A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, tal aspecto não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa o racismo no Brasil, dificultando, assim, a generalização desse documento tão importante. Desse modo, é indubitável a análise dos seguintes problemas.
De acordo com o IBGE, na pesquisa “Desigualdades Sociais por cor ou raça no Brasil”, a diferença da taxa de analfabetismo entre negros e brancos era de 5,2%. Diante dessa perspectiva, é evidente que o poder público falha ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos. Logo, é preciso uma interferência para que essa inaceitável questão seja modificada.
Ademais, o racismo encontra terra fértil no individualismo. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo sentimento individual. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a desigualdade racial funciona como um forte empecilho para sua resolução!
Por isso, o governo, por meio da criação de novas ONGs de assistência social, deve estabelecer direitos iguais para todas as raças, começando pela educação e saúde. Nesse sentido, o fito de tal ação é respeitar as diferenças, a fim de que esse problema seja gradativamente erradicado.
bahyto
c1;160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
gramaticais e de convenções da escrita.
c2;200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente
domínio do texto dissertativo-argumentativo.
c3;160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
vista.
c4;200 pontos: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos.
c5;120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
para sua conclusão ser 200 é obrigatório os 5 fatores que são agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
nota;840
viniciusss02
NA INTRODUÇÃO VOCÊ FOI BEM, MAS FALTOU CITAR OS PROBLEMAS, PQ QM TÁ LENDO NÃO CONSEGUIU VER ESSES PROBLEMAS NA INTRODUÇÃO.
OS DESENVOLVIMENTOS, EM MINHA OPINIÃO FICOU BOM.
NA CONCLUSÃO, VOCÊ N PODE DIZER QUE O GOVERNO TEM CRIAR ONGS, PQ ELAS SÃO INDEPENDENTES DO GOVERNO; FALTOU TAMBÉM O DETALHAMENTO DE UM DOS AGENTES, ALÉM DE DE FALTAR COMO? E O QUE?
COMPETÊNCIA 1: 160
COMPETENCIA 2: 200
COMPETENCIA 3: 160
COMPETENCIA 4: 120
PARÁBENS, DAQUI PRA FRENTE SÓ MELHORAR!
emanuely13
Oi, tudo bem? Espero ajudar, mas fique ciente de que também posso cometer erros.
C1: 180// Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Você sabe a estrutura da redação, porém creio que faltou um “desenvolvimento no desenvolvimento”, poderia ter acrescentado mais.
C3: 160// Como citei anteriormente você poderia ter desenvolvido melhor sua argumentação, o 2° e o 3° parágrafo parecem estar incompletos.
C4: 180// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160// Faltou detalhamento.
NOTA: 840.
É isso, espero ter ajudado. :)
Obs.: A nota ‘180’ não é utilizada pelo INEP para avaliação, até onde eu sei, mas achei que seria justo usar nesse caso.