A abolição da escravatura no Brasil foi sansionada pela lei Áurea em abril de 1888.Nesse sentido, a liberdade foi concedida apenas no papel, pois os mesmos não tinham espaço na sociedade na sociedade como cidadãos sem direito ao trabalho e a educação,ficando expostos à miséria. Entretanto, três séculos depois, o racismo ainda está presente no meio social provocando desigualdade e o aumento da marginalidade. Desse modo,tal situação é inaceitável e requer medidas para amenizar o problema.
Primeiro,o sistema educacional público é falho e os jovens concluem o ensino médio totalmente defasados. Nesse sentido, uma pesquisa feita pelo jornal o povo em fevereiro de 2020, aponta que o número de aprovados no ENEM Exame Nacional do Ensino Médio da rede pública e privada é completamente desigual. Onde, desses estudantes classificados apenas 20% são de escola pública. Situação preocupante que exige atenção.
Segundo, vale ressaltar que o racismo deixou marcas que são vivenciadas no mundo contemporâneo. Nesse viés, a baixa escolarização dificultam aos jovens(em sua maioria negros) principalmente dos subúrbios, a adentrarem no mercado de trabalho, e consequentemente, eles vêm como saída da pobreza a marginalidade. Porém, o que se vê nos noticiários são essas pessoas do ”mundo do crime” morrendo muito jovens ou sendo presos.
Conclui-se, então, que medidas são necessárias para mitigar a problemática. Em vista disso,o Ministério da Educação MEC deve solicitar ao Ministério da Economia o aumento da verba disponibilizada a educação,para melhorias no ensino como: investimento em alta tecnologia e criação de projetos,que visem o apoio à adolescentes de famílias carentes dando-lhes bolsas de estudos e auxílio financeiro, ainda no ensino médio,com o intuito de lhes dar oportunidade e não ter espaço para a criminalidade. Desse modo, todos terão um ensino digno e poderão concorrer as vagas do ENEM, capacitados. Assim, o Brasil mudará o ruma da história não para omitir o passadao, mas sim para proporcionar um futuro de igualdade para todos.
sther23
veio eu acho que vc ja recebeu umas boas críticas, ent eu vou so te passar uma nota com base na leitura obv
640(eu acho q é por ai q essa redação fica no enem)
Quando for fazer no meu se quiser so da a nota ta bom( vc começa díminuindo d 1000 os erros, caso não saiba) ok obg
……
.
.
.
.
.
Noob
Olá, boa noite.
Sua introdução foi boa, achei um erro, mas acredito que seja de digitação quando você repete “na sociedade na sociedade”.
O desenvolvimento 1 eu achei que você fugiu um pouco do assunto.
O desenvolvimento 2 está bom.
A conclusão achei também que você fugiu do assunto, você enfatiza muito a educação e nada sobre racismo.
No geral tente não usar no inicio dos parágrafos “primeiro, segundo ou terceiro”, use mais conectivos como ademais, outrossim ou de início.
segue a nota:
C1: 150 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 170 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 100 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 140 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 120 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 680
Fernanda8947
Oi, boa noite! Vou tentar fazer uma correção parágrafo por parágrafo para que seja mais fácil de acompanhar.
Introdução: Muito bem escrita! Embora contenha alguns erros de desvio padrão da língua portuguesa, você utilizou uma argumentação histórica e seguiu a estrutura correta do primeiro parágrafo
Desenvolvimento 1: Aqui infelizmente houve uma fuga completa do assunto da redação, em nenhum momento você menciona o racismo o que faz com que esse parágrafo se perca completamente na sua redação.
Desenvolvimento 2: Destaco aqui alguns erros na escrita e uma argumentação pautada no senso comum, o que fragiliza sua escrita. Aqui poderiam ser inseridos argumentos de autoridade e argumentos sociais tais como o racismo científico ainda presente nos dias atuais. A falta destes acaba por impactar seu texto de forma negativa.
Conclusão: Sua conclusão foi bem escrita mas destaco novamente parte da fuga ao tema, você poderia mencionar como a educação é um importante fator para erradicar o racismo, não apenas ao promover o acesso ao ensino superior a todos, mas também como fonte de ensino e de quebra de paradigmas.
Minha nota seria de 650 e destaco a fuga ao tema como o principal problema do texto.
Continue praticando e tenho certeza que sua escrita irá se aperfeiçoar a cada dia!
jefferson__amm
Boa noite! Segue abaixo minha análise sobre sua redação:
C1: 120 (encontrei mais de 9 desvios)
C2: 160 (entendeu o tema, mas acho q ainda houve uma fugazinha e o uso dos repertórios não foi tão bem proveitoso)
C3: 120 (argumentação pouco desenvolvida)
C4: 160 (uso reazoável de conectivos e repetições, além do uso incorreto do “mesmo” no 1º parágrafo)
C5: 160 (só faltou o meio)
nota: 720
Bom resultado, parabéns!! Continue se desenvolvendo, sei que és capaz :)