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O sistema carcerário brasileiro e seus efeitos no século XXI

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Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.

Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.

Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.

Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país.

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3 Correções

  1. Introdução:
    • Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos [1] na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.

    Obs.:
    • 1 – Ausência de hífen em “ex-detentos”.

    Desenvolvimento 02:
    • Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit [1] de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso,* agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. [2] Com isso,* não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress [3] sofrido.

    Obs.:
    • 1 – Equívoco de acento agudo. Dê uma pesquisada no Google.
    • 2 – Não precisa do travessão aqui, pois já tá encerrando.
    • * – Repetição do conectivo.
    • 3 – Palavras estrangeiras devem ficar entre aspas.
    • Tem pouca argumentação, aconselho a fazer um último período, encerrando a ideia do seu parágrafo.

    Desenvolvimento 02:
    • Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. [1] Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos [2] como forma de [3] formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso [4] a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.

    Obs.:
    • 1 – Ausência de conectivo.
    • 2 – oferecidas*.
    • 3 – Substitua “como forma de” por “para a”.
    • 4 – Ausência de hífen em “ex-preso”.
    • Mesma coisa do desenvolvimento 01, faça um encerramento.

    Conclusão:
    • Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, [1] para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo [2] poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso,* a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país.

    Obs.:
    • 1 e 2 – Uso inadequado de “mesmo”, pois só é usado para comparar e não para retomar.
    • * – Novamente outra repetição do conectivo.
    • Poderia ter detalhado mais, né?

    Nota:
    c1: 160
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 160
    c5: 160
    Total: 800//

    Irei montar um grupo para dar aulas de redação, caso queira participar ou saiba de alguém que queira, me mande uma mensagem.

    • 1
  2. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 180
    Percebi um desvio a mais do limite de desvios desta competência!!
    C2: 200
    Não fugiu do tema! Parabéns!!
    C3: 160
    Argumentou pouco nos parágrafos de desenvolvimento.
    C4: 200
    Muitos conectivos, continue assim!!
    C5: 160
    Faltou o meio!!

    Nota: 900
    O texto está muito bom, foque em trazer uma argumentação um pouco mais longa e não esqueça de conferir se todos os elementos estão presentes na proposta de intervenção!! Bons estudos e abraço :)

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  3. Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM:

    Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    “…dos ex detentos…” – dos ex-detentos.
    “…como forma de formação…” – use sinônimos para evitar aliteração.

    Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    “Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.”

    Introdução completa, com contextualização, tese bem definida e apresentação de argumentos. Muito bem!

    “Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.”

    Presença do tópico frasal e de repertório pertinente, produtivo e legitimado.

    Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.

    Abordagem e estrutura completas.

    “Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país”

    Atente-se à retomada de ideias no início dos parágrafos. Nesse parágrafo de conclusão também deveria estar presente o tópico frasal, sintetizando a ideia do texto e iniciando a proposta de intervenção. Parabéns pela finalização que retoma a ideia inicial do texto!!

    Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Notam-se estratégias de antecipação e retomadas durante todo o texto, que conduzem o leitor e dão ideia de progressão textual. Há também presença de senso crítico e inserção do ponto de vista. No entanto, atente-se no melhor desenvolvimento de informações para a defesa do seu argumento. No 3° parágrafo há um contrassenso ao dizer que “existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios…” e trazer um repertório que não comprova seu argumento como “segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar”. Seu repertório nesse caso foi pertinente mas não se encaixa totalmente como produtivo porque você não argumentou depois sintetizando que o sistema carcerário não deve ser feito para castigar, em contraponto com o que ele é.

    Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Há presença de elementos coesivos em todo o texto, sem inadequações.

    Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    AGENTE – governo federal
    AÇÃO – criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias
    MODO –
    FINALIDADE – para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso
    DETALHAMENTO – que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos

    A proposta foi bastante detalhada, mas de que modo o Governo Federal criará o programa? Atente-se em apresentar todos os elementos da proposta de intervenção.

    SÍNTESE:
    COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e apenas dois desvios.
    COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
    COMPETÊNCIA 3: projeto de texto com algumas falhas, desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
    COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
    COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção incompleta.

    NOTA:
    COMPETÊNCIA 1 – 200
    COMPETÊNCIA 2 – 200
    COMPETÊNCIA 3 – 120
    COMPETÊNCIA 4 – 200
    COMPETÊNCIA 5 – 160
    TOTAL – 880

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