O suicídio entre os jovens brasileiros.

  • 1

O livro “As Mil Partes do Meu Coração”, da autora Colleen Hoover, conta a história da adolescente Merit Voss que tem enfrentado diversos problemas familiares, o que a leva a uma tentativa de suicídio que falha. Fora da ficção, milhares de jovens passam por situações semelhantes a da personagem, contudo, muito destes não conseguem ser socorridos e acabam mortos. Nesse contexto, é evidente que o autocídio é um problema da sociedade atual que precisa ser combatido, seja dando devida atenção a este ou o tratando com responsabilidade.

   Primeiramente, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11.000 pessoas suicidam-se anualmente no Brasil, sendo a 3° maior causa de mortes, ficando atrás apenas da violência e acidentes no trânsito. Diante desses dados, é incontestável que este é um problema de saúde que precisa ser tratado urgentemente mas que não tem recebido nem metade da atenção que a violência e acidentes de trânsito recebem. Assim, o suicídio, que mata milhares de pessoas, continua passando despercebido na sociedade.

   Outrossim, a transmissão de informações imprecisas e sem responsabilidade sobre esse assunto também contribui para que mais casos aconteçam. O que foi definido como “suicídio por contágio”, consiste em o aumento das taxas deste por determinado período devido a irresponsabilidade ao falar sobre a temática em uma plataforma que atingi muitas pessoas, como o que aconteceu com a série estadunidense “13 Reasons” que romantizou o autocídio da personagem Hannah e levou dezenas de jovens a cometer o mesmo ato. Dessa forma, é preciso que o assunto seja mais discutido, entretanto, de maneira responsável para que seja combatido, não incentivado.

    Diante desse aspectos, portanto, fica imperativo ao Ministério da Saúde, em parcerias com as grandes emissoras de TV e rede sociais, promover medidas para conter as milhares de mortes por suicídio que tem ocorrido, por meio de campanhas e projetos sociais para conscientizar e informar a população, bem como oferecer auxílio à pessoas que pensam em se machucar a fim de dar devida atenção e discutir esse assunto que por muito tempo tem sido tratado como tabu. Desse modo, evitando que mais jovens passem pelo mesmo que as personagens Hannah e Merit.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Corrigirei com base no meu conhecimento, espero que possa te ajudar. sz
    Introdução:
    Ótima alusão cultural, possui erros de vírgula e particularmente eu teria construído essa oração de outra forma, facilitando sua escrita para diminuir as chances de erro, ao invés de “O livro “As Mil Partes do Meu Coração”, da autora Colleen Hoover, conta a história da adolescente Merit Voss que tem enfrentado diversos problemas familiares, o que a leva a uma tentativa de suicídio que falha. “, eu escreveria (com base na sua oração) “O livro “As Mil Partes do Meu Coração”, da autora Colleen Hoover, conta a história da adolescente Merit Voss, que enfrenta diversos problemas familiares levando-a cometer uma tentativa de suicídio.” Creio que o correto seria “muitos destes”. Tese e argumentos bem elaborados. Resumindo: Introdução bem estruturada, apresentando poucos erros gramaticais. (E em minha opinião, agora estou com vontade ler o livro hahaha).

    Desenvolvimento 1 (d1):
    Possui o conectivo obrigatório no início. Bom repertório, mas me parece que você pesquisou esse dado (perdoe-me se estiver enganada), pois possui muitos detalhes. Não achei tão interessante comparar o suicídio com acidentes de trânsito ou violência, acho que com seu dado, você poderia ter usado outro caminho aprofundando mais a questão do porquê o suicídio não possui devida atenção. Eu diria que ficou superficial, não foi aprofundado, sabe? A expressão “nem metade” soa bem coloquial, procure evitar. Possui repetições nas palavras “violência” e “acidentes de trânsito”, busque sinônimos para não haver repetições. Fechamento do desenvolvimento elaborado (última frase).

    Desenvolvimento 2 (d2):
    Possui o conectivo obrigatório no início. Excelente repertório, excelente desenvolvimento. Bem elaborado e aprofundado, porém com erros gramaticais. Repetição da palavra “responsável” mesmo que derivada. (Se você tivesse feito o D1 com essa mesma estrutura e elaboração, seria excelente também).

    Conclusão:
    Possui todos os critérios (agente, ação, meio, efeito), exceto o detalhamento. Boa retomada de tese no final. Ao meu ver, sem erros gramaticais.

    NOTA:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160

    NOTA: 800

    Lembre-se: Críticas construtivas servem pra nos ajudar a melhorar no que estamos errando. Você está no caminho certo em termo de estrutura, fique atento apenas na escrita, vírgulas e aprofundamento. Sucesso! Espero ter ajudado.

    p.s.: obrigada pelo descobrimento de um novo livro ótimo hahaha

    • 1
  2. COMPETÊNCIA 1: 160
    *Você utilizou de maneira equivocada vários pronomes demonstrativos.
    *Falta de vírgula antes da conjunção coordenativa (mas) e em outros pontos do texto também.
    COMPETÊNCIA 2: 160
    Desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos. (1 desenvolvimento, principalmente)
    *Sua primeira tese trata da devida atenção que esse assunto deve receber, mas de que forma isso deve acontecer? Como isso deve acontecer dentro da sociedade?
    *Gostei mais do 2 desenvolvimento, achei mais coerente e com mais informações de outras áreas de conhecimento.
    COMPETÊNCIA 3: 200
    COMPETÊNCIA 4: 160
    *Repetição desnecessária de palavras (muitos pronomes repetitivos)
    COMPETÊNCIA 5: 160
    *Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, mas não está bem detalhada.
    * ”promover medidas para conter as milhares de mortes por suicídio que tem ocorrido”. Quais medidas? Essa seria a ação utilizada na redação e não o meio.
    *O que o Ministério citado precisa promover para a resolução do problema? (conscientização é uma proposta muito vaga)

    Nota: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.