora o suicídio !
    “faz-se necessário, ainda mais discutimos o tema no país e que não tratar essa problemática como questão de saúde geram tais problemas.”
    O que se faz necessário ? discutirmos o tema .
    Quando nos discutimos o tema , abordamos várias coisas .
    talvez tenha sido uma falha de digitação !
    acontece frequentemente comigo .
    Agora textualmente : “Precipuamente, é relevante ressaltar que o suicídio é sempre consequência da depressão” Afirmar isso é dizer que a o suicídio só ocorre por causa da depressão , o que não é verdade . Há a eutanásia que , portanto , é um fator de suicídio consentido. Você poderia dizer que a depressão é um dos principais fatores que colaboram para o suicídio etc
    Outra dica : O Tribunal de Contas da União (TCU) é um tribunal administrativo. Julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário. Ou seja , a função de destinação de verbas não é do TCU e sim do executivo e legislativo . O mec recebe recursos do executivo.
    Porém sua redação está ótima .
    Uso de colocação pronominal .
    Uso de conectivos
    Conjunções adversativas
    Norma culta na digitação
    Elaborou os temas bem
    Uso de pontuação também ok !
    Minha nota seria :880

    • 1
  5. Bem, sou estudante assim como vc…
    A princípio, achei algumas ideias confusas, como por exemplo na introdução, quando faz a transição da menção do filme é a ponte com os problemas enfrentados no Brasil. Na parte do primeiro desenvolvimento achei que não ficou muito legal a parte que vc generalizou o não acolhimento familiar e, em relação aos dois desenvolvimentos, acheimuito superficial e poderia ser mais crítico, porém, a sua escrita e escolha de repertório é ótima, parabéns :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.