Iniciante

O Racismo no Brasil

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, tal aspecto não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa o racismo no Brasil, dificultando, assim, a generalização desse documento tão importante. Desse modo, é indubitável a análise dos seguintes problemas.

De acordo com o IBGE, na pesquisa “Desigualdades Sociais por cor ou raça no Brasil”, a diferença da taxa de analfabetismo entre negros e brancos era de 5,2%. Diante dessa perspectiva, é evidente que o poder público falha ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos. Logo, é preciso uma interferência para que essa inaceitável questão seja modificada.

Ademais, o racismo encontra terra fértil no individualismo. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo sentimento individual. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a desigualdade racial funciona como um forte empecilho para sua resolução!

Por isso, o governo, por meio da criação de novas ONGs de assistência social, deve estabelecer direitos iguais para todas as raças, começando pela educação e saúde. Nesse sentido, o fito de tal ação é respeitar as diferenças, a fim de que esse problema seja gradativamente erradicado.

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3 Correções

  1. c1;160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
    gramaticais e de convenções da escrita.
    c2;200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
    partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente
    domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    c3;160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;200 pontos: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos.
    c5;120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
    relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    para sua conclusão ser 200 é obrigatório os 5 fatores que são agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.

    nota;840

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  2. NA INTRODUÇÃO VOCÊ FOI BEM, MAS FALTOU CITAR OS PROBLEMAS, PQ QM TÁ LENDO NÃO CONSEGUIU VER ESSES PROBLEMAS NA INTRODUÇÃO.
    OS DESENVOLVIMENTOS, EM MINHA OPINIÃO FICOU BOM.
    NA CONCLUSÃO, VOCÊ N PODE DIZER QUE O GOVERNO TEM CRIAR ONGS, PQ ELAS SÃO INDEPENDENTES DO GOVERNO; FALTOU TAMBÉM O DETALHAMENTO DE UM DOS AGENTES, ALÉM DE DE FALTAR COMO? E O QUE?
    COMPETÊNCIA 1: 160
    COMPETENCIA 2: 200
    COMPETENCIA 3: 160
    COMPETENCIA 4: 120
    PARÁBENS, DAQUI PRA FRENTE SÓ MELHORAR!

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  3. Oi, tudo bem? Espero ajudar, mas fique ciente de que também posso cometer erros.
    C1: 180// Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Você sabe a estrutura da redação, porém creio que faltou um “desenvolvimento no desenvolvimento”, poderia ter acrescentado mais.
    C3: 160// Como citei anteriormente você poderia ter desenvolvido melhor sua argumentação, o 2° e o 3° parágrafo parecem estar incompletos.
    C4: 180// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    C5: 160// Faltou detalhamento.

    NOTA: 840.
    É isso, espero ter ajudado. :)
    Obs.: A nota ‘180’ não é utilizada pelo INEP para avaliação, até onde eu sei, mas achei que seria justo usar nesse caso.

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