Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.
Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.
Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.
Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país.
Projeto Redação
Introdução:
• Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos [1] na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.
Obs.:
• 1 – Ausência de hífen em “ex-detentos”.
Desenvolvimento 02:
• Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit [1] de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso,* agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. [2] Com isso,* não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress [3] sofrido.
Obs.:
• 1 – Equívoco de acento agudo. Dê uma pesquisada no Google.
• 2 – Não precisa do travessão aqui, pois já tá encerrando.
• * – Repetição do conectivo.
• 3 – Palavras estrangeiras devem ficar entre aspas.
• Tem pouca argumentação, aconselho a fazer um último período, encerrando a ideia do seu parágrafo.
Desenvolvimento 02:
• Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. [1] Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos [2] como forma de [3] formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso [4] a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.
Obs.:
• 1 – Ausência de conectivo.
• 2 – oferecidas*.
• 3 – Substitua “como forma de” por “para a”.
• 4 – Ausência de hífen em “ex-preso”.
• Mesma coisa do desenvolvimento 01, faça um encerramento.
Conclusão:
• Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, [1] para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo [2] poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso,* a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país.
Obs.:
• 1 e 2 – Uso inadequado de “mesmo”, pois só é usado para comparar e não para retomar.
• * – Novamente outra repetição do conectivo.
• Poderia ter detalhado mais, né?
Nota:
c1: 160
c2: 160
c3: 160
c4: 160
c5: 160
Total: 800//
Irei montar um grupo para dar aulas de redação, caso queira participar ou saiba de alguém que queira, me mande uma mensagem.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Percebi um desvio a mais do limite de desvios desta competência!!
C2: 200
Não fugiu do tema! Parabéns!!
C3: 160
Argumentou pouco nos parágrafos de desenvolvimento.
C4: 200
Muitos conectivos, continue assim!!
C5: 160
Faltou o meio!!
Nota: 900
O texto está muito bom, foque em trazer uma argumentação um pouco mais longa e não esqueça de conferir se todos os elementos estão presentes na proposta de intervenção!! Bons estudos e abraço :)
rafaela.marial
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
“…dos ex detentos…” – dos ex-detentos.
“…como forma de formação…” – use sinônimos para evitar aliteração.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
“Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.”
Introdução completa, com contextualização, tese bem definida e apresentação de argumentos. Muito bem!
“Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.”
Presença do tópico frasal e de repertório pertinente, produtivo e legitimado.
Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.
Abordagem e estrutura completas.
“Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país”
Atente-se à retomada de ideias no início dos parágrafos. Nesse parágrafo de conclusão também deveria estar presente o tópico frasal, sintetizando a ideia do texto e iniciando a proposta de intervenção. Parabéns pela finalização que retoma a ideia inicial do texto!!
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Notam-se estratégias de antecipação e retomadas durante todo o texto, que conduzem o leitor e dão ideia de progressão textual. Há também presença de senso crítico e inserção do ponto de vista. No entanto, atente-se no melhor desenvolvimento de informações para a defesa do seu argumento. No 3° parágrafo há um contrassenso ao dizer que “existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios…” e trazer um repertório que não comprova seu argumento como “segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar”. Seu repertório nesse caso foi pertinente mas não se encaixa totalmente como produtivo porque você não argumentou depois sintetizando que o sistema carcerário não deve ser feito para castigar, em contraponto com o que ele é.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Há presença de elementos coesivos em todo o texto, sem inadequações.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
AGENTE – governo federal
AÇÃO – criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias
MODO –
FINALIDADE – para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso
DETALHAMENTO – que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos
A proposta foi bastante detalhada, mas de que modo o Governo Federal criará o programa? Atente-se em apresentar todos os elementos da proposta de intervenção.
SÍNTESE:
COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e apenas dois desvios.
COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
COMPETÊNCIA 3: projeto de texto com algumas falhas, desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção incompleta.
NOTA:
COMPETÊNCIA 1 – 200
COMPETÊNCIA 2 – 200
COMPETÊNCIA 3 – 120
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 160
TOTAL – 880