Iniciante

O saneamento básico no Brasil

  • 1

TEMA: “ A dificuldade da universalização do saneamento básico no Brasil”

Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados no que diz respeito ao saneamento básico. Infelizmente, dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, a dificuldade da universalização do saneamento básico no Brasil. A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que está vinculado não só a ausência de infraestrutura, devido ao desvio de verbas, mas também ao impacto na saúde pública. Destarte, urge a adoção de medidas para reverter esse panorama.

Deve-se pontuar, de início, que a ausência de infraestrutura devido ao desvio de verbas, está entre as causas da problemática. Isso se ocorre devido a corrupção ser bastante frequente no país e a desigualdade social faz com que muitas famílias não tenham acesso a condições básicas de vida, como água tratada e coleta de esgoto. Na visão do filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, os indivíduos de modo geral foram abandonados por seus recursos, corroborando o abandono destas famílias por parte do governo. Posto isso, nota-se que mesmo o Brasil sendo um país destaque em exportações de tecnologia agrícola, seu povo ainda sofre o abandono de seus próprios recursos.

Outrossim, convém frisar que a falta de saneamento básico gera impacto na saúde pública. Em razão de muitas doenças, como a leptospirose, ocorrem devido a exposição à água contaminadas, isso aumenta a procura por atendimento médico, que não são bem distribuídos no país, impactando a saúde pública e o bem-estar da população. De acordo com estudos do Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento brasileiro de 2017, se 100% do corpo social tivesse saneamento básico de qualidade, reduziria cerca de 74,6 milhões de internações, evidenciando o grande impacto da dificuldade de universalização do saneamento básico na saúde.

Portanto, medidas devem ser tomadas para suprimir a dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil, sendo dever do Governo Federal disponibilizar infraestruturas para o oferecimento do saneamento básico a toda a população, principalmente nos Estados como Nordeste e o Amazonas, por meio de destinação de verbas e a fiscalização do Poder Legislativo do destino e cumprimento dos projetos, para que não haja mais desvios. Ademais, o Ministério da Saúde precisa realizar campanhas nas instituições de ensino, alertando sobre os cuidados que se deve ter em locais onde não há saneamento básico, a fim de alertar a coletividade sobre as doenças advinhas e assim ameniza-las, além de incentivar a sociedade de seus direitos básicos para uma vida digna. Logo, os entraves serão solucionados e os indivíduos não sejam abandonados por seus representantes como afirma Bauman.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Bom dia! Vou fazer algumas recomendações e sugestões, visto que sou aluna também :)

    Quanto á introdução, achei muito bem escrita, mas algo me chamou a atenção: suas duas teses. A primeira, sobre a ausência de infraestrutura achei muito boa, mas a segunda, impacto na saúde pública, me pareceu fora do contexto do que voce estava escrevendo, uma vez que voce disse “(…) a dificuldade da universalização do saneamento (…) percebe-se que está vinculado não só a (…) ” e a segunda tese não é uma vinculação da dificuldade da uni. do saneamento, mas sim uma consequência da falta de saneamento.

    No desenvolvimento 1, uma frase poderia ser retirada sem causar prejuizos, e assim, oferecer novas linhas para você usufruir, “e a desigualdade social faz com que muitas famílias não tenham acesso a condições básicas de vida, como água tratada e coleta de esgoto”, ainda mais porque voce teve 35 linhas de texto e você pode usar somente até 30 :)

    No desenvolvimento 2, não tenho nenhuma alteração significativa a sugerir.

    Em contra partida, na conclusão tenho algumas. A primeira é que seria melhor você deixar o tópico frasal em um período, e começar a proposta de intervenção separa, ou seja, deixar seu texto assim : Portanto, medidas devem ser tomadas para suprimir a dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil. Cabe ao Governo Federal…
    Além disso, procure sempre objetivar o agente, Gov. Federal é muito amplo, tente especificar alguém, um ministério por ex. Outra sugestão na porposta de intervenção é você elaborar apenas uma proposta, mas muiot detalhada. Você poderia tornar sua porposta assim:
    Cabe ao Governo federal, por meio do Poder Legislativo, a fiscalização do destino e cumprimento de projetos que visem disponibilizar infraestruturas para o oferecimento do saneamento básico a toda a população, principalmente nos Estados como Nordeste e o Amazonas. Ademais, o Ministério da Saúde precisa realizar campanhas (e palestras semestralmente com profissionais da saúde) nas instituições de ensino, alertando sobre os cuidados que se deve ter em locais onde não há saneamento básico, a fim de alertar *estudantes e a comunidade local * sobre as doenças advinhas e assim ameniza-las, além de incentivar a sociedade de seus direitos básicos para uma vida digna.

    Em parentêses, é um complemento que possibilita voc~e detalhar a ação e dizer como será feito, abordando assim, os cincos critérios da proposta de intervenção. Em asterísticos, a mudança de coletividade, para o que foi colocado, pois é importante você sempre ser objeitivo e evitar usar termos amplos.

    No geral, você escreve muito bem, só cuide com as linhas do texto e coerência no que você escreve, evite frases desnecessárias e que não condizem com o que você colocou na introdução.
    Bons estudos :)

    • 0
  2. Olá Mirele, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    INT: “Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados no que diz respeito ao saneamento básico” não se está errado, porém eu seria mais objetivo trazendo algo que fosse mais preciso e não deixa-se tão amplo como ” ao longo da história”
    tira o ponto final depois do Brasil
    “, devido ao desvio de verbas,” tira a primeira vírgula

    D1: tira a vírgula antes de ” de início ”
    “Isso se ocorre ” tira o “se”, ” isso ocorre”
    ” corrupção ser bastante frequente no país e a desigualdade social” vírgula depois de país
    você tem que explicar melhor o que a corrupção tem haver com o saneamento básico

    D2: está muito bom, parabéns

    CONC: ótimo, eu só tomaria cuidado por que 2 propostas as vezes atrapalha

    NOTAS:

    C1: 160, alguns desvios de língua, mas poucos

    C2: 200, entende bem a proposta

    C3: 200

    C4: 160, use mais conectivos o seu texto ficou meio truncado de mais

    C5: 200, trás todas as perguntas que o Inep pede

    NOTA: 920

    Lembrando que eu sou um vestibulando e essa é apenas a nota que EU daria para a sua redação :), BONS ESTUDOSSS:)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.