O sexismo no trabalho na sociedade brasileira

  • 1
  1.      De acordo com a Constituição Federal brasileira promulgada em 1988, é exposto no artigo 5 que todos devem ser tratados igualmente. No entanto, não é o que de fato acontece, em razão do sexismo no trabalho persistir na sociedade contemporânea, sendo confirmado pela pesquisa do IBGE (instituto brasileiro de Geografia e Estatística) que relata que as mulheres ganham em média 77,7% dos salários dos homens. Esse impasse é decorrente da desigualdade de gênero e pelo descaso estatal.
  2. A princípio vale destacar, que a diferença entre gênero perpetua a questão. Conforme o artigo 1, esta lei dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, de igualdade das condições de trabalho, de oportunidade e de remuneração no serviço público. Entretanto, essa lei não está sendo cumprida, pois ocorre distinção no salário do trabalhador de acordo com o seu sexo biológico. Esse entrave acontece, principalmente, nas mulheres, por consequência de serem consideradas inferiores do que os homens. Sendo inaceitável esse contexto atual.
  3. Ademais, é lícito postular que a negligência do Governo sobre o assunto, é uma das principais causas de persistir o problema. Segundo o filósofo Zigmunt Bauman, relata no seu livro “Instituições Zumbis”, que as instituições mantém a sua forma, mas não cumpre o seu papel. De maneira análoga, não é diferente no que acontece no Brasil, em razão das autoridades governamentais não interferirem o sexismo do trabalho que acontece nas empresas.conquanto, é dever do Estado promover os direito do cidadão de igualdade escrito na carta Magna. Isso posto, é necessário análise e resolução desse embate.
  4. Portanto, é fundamental a intervenção sobre tal ocorrência. Para isso o Governo Federal deve, por meio de criações de leis, multar a quem realizar sexismo no local de trabalho, e investir na conscientização da população sobre tal crime afim de denunciarem sobre tais sexistas, com o intuito de diminuir a desigualdade de gênero e garantir os direitos trabalhistas das mulheres. Para assim, o artigo 1 ser vigente sem distinção.
Compartilhar

4 Correções

  1. Olá amigo, irei fazer uma avaliação breve, visto que demais pessoas já falaram o que deveria ser dito.

    Sua proposta de redação é boa, possui alguns erros ortográficos que irei ignorar pois na hora de digitar as vezes sai ruim, fora isso existe algumas falhas de concordância.
    Não é necessário citar o artigo da constituição, isso irá te poupar linha para argumentar mais, esses dados do IGBE poderiam ser citados no desenvolvimento, além disso faltou um pouco de detalhamento na sua introdução.
    Seu primeiro desenvolvimento está bem argumentado, porem achei que as informações passadas ficaram rasas.
    Seu segundo desenvolvimento, ao citar o filosofo ficou meio vago ao detalhamento do livro em correlação ao tema,
    Na sua conclusão, senti falta de detalhamento e desconexão, convence pouco o corretor a solucionar tal problemática.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    • 1
  2. Olá, espero que ajude. Parabéns pelo texto e continue escrevendo :)

    Introdução:
    De acordo com a Constituição Federal brasileira [1] promulgada em 1988, [2] é exposto no artigo 5 que todos devem ser tratados igualmente. No entanto, não é o que de fato acontece [3], em razão do sexismo no trabalho persistir na sociedade contemporânea, sendo confirmado pela pesquisa do IBGE (instituto brasileiro de Geografia e Estatística) [4] que relata que as mulheres ganham em média 77,7% dos salários dos homens. Esse impasse é decorrente da desigualdade de gênero e pelo descaso estatal. [5]
    [1] Insira vírgula.
    [2] Reescreva essa frase, não ficou muito coesa.
    [3] Tente substituir essa colocação, para ficar mais formal.
    [4] Escreva todas as palavras com letra maiúscula.

    D1:
    A princípio [5] vale destacar, [6] que a diferença entre gênero perpetua a questão. Conforme o artigo 1 [7], esta lei dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, de igualdade das condições de trabalho, de oportunidade e de remuneração no serviço público. Entretanto, essa lei não está sendo cumprida, pois ocorre distinção no salário do trabalhador de acordo com o seu sexo biológico. Esse entrave acontece, principalmente, nas mulheres, por consequência de serem consideradas inferiores do que os homens. Sendo inaceitável esse contexto atual. [8]
    [5] Insira uma vírgula.
    [6] Retire essa vírgula.
    [7] Que lei? Sempre deixe explícito a fonte da informação.
    [8] Você poderia ter desenvolvido melhor a tese, além disso, algumas frases ficaram confusas.

    D2:
    Ademais, é lícito postular que a negligência do Governo [9] sobre o assunto, [10] é uma das principais causas de persistir [11] o problema. [12] Segundo o filósofo Zigmunt Bauman, relata [13] no seu livro “Instituições Zumbis”, que as instituições mantém [14] a sua forma, mas não cumpre [15] o seu papel. De maneira análoga, não é diferente no que acontece no Brasil, em razão das autoridades governamentais não interferirem o [16] sexismo do trabalho que acontece nas empresas. [17] conquanto, é dever do Estado promover os direito do cidadão de igualdade escrito na carta Magna [18]. Isso posto, é necessário análise e resolução desse embate. [19]
    [9] Essa palavra não precisa iniciar com letra maiúscula.
    [10] Retire essa vírgula.
    [11] Substitua “causas de persistir o problema” por “causas da persistência do problema”.
    [12] Insira um conectivo.
    [13] Esse verbo não é necessário, substitua por “…, em seu livro…”
    [14] Esse verbo necessita do acento circunflexo (^).
    [15] Essa palavra concorda com “instituições”, portanto, deve estar no plural.
    [16] Mude para “no” ou “sobre o”.
    [17] Utilize letra maiúscula.
    [18] Essa frase ficou confusa.

