O saneamento básico no Brasil

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O saneamento é um direito constitucional e amparado pela lei de n°11/445/2007. Ele abrange serviços que vão desde o tratamento e abastecimento hídrico, passando por limpeza e pavimentação urbana, até o manejo de resíduos e águas pluviais. Apesar disso, ele não é bem aplicado no território. Assim, dessas constatações é imprescindível tratar de dois agravantes quanto à carência do assunto: a omissão do governo e da coletividade .

Logo, quanto ao primeiro: segundo a pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em 2021, o número de pessoas não atendidas pela coleta de esgoto chegou a 100 milhões. Além disso, ela constatou que não se trata somente de lugares longínquos, mas também das grandes metrópoles- sobretudo, São Paulo. O que ajuda a explicar esse dado são os problemas nas licitações, por exemplo- que geram atrasos na economia e aumento da corrupção. Consequentemente, é possível chegar também aos efeitos da negligência estatal: alto custo nas internações- haja vista as moléstias como Leptospirose e Dengue- obras paradas e como se não bastasse, o reforço à desigualdade- que está retratada no rosto de milhares de crianças em situação de extrema vulnerabilidade social.

Já quanto à população, sobretudo a dos grandes centros, pode-se dizer que cabe zelar pelo espaço público. Pois, como já mostrado, as autoridades tem sua parcela na temática; contudo, isso não deve favorecer o descarte irregular do lixo, por exemplo- que consequentemente polui lençóis freáticos e ocasiona enchentes. Inclusive, estas últimas exemplificam a tendência de culpar apenas um lado, enquanto o próprio problema em discussão, assim como os demais fatos sociais- tal como fome, segurança e saúde- reverberam uma ação conjunta.

Por conseguinte, é viável que a Secretaria Nacional do Saneamento implante núcleos estratégicos nos estados mais carentes da Federação, por meio de mapeamento socioeconômico, para atender a ampla demanda e garantir a efetividade do que está na Carta Magna. Junto a isso, preconiza-se que haja mutirões trimestrais organizados pelas prefeituras e líderes comunitários, a fim de contribuir com a melhoria das cidades. Dessa forma, será possível garantir a clausula pétrea da Constituição: igualdade.

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3 Correções

  1. Percebi no texto que falta um pouco de opinião própria.
    Se não estiver enganado, na parte da sua redação: Logo, quanto ao primeiro: segundo a pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em 2021, o número de pessoas não atendidas pela coleta de esgoto chegou a 100 milhões. Além disso, ela constatou que não se trata somente de lugares longínquos, mas também das grandes metrópoles- sobretudo, São Paulo. O que ajuda a explicar esse dado são os problemas nas licitações

    ”O que ajuda a explicar esse dado”, eu imagino que está frase deveria está no plural. Dessa forma, O que ajuda a explicar esses dados são os problemas nas licitações.

    Agradeço a atenção!

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  2. Olá. Então to sem tempo de dar uma correção aprofundada, então… Vamos nessa!

    O saneamento é um direito constitucional e amparado pela lei de n°11/445/2007. Ele abrange serviços que vão desde o tratamento e abastecimento hídrico, passando por limpeza e pavimentação urbana, até o manejo de resíduos e águas pluviais. Apesar disso, ele não é bem aplicado no território. Assim, dessas constatações é imprescindível tratar de dois agravantes quanto à carência do assunto: a omissão do governo e da coletividade .

    Percebi que seguiu uma estrutura lógica.
    Contextualização
    Tese
    2 causas

    Em “O saneamento é um direito constitucional e amparado pela lei de n°11/445/2007. Ele abrange serviços que vão desde o tratamento e abastecimento hídrico, passando por limpeza e pavimentação urbana, até o manejo de resíduos e águas pluviais. Apesar disso, ele não é bem aplicado no território. ”

    Você cita o direito, detalha ele e no final mostra que apesar de tudo, esse direito não é cumprido. E como sabe saneamento é muito importante, e é um direito de todo cidadão, por isso devemos batalhar por esse direito.

