(Quem puder dá uma nota por favor, proposta de redação para o enem)
Na série Americana “13 Reasons Why”, a protagonista Hanna Baker encontra no suicídio uma forma de livrar-se de suas dores causadas por uma série de falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Hoje, os jovens encontram no suicídio uma forma de serem livres de suas dores emocionais e, portanto, esse problema vem se alastrando a séculos, o que evidencia a urgência deste problema.
Em primeiro lugar, o suicídio, por muitas vezes, uma consequência de um estado depressivo do indivíduo. Sabe-se que a depressão é uma patologia que atinge neurotransmissores do cérebro, atuando para que o ser se sinta, triste, desanimado e com ideações suicidas. Entre os tantos fatores sociais que induzem esse jovem a pensar em suicídio, estão os casos de bullying nas escolas, principalmente. Em virtude disso, o adolescente não encontra ajuda de pessoas próximas, e lhe convém o suicídio como uma escapatória.
Outro fato alarmante é a ausência de familiares e amigos. Muitos pais não se atentam aos pequenos sinais que os filhos vão dando, tal como, o indivíduo se queixa de tristeza e falta de animo para fazer coisas cotidianas. Tal reação gera frustração, e por conseguinte os jovens buscam na internet suprir esse vazio, e muitas vezes levam a condutas inadequadas e acabam fazendo o ato de se suicidarem, assistindo séries que abordam o tema.
Nota-se que o suicídio se tornou caso de saúde pública no Brasil. Logo, a OMS, junto as escolas e meios sociais deve promover treinamentos para profissionais serem capazes de distinguir ideações suicidas e casos depressivo. Usando a internet a favor e promovendo palestras e reflexões frente a esse emblema. Além disso, à mídia deve usufruir de seu poder persuasivo para fazer campanhas a favor da vida, dessa forma, as taxas de suicídio amenizarão e seremos mais empáticos com o outro.
Joãovictormacedo
C1 – 120 ( atenção ao uso indevido do acento indicativo da crase ” à” e à pontuação indevida ( vírgula principalmente). lembrar de ler o texto novamente para não “engolir” palavras e / ou expressões que possam comprometer seu texto na compreensão e na C1. Cuidado também com o uso da primeira pessoa, pois o texto do início ao fim tem q ser em terceira, ou seja, tem q ser imparcial.
C2 – 160 ( gostei da alusão à série, mas achei que faltou repertório em seus desenvolvimentos para embasar melhor sua argumentação. Um repertório na introdução e um em cada desenvolvimento, é o ideal.
C3 – 160 ( atenção à estrutura dos parágrafos, tanto em questão de distribuição estética, quanto em relação ao encaminhamento argumentativo. Sugiro que os seus 2 argumentos da tese, os quais vc debateu nos seus desenvolvimento, sejam explícitos já na introdução, para q seja dado pro corretor um norteamente do seu texto.
C4 – 160 ( diversificar melhor os conectivos, principalmente no início dos períodos). Ah, atenção também à repetição vocabular e com a quebra de períodos indevida, principalmente na conclusão.
C5 – 120 ( a proposta de intervenção deve ser completa e bem detalhada com os 5 elementos. Ela deve ser de 8 a 9 linhas e em hipótese nenhuma menor q a introdução. Os 5 elementos são: agente, ação, modo meio, detalhamento e finalidade. Cada elemento vale 40 pontos, de modo a fechar 200 nessa competência para quem colocar todos eles. Na sua identifiquei apenas 3, que foi o agente, ação e finalidade. Suponho, q a estrutura q veio posteriormente, seria como o modo meio, mas não considerei, pois vc nao especificou utilizando, em vez do gerúndio, as palavras por meio, por intermédio ou mediante. Em sintese, faltou o detalhamento em ambas as propostas, considerei a primeira, visto que estava mais completa. Uma só completa e bem detalhada basta, ok. Não precisa colocar duas ou mais propostas. No mais, achei seu texto bom, com um pouco mais de prática vc chega lá. Bons estudos!
Nota final: 720
pedromorete
O texto está bom, com alguns errinhos de gramática, mas nada que não possa ser resolvido após uma breve revisão. Sua construção de parágrafos e excelente e também gostei da sua proposta de intervenção. Só gostaria de chamar atenção a alguns pontos: faltou o uso de conectivos que ligariam um parágrafo ao outro e auxiliariam na hora de relacionar e organizar as informações do texto. O repertório que você usou (sobre a série) é bom, mas um tanto fraco; talvez colocar algum dado estatístico alimentaria seu texto com mais informações. E, no final do terceiro parágrafo, a frase “e muitas vezes levam a condutas inadequadas e acabam fazendo o ato de se suicidarem, assistindo séries que abordam o tema” é bem confusa.
Nota: 800/1000