    Conclusão:
    Portanto, é fundamental a intervenção sobre tal ocorrência. Para isso [19] o Governo Federal deve, por meio de criações de leis, multar a quem realizar sexismo no local de trabalho, e investir na conscientização da população sobre tal crime afim [20] de denunciarem sobre tais sexistas, com o intuito de diminuir a desigualdade de gênero e garantir os direitos trabalhistas das mulheres. Para assim, o artigo 1 ser vigente sem distinção. [21]
    [19] Inserir vírgula.
    [20] Separar essa palavra (a fim).
    [21] Senti falta do detalhamento, e sua proposta ficou um pouco confusa.

    Notas por competência:
    [1] 120
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 160
    Total: 760

    • 1
  3. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 02: Brasileira* iniciando também com letra maiúscula
    Linha 02: deveria ter uma vírgula após “brasileira”
    Linha 03: de acordo … é exposto? Deveria ser ou “De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira” ou “É exposto no artigo 5° da Constituição Federal Brasileira”. Um ou outro, ok?
    Linha 07: Instituto** iniciando com letra maiúscula
    Linha 08: deveria ter uma vírgula após “estatística”
    Linha 11: e do descaso estatal* (decorrente DE alguma coisa, no caso do descaso do estado)
    Não acho legal usar dois repertórios socioculturais em um só parágrafo se você não estiver com uma boa desenvoltura na argumentação e no desenvolvimento também, por que pode deixar o seu texto mais expositivo do que argumentativo. Na minha opinião somente a Constituição bastava ali como repertório, você poderia ter usado a estatística em um dos parágrafos de desenvolvimento, teria enriquecido bastante seu texto.

    Parágrafo 02
    Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” a princípio”
    Linha 01: não precisa de vírgula após “destacar”
    Linha 02: gêneros*
    Linha 02: perpétua *
    Linha 02: conforme o artigo 1 de onde? Não se esqueça também de usar ° com o número
    Linha 03: que lei? Você não citou nenhuma lei anteriormente. Se você se refere ao artigo tem um erro de coerência aí então, deveria ser algo como : O artigo 1° dispõe sobre ….
    Linha 05: oportunidades**
    Linha 10: com as mulheres*
    Linha 11: aos homens**
    Parágrafo redundante, muito semelhante a ideia da introdução. Discorra mais sobre a desigualdade de gênero ( uma de suas teses) e não sobre a lei não estar sendo efetivada e etc.
    Além da questão das mulheres serem consideradas inferiores aos homens, o que mais você poderia citar para enriquecer sua argumentação? Faltou justamente isso, argumentar mais.
    Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião. Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?

    Parágrafo 03
    Linha 02: governo iniciando com letra minúscula
    Linha 02: não há necessidade de vírgula após “assunto”
    Linha 03: da persistência do problema*
    Linha 03/04/05: Incoerência. Deveria ser algo como: Em seu livro ” Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições**
    Linha 06: cumprem*
    Linha 07: do que acontece*
    Linha 09: no sexismo*
    Linha 11: direitos**
    Linha 12: escritos*

    O parágrafo não foi bem desenvolvido, tanto que tive a impressão de que foi escrito com pressa. Talvez seja uma questão de organização de ideias e de argumentos antes de jogar uma chuva de palavras no papel.
    Sua argumentação rodou com base em um círculo, voltando sempre ao mesmo ponto. Esse é um tema que tem inúmeros tópicos importantes para serem citados, você poderia ter exposto alguns deles
    Um exemplo é a necessidade imposta a população feminina de se provar e de se doar mais para ser valorizada no ambiente de trabalho.

    Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião ( nos dois parágrafos de desenvolvimento). Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?
    Creio, em grande parte, que isso é por culpa da falta de organização. Faça um projeto de texto antes de escrever. Coloque em um papel separado o que você vai citar e como vai citar em cada parágrafo.

    Parágrafo 04
    Linha 02: deveria ter uma vírgula após “para isso”
    Linha 04: não precisa de vírgula após “trabalho”
    Linha 05: deveria ter uma vírgula após “crime”
    Linha 08: ao invés do ponto final deveria ser uma vírgula
    Linha 09: não precisa de vírgula após ” para assim”

    Estude pontuação (vírgula) e coerência/ coesão textual. Ainda dá tempo até o Enem.

    Parabéns!
    Espero ter ajudado

    • 1
  4. Vamos lá!!

    Correções:

    Parágrafo 1: Repertório bacana e tese clara e objetiva.

    Parágrafo 2: Vírgula após “a princípio” e sem vírgula depois de “destacar”. “A princípio, vale destacar que a diferença…”.
    Evite o uso de “de”, para uma melhor fluidez, opte por: “…esta lei dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, condições de trabalho e, remuneração no serviço público..”.
    “Inferiores AOS homens”
    -Evite palavras sentimentalistas como: inaceitável, lamentável etc.

    Parágrafo 3: Troque “lícito” por: importante, mister, necessário etc.
    “..de persistir o problema” opte por: persistência do problema.
    “direitoS doS cidadãoS” descritos na Carta Magna…

    Parágrafo 4: Conscientização da população é senso comum, é preciso colocar ações palpáveis como: criação de projetos, leis, fiscalização etc. Falta detalhamento.

    Comentário:
    Redação com uma boa estrutura, uso de conectivos e excelente repertório sociocultural.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    Total: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.