    O que faz esse direito não ser bem cumprido??
    Você cita as duas causas: omissão do governo + a falta da coletividade.

    Curioso em como você irá trabalhar esse repertório durantes os desenvolvimentos.

    D1- percebi que ta mais argumentativo, você não expressa muito sua opinião sobre o assunto, mas vou ler o resto do texto e ver se no D2 você deixa mais dissertativo. Mas, parabéns, spube muito bem explicar como a omissão do governo é preocupante quando se trata de saneamento básico, se você deixasse mais em vista sua autoria seria ótimo, pois so argumentando fica parecendo um robô, entende?

    D2- legal, você fez desse mais dissertativo. Top!
    Assim, você cumpre bem a competência 2 com.o D1 e a introdução e deixa o D2 pra dar um up na C3. Toppppp!

    Aqui você deixa claro que apesar do governo ter sua parcela de culpa, ainda sim como sociedade, a nossa parcela de culpa também existe. Deixa isso mais claro quando diz que a falta de ação do governo não favorece o descarte irregular do lixo. O que é verdade, pense bem, se você joga um lixo no chão a culpa nn é do governo, é sua. Você ainda deu um exemplo de como o sescarte irregular é problemático pro planeta. E você finaliza dizendo que tal situação só comprova que o que causa esse problema de saneamento não é so o governo, mas o governo e a populção. Otimo, seu arg2 foi bem defendido, mas confesso que essa seu d2 acaba ficando confuso em algumas partes.

    é viável que a( Agente—Secretaria Nacional do Saneamento) (Ação—-implante núcleos estratégicos nos estados mais carentes da Federação), (Modo—-por meio de mapeamento socioeconômico), (para que?? para atender a ampla demanda e garantir a efetividade do que está na Carta Magna.)

    Junto a isso, (segunda proposta—preconiza-se que haja mutirões trimestrais organizados pelas prefeituras e líderes comunitários) ( finalidade—a fim de contribuir com a melhoria das cidades). Dessa forma, será possível garantir a clausula pétrea da Constituição: igualdade

    Ok, você fez duas propostas, implantar nucleos estrategicos…. E a segunda diz que é necessário que haja mutirões e tals e tals…

    Uma mais completinha e a segunda incompleta. Teve até um youtuber que tava vendo, ele faz isso, uma completa e outra incompleta. E você ainda faz o encerramento.

    Achei top sua redação. Sabe o que vou fazer agora?? Ir atrás de erros de acentuação.

    O único erro que achei foi em clausula, que é uma proparoxítona acentuada cláu-su-la.

    Parabéns, redação muito boa. Top cara!

    Depois dá uma olhada na que vou postar.

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  3. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
    (Você tem um bom vocabulário, cuide apenas com a pontuação e regência. Evite construções frasais muito longas, elas comprometam a clareza do texto)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160/200
    (Busque aplicar seu repertório sociocultural em ambos os parágrafos de argumentação. Ótimo conteúdo na introdução e no primeiro parágrafo de desenvolvimento, mas senti falta de repertório no segundo parágrafo do desenvolvimento. Ele auxiliaria inclusive na elaboração de uma melhor argumentação)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    (Suas ideias ao longo do texto estão claramente bem vinculadas à tese. No entanto, procure detalhar melhor ainda no parágrafo introdutório, de que maneira o governo e a coletividade são omissos. Também é interessante desenvolver melhor a contextualização do repertório inicial com os dias atuais, já facilitando o detalhamento da tese e tornando o trecho mais fluido)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
    (Ótimos conectivos interparágrafos. Busque explorá-los mais no interior dos parágrafos, durante sua argumentação. Opte por substituir sinais de travessão por conjunções, por exemplo)

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
    (É preferível focar em apenas uma solução para o problema contendo todos os elementos ao invés de escrever duas propstas incompletas. Na segunda, faltou o modo sobre como os mutirões serão feitos e um detalhamento maior. Cuide bastante com essa parte do texto, ela tem um peso muito significativo na nota do ENEM. Ótimo efeito relacionado à introdução da redação)

    Nota final: 820/1000

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