O Brasil é uma civilização formada por diferentes povos e raças: Brancos, negros, ricos, pobres e indígenas. Essa mistura acarreta muitos problemas dentre eles o racismo, um dos pontos mais negativos que infelizmente está presente na nação. Ainda com raízes da época da colonização portuguesa, o preconceito é baseado na aparência física, na cultura e na religião.
No Brasil, as causas do racismo são associadas a longa escravidão e a tardia abolição da escravidão, pois a mesma não se preocupou em inserir os escravos libertos na educação e no mercado de trabalho. Segundo a ONU (Organização das nações unidas), o racismo é representado como um dos grandes problemas, que faz parte da estrutura do Brasil.
Embora que no Brasil haja uma forte mistura de raças, quando se fala em racismo o primeiro pensamento que a frete é contra os negros, mas no seu contexto é um preconceito que atinge qualquer raça ou etnia.Em uma das suas citações, Martin Luther King afirma que: ” Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos sendo julgados por sua personalidade, não pela cor da sua pele”. Martin Luther explica que: o dia que pararmos de nos preocupar com a cor da pele, e enxergarmos o interior de nos mesmo, o racismo não existirá mais na sociedade.
Portanto, é essencial a criação e a expanção de programas que de fatos ajude a combater o racismo. Para isso é necessário que o ministério da educação incentive a escolaridade desse percentual social, através de bolsas de estudo para as pessoas negras, além de conscientizar o restante da sociedade através de palestras afirmando que, a cor da pele não interfere na formação de um cidadão. Combatendo assim, o racismo por meio da inclusão.
PatriciaIsabela7
Não há necessidade de colocar “Longa escravidão” e “tardia abolição da escravidão”, pois se ela foi longa, obivamente sua abolição fora demorada. Evite escrever palavras convergente ( diferentes mas com mesmo sentido lógico).
…” enxergarmos o interior de nós mesmo”(está faltando o acento)
Atualmente já há incentivo às pessoas sujeitas a preconceitos raciais em escolas/universiades. O correto seria, talvez aumentar o incentivo.
:)
caren
boa posiçao! mesmo que o problema esteja ao nosso lado, cabe somente ao ministerio da educaçao? bom…gostei bastante. pela colocaçao
competencia 1 daria 160. algumas palavras poderiam ser mais claras. para mim, a clareza é o ar principal da redaçao
competencia 2 200 pontos. vc articulou bem o tema. entendeu a proposta
competencia 3. o uso do teu repertório sociocultural está muito bacana! vc enfatizou bem a citaçao coma sua argumentaçao. portanto,200.
competencia 4. o uso de conectivos… alguns nao se encaixaram bem, mas ao meu ponto de vista. o “que” por exemplo poderia ser excluido de algumas colocaçoes. assim, darei 160
competencia 5. ficou bom…bem coerente.. com o detalhamento…200 pontos.
total é 920
ghylima
o texto ficou muito bom e demostrou uma boa formalidade, conhecimento, domínio de elementos lingüísticos e uma boa conclusão. Fez uma redação do jeito que o Enem gosta. Continue praticando para ficar mais crake do que esta e conseguir um notação no Enem. Ao citar autores, busque saber como fazer esse tipo de citação.
Você precisa melhorar sua concordância verbal e nominal; Cuidado com a grafia correta das palavras.
Obs.: Você precisa concatenar mais suas ideia. Dê uma olhada na coesão e coerência.
Sua nota: 7.0
Hellen1606
Embora no Brasil… quando se fala em racismo logo pensamos no sofrido pelos negros ** 3° parágrafo
Martin Luther King afirmou ” eu tenho um sonho …”. Ele explica que o dia que pararmos … (retira essa vírgula) e enxergarmos
4° parágrafo “que de fato”
Para não repetir “através” use “por meio de”
Afirmando que( retira essa vírgula) a cor da pele
Assim, combatendo o racismo por meio da inclusão. **
nazira
O Brasil é uma civilização formada por diferentes povos e raças: brancos, negros, ricos, pobres e indígenas. Essa mistura acarreta muitos problemas dentre eles o racismo, um dos pontos mais negativos que infelizmente está presente na nação. Ainda erraizado desde a época da colonização portuguesa, o preconceito esta presente na aparência física, na cultura e na religião.
No Brasil, as causas do racismo são associadas a longa escravidão e a tardia abolição da escravidão, pois a mesma não se preocupou em inserir os escravos libertos na educação e no mercado de trabalho. Segundo a ONU (Organização das nações unidas), o racismo é representado como um dos grandes problemas, que faz parte da estrutura do Brasil.
Embora que no Brasil haja uma forte mistura de raças, quando se fala em racismo o primeiro pensamento que vem a frente é contra os negros, mas no seu contexto é um preconceito que atinge qualquer raça ou etnia. Em uma das suas citações, Martin Luther King afirma que: ” Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos sendo julgados por sua personalidade, não pela cor da sua pele”. Martin Luther explica que: o dia que pararmos de nos preocupar com a cor da pele, e enxergarmos o interior de nos mesmo, o racismo não existirá mais na sociedade.
Portanto, é essencial a criação e a expansão de programas que de fato ajudem a combater o racismo. Para isso é necessário que o Ministério da Educação, incentive a escolaridade desse percentual social, através de bolsas de estudo para as pessoas negras, além de conscientizar o restante da sociedade através de palestras afirmando que, a cor da pele não interfere na formação de um cidadão. Combatendo assim, o racismo por meio da inclusão.