Iniciante

O Suicídio entre os Jovens Brasileiros

  • 1

Disponibilizada na Netflix, a série 13 reasons why (13 razões porque) relata a trajetória de Hannah, uma jovem cheia de vida que por diversos traumas que ela sofreu, escolheu um outro caminho, o suicídio. Nota-se que, o suicídio entre os jovens brasileiros vem aumentando drasticamente e os números assustam os profissionais.

Em primeira instância, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos com uma faixa etária de 15 a 29 anos e, ainda diz: “o suicídio precisa deixar de ser um tabu”. Ademais, o uso da internet nos dias atuais é um gatilho de grande proporção, principalmente para quem sofre de ansiedade ou depressão, pois por trás de um perfil, existem pessoas extremamente tóxicas que só querem o mal do próximo.

Em segunda instância, outro exemplo muito perigoso foi o jogo “baleia azul” que se popularizou no ano de 2017 como intuito de propor aos jogadores diversos desafios até que o último deles fosse a prática do suicídio. De acordo com Nietzsche “a ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más”, por outras palavras, a atitude de tirar a própria vida é uma fuga dos problemas diários, do bullying sofrido, da pressão da sociedade que vê esse problema como uma frescura ou falta de fé, da insegurança e de diversos outros fatores.

Diante do que foi dito, nota-se que o suicídio vem se tornando uma “epidemia silenciosa”. Para alterar esse cenário, todas as escolas junto com a OMS devem criar programas para identificar tendências depressivas com obras literárias que retratem desse tema, promovendo palestras e aulas públicas. Além disso, os pais devem ter zelo e observar o comportamento dos filhos em casa e na internet, com diálogo: e cabe a mídia verificar seu conteúdo para que a segurança desses jovens seja garantida, para assim, diminuirmos esses números e poupar vidas brilhantes.

Compartilhar

5 Correções

  1. Sou iniciante, mas vou tentar te ajudar, mas qualquer coisa me corrige tá?!
    Esse é um bom tema para começar a introdução com uma pergunta, não esquecendo da importância de no decorrer do texto responde ela, jamais, em hipótese alguma deixar ela no vácuo.
    Mas você começou relatando sobre uma sério, no qual deveria está entre aspas por se tratar de outra língua

    • 1
  2. Olá!

    -INTRO-
    –> coloque o nome da série entre aspas, pois são palavras estrangeiras (não é necessária a tradução)
    –> na sua tese, você precisa e um adjunto adverbial de tempo, para indicar que você está falando de *agora*
    –> coloque as problemáticas na introdução, para concluir seu fechamento (você poderia citar os “traumas” como um dos problemas, assim haveria uma conexão com a citação que você fez)

    -D1-
    –> observe o problema que a falta de uma vírgula pode fazer: ” tiram a própria vida todos os anos com uma faixa etária de 15 a 29 anos” deu a entender que as pessoas tiram a proria vida Com uma faixa etária (???) e não que as pessoas que tiram a propria vida tem entre 15 a 29 anos.
    –> você trouxe uma ótima argumentação, mas falhou na estrutura modelo, pois sua redação não apresenta o tópico frasal e nem a opinião de fechamento. Você so trouxe a citação e, além disso, sua afirmação está desconexa com sua afirmação, uma vez que a citação foi sobre oms e a afirmação sobre internet

    -D2-
    –> a estrutura deste está bem melhor! Você trouxe citação e afirmação condizentes e apresentou sua opinião no mesmo período da afirmação (sociedade que vê esse problema como uma frescura ou falta de fé, da insegurança e de diversos outros fatores.)
    –> porém, faltou novamente seu tópico frasal, este deve vir antes da citação, apresentando o foco que será explorado no parágrafo

    -CONCLUSÃO-
    –> ação: criar programas para identificar tendências depressivas | devem ter zelo e observar o comportamento dos filhos em casa e na internet | verificar seu conteúdo
    –> agente: escolas e OMS | pais | midia
    –> meio: ? | ? | ?
    –> finalidade: ? | ? | para que a segurança desses jovens seja garantida
    –> detalhamento: com obras literárias que retratem desse tema | ? | ?

    –> “diminuirmos” está na 1° pessoa do plural

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120
    NOTA: 740

    Parabéns! Falarei com você em off! =)

    • 4
  3. Olá! Sou iniciante mas irei tentar te ajudar em alguns pontos, espero que seja útil!

    Acredito que sua introdução poderia ter um fechamento melhor, tente se perguntar “pq isso é ruim?” ou então “qual “solução” rápida poderia ser dada?” para te ajudar a finalizar de forma melhor!

