O sistema educacional brasileiro já passou por diversas mudanças desde a colonização até os dias atuais. Entretanto, mesmo com seu inevitável avanço podemos perceber a paralisação do educação de qualidade tanto pela corrupção dos governantes como também pela desvalorização dos professores quanto a baixa remuneração e baixo prestígio social. Dessa maneira, é importante expor os entraves que existem nesse modelo de ensino vigente.
Em primeira análise, a falta de estrutura presente na educação básica brasileira é a causadora do grande número de analfabetos. Isso, porque parte da verba que seria destinada a educação tem sido desviada de forma amoral dos cofres públicos por políticos corruptos, fazendo então com que os recursos sejam insuficientes para instalação de escolas bem estruturadas. Assim,fica claro que a postura tomada por muitos representantes tem afetado de forma direta a educação em sua base.
Ademais, segundo o filósofo grego Pitágoras: ” É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Nesse contexto, podemos estabelecer a importância no papel do professor como um dos principais pilares responsável por tornar alunos em futuros cidadãos de bem, sem que este venha a causar transtornos futuro a sociedade. No entanto, a baixa remuneração ofertada pelo Estado causa desmotivação aos mestres de ensino , tendo em vista que muitos trabalham fora da escola para completar a renda. Comprova-se então que pela falta de reconhecimento financeiro a classe não possue prestígio social.
Portanto, medidas são necessárias para que o mecanismo de ensino seja mais produtivo. Contudo, é necessário que a Polícia Federal em parceria com o Ministério da Fazenda elabore plano e estratégias para tentar sanar a verba desviada e assim o recurso recuperado ser destinado ao ensino novamente. É imprescindível também, que os Estados juntamente com a União criem um piso salarial de qualidade aos professores com intuito de valorizar o seu trabalho e por conseguinte desenvolvam a conscientização sobre a importância do respeito e valorização dos mestres através de campanhas midiáticas que têm como principal foco promover o prestígio e reconhecimento social dos mesmos para que assim possamos atingir o progresso no sistema educacional brasileiro.
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Compartilhar
eujonasbraga
O sistema educacional brasileiro já passou por diversas mudanças desde a colonização até os dias atuais. Entretanto, mesmo com seu inevitável avanço (COM VÍRGULA, POIS É O FIM DO APOSTO EXPLICATIVO) podemos perceber a paralisação do educação de qualidade tanto pela corrupção dos governantes como também pela desvalorização dos professores quanto a (CRASE) baixa remuneração e (QUANTO AO) baixo prestígio social. Dessa maneira, é importante expor os entraves que existem nesse modelo de ensino vigente.
Em primeira análise, a falta de estrutura presente na educação básica brasileira é a causadora (CAUSA) do grande número de analfabetos. Isso, porque parte da verba que seria destinada a educação tem sido desviada de forma amoral dos cofres públicos por políticos corruptos, fazendo então com que os recursos sejam insuficientes para instalação de escolas bem estruturadas. Assim,fica claro que a postura tomada por muitos representantes tem afetado de forma direta a educação em sua base.
Ademais, segundo o filósofo grego Pitágoras: ” É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Nesse contexto, podemos estabelecer a importância no papel do professor como um dos principais pilares responsável por tornar alunos em futuros cidadãos de bem, sem que este (RETOMA A PALAVRA “CIDADÃOS”, E POR JÁ TER SIDO CITADO, DEVERIA SER “ESSES”) venha (VENHAM) a causar transtornos futuro (FUTUROS) a (CRASE) sociedade. No entanto, a baixa remuneração ofertada pelo Estado causa desmotivação aos mestres de ensino , tendo em vista que muitos trabalham fora da escola para completar a renda. Comprova-se então que pela falta de reconhecimento financeiro (VÍRGULA) a classe não possue (POSSUI) prestígio social (O PRESTÍGIO SOCIAL ESTÁ INTIMAMENTE ATRELADO A UMA BOA REMUNERAÇÃO?).
Portanto, medidas são necessárias para que o mecanismo de ensino seja mais produtivo. Contudo (DEVERIA SER UTILIZADA UMA CONJUNÇÃO CONCLUSIVA), é necessário que a Polícia Federal em parceria com o Ministério da Fazenda elabore plano e estratégias para tentar sanar a verba desviada e assim o recurso recuperado ser destinado ao ensino novamente. É imprescindível também, que os Estados juntamente com a União (AGENTE) criem um piso salarial de qualidade aos professores com intuito de valorizar o seu trabalho e por conseguinte desenvolvam a conscientização sobre a importância do respeito e valorização dos mestres (AÇÃO) através de campanhas midiáticas (MODO) que têm como principal foco promover o prestígio e reconhecimento social dos mesmos (FINALIDADE) para que assim possamos atingir o progresso no sistema educacional brasileiro. (DETALHAMENTO)
–
C1 – 160, possui alguns erros gramaticais
C2 – 160, desenvolve um texto que respeita a tipologia requerida, aborda o tema por completo, apresenta repertório sociocultural produtivo, porém muito pontual, poderia utilizar mais algum repertório para validar seus outros posicionamentos.
C3 – 160, argumentação interessante porém com uma inconsistência. Eventualmente poderia receber 200
C4 – 200, utilizou bastante recursos coesivos, com um uso incorreto.
C5 – 200, apresenta todos os elementos necessários
Lorraine
2°Modalidade 200 pontos
3°Modalidade 200 pontos
4°Modalidade 160 pontos
Poderia ter usado mais elementos coesivos.
5°Modalidade 200 pontos
Acho que a única coisa que faltou foi a ” de encerramento da citação, mas creio que você iria notar depois de ler outra vez e creio também que a banca não tiraria ponto por isso
Gustavo_Reis77
Muito boa sua redação, porém alguns deslizes foram cometidos
1° Modalidade: 160 pontos
Em determinado trecho você escreveu “transtornos futuro a sociedade” o correto seria “transtornos futuros à sociedade”. Em outro você escreveu “possue prestígio social” o correto seria “possui prestígio social”.
2°Modalidade 200 pontos
3°Modalidade 200 pontos
4°Modalidade 160 pontos
Poderia ter usado mais elementos coesivos.
5°Modalidade 200 pontos
Total 920 pontos
(Lembrando que não sou professor)
Wellington998
Ficou muito boaa, o texto está totalmente de acordo com todas as competências. Acho que a única coisa que faltou foi a ” de encerramento da citação, mas creio que você iria notar depois de ler outra vez e creio também que a banca não tiraria ponto por isso. Não sou professor, mas tenho quase certeza que ultrapassa 900 pontos, chegando a no mínimo 960.