Estudante

O suicídio e o Brasil

  • 1

Modelo dissertativo-argumentativo, não é ENEM

O suicídio é um problema mundial, seu crescimento está relacionado ao contexto de crises econômicas e, também, relacionado a solidão criada com o desenvolvimento das cidades. No Brasil, em contrapartida, o esforço para combater é nulo. Nesse sentido, é necessário maior enfrentamento do problema pelos organismos sociais.

Os problemas econômicos, nesse sentido, vividos no país foram decisivos para o crescimento do número de casos. Dado que muitos indivíduos perderam seu emprego e ,em muitos casos, a sua única fonte de renda familiar, tal situação é potenciadora dos casos de depressão e ,consequentemente, suicídio.

Somado a isso, tem-se a solidão, problema mundial agravado com a urbanização, que com o advento do progresso das cidades, os custos de vida elevaram-se proporcionalmente, logo as famílias tornaram-se menores. Em razão disso, houve aumento da solidão, indivíduos ficaram mais solitários, com menos relações sociais.

Apesar do problema só estar sendo agravado, muito pouco é feito para combatê-lo. Uma vez que a temática é muito pouco abordada na escola ou em outros círculos sociais, há poucas ações de enfrentamento do Governo e da sociedade. Essa é a razão, portanto, desse crescimento do suicídio no Brasil, se comparado com o restante do mundo.

Por todos esses aspectos, é necessário que o Governo, mediador das relações particulares, com auxílio das entidades civis, promova campanhas que estimulem a integração social dos indivíduos por meio de atividades sociais realizadas nos próprio bairros. Além do Estado, em tempos de crise, acolher famílias que perderam seu sustento em função de uma fase econômica do país. Tais ações, por conseguinte, serão importantes para enfrentar o problema, diminuindo a solidão no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Boa noite! Antes de prosseguir, quero dizer que entendi que você quer tratar da ineficiência das políticas públicas brasileiras, mas ao afirmar que o combate ao suicídio é nulo no país seria interessante expor o porquê disso no transcorrer.

    De forma geral, aponto aqui alguns erros gramaticais: ”O suicídio é um problema mundial, seu crescimento está relacionado ao contexto de crises econômicas, e também relacionado á* solidão” (..) O termo entre vírgulas (aposto) ajuda a explicar o suicídio como problema mundial, logo a conjunção ”e” deve estar fora. Já a outra correção se relaciona ao uso da crase: RELACIONADO A+A.

    ”(..) renda familiar. LOGO, tal situação é *potencializadora* dos casos de depressão e ,consequentemente, suicídio”. Faltou um conectivo para ligar as ideias.

    * governo*estado*

    Depois desses apontamentos, leia o trecho: ”Somado a isso, tem-se a solidão, problema mundial agravado com a urbanização, que com o advento do progresso das cidades, os custos de vida elevaram-se proporcionalmente, logo as famílias tornaram-se menores”. Percebeu a não coerência das ideias? Leia também outro trecho do seu texto: ”Em razão disso, houve aumento da SOlidão*, indivíduos ficaram mais SOlitários*, com menos relações SOciais (..) Muito repetitivo e pouco coeso, não é?

    Coerência: se atente a melhorar a introdução (apresentação e a tese), desenvolvimento (quais os argumentos que sustentam sua posição e qual o motivo) e conclusão (síntese ou propostas com agente, meio e finalidade). No geral, seu texto em si ficou mais descritivo que propriamente argumentativo. Se atente também ao uso de conectivos (preposições, conjunções e sinais de pontuação) para dar mais sentido ao texto. Por fim, cuidado com repetições e vícios de linguagem.

    !!!!!Correção feita por uma pessoa que já evoluiu muito na redação com o passar dos anos, então te entendo. Boa sorte!!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.