    Seu D1 poderia ter uma melhor organização nos seus argumentos e tome cuidado com as citações, elas podem ser ótimas, mas também podem atrapalhar o seu texto se não forem corretamente utilizadas!

    • 1
  4. Hello. Tudo bem. ✅

    # correção:

    – redação estruturada.
    – possui tópicos frasais em ambos os parágrafos .
    – Presença de dados que comprovam o seu argumento.
    – Presença de quase todos os agentes conclusivos.
    – uso de CONECTIVOS.
    – períodos coesos.

    *PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO:
    📍Introducao: esse período ficou um pouco confuso, …” Nota-se, que…”.
    ✔️ Eu optaria vc reescrever assim: NESSE SENTIDO, NOTA-SE QUE NO BRASIL HORDIENO, OS ÍNDICES RELACIONADOS AO SUICÍDIO EM MEIO AOS JOVENS BRASILEIROS, CRESCEM EM ESCALAS CONTÍNUAS.

    # Em seguida o correto seria você apresentar os dois porquês da questão. É mais fácil para o corretor e identificar o posicionamento do seu ponto de vista no decorrer da argumentação.

    📍 Conclusão: corrija somente essa parte a onde fala que é dever da mídia monitorar os conteúdos.
    ✔️ reescreva dessa forma: “Cabendo também a mídia, verificar os conteúdos tecnológicos, visando a segurança dos jovens…… “.

    # Ao terminar sua conclusão, coloque quais são os possíveis resultados da ação na sociedade, ou seja, os pontos positivos que ela formará.

    ⚡ Como nota eu te daria 820.

    Obs geral: cuidado apenas para não expor muitos dados na sua redação e excluir o seu repertório. Tendo em vista que a maior quantidade de pontos que os corretores atribuem nas redacoes, são por meio dos argumentos. Fora isso, tudo jóia.

    *Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estou à disposição. Sucesso
    ෆ╹ .̮ ╹ෆ

    • 1
  5. Disponibilizada na Netflix, a série 13 reasons why (13 razões porque) relata a trajetória de Hannah, uma jovem cheia de vida que por diversos traumas que ela sofreu, escolheu um outro caminho, o suicídio. Nota-se que, o suicídio entre os jovens brasileiros vem aumentando drasticamente e os números assustam os profissionais.
    falta um fechamento, tipo: Dessa forma, é de suma importância a discussão sobre as causas do suícido
    ou
    Dessa forma, é de suma importância o analise dos gatilhos mentais, na era da internet, e de pessoas más intencionadas nesse meio, impulsionando essa problemática.
    Em primeira instância, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos com uma faixa etária de 15 a 29 anos e, ainda diz: “o suicídio precisa deixar de ser um tabu”( essa citação não acrescentou em nada o seu texto). Ademais, o uso da internet nos dias atuais é um gatilho de grande proporção, principalmente para quem sofre de ansiedade ou depressão, pois por trás de um perfil, existem pessoas extremamente tóxicas que só querem o mal do próximo. ( falta especificar)
    esse desenvolvimento ficou muito solto, sem informações que realmente acrescentam no parágrafo

    Em segunda instância, outro exemplo muito perigoso foi o jogo “baleia azul” que se popularizou no ano de 2017 como intuito de propor aos jogadores diversos desafios até que o último deles fosse a prática do suicídio. De acordo com Nietzsche “a ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más”, por outras palavras, a atitude de tirar a própria vida é uma fuga dos problemas diários, do bullying sofrido, da pressão da sociedade que vê esse problema como uma frescura ou falta de fé, da insegurança e de diversos outros fatores.
    esse desenvolvimento ficou perfeito!!!

    Diante do que foi dito, nota-se que o suicídio vem se tornando uma “epidemia silenciosa”. Para alterar esse cenário, todas as escolas junto com a OMS ( agente)devem ( ação)criar programas para identificar tendências depressivas com obras literárias que ( detalhamento)retratem desse tema, promovendo palestras e aulas públicas. Além disso, os pais (agente2) devem ( ação 2) ter zelo e observar o comportamento dos filhos em casa e na internet, com diálogo: e cabe a mídia ( cuidado com 3 agentes) – *fica demais*verificar seu conteúdo para que a segurança desses jovens seja garantida, para assim, diminuirmos esses números e poupar vidas brilhantes.( fechamento)
    pontos fracos: introdução e desenvolvimento 1
    * precisa selecionar melhor as informações, e organização da produção textual. Perda de pontos na competência 3.
    nota: 700

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.