O problemas da evasão escolar

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Todas as vezes que uma criança deixa a escola, a sociedade sofre uma perda irreparável. Um futuro engenheiro, ou talvez médico, deixa de ser concebido graças à dura realidade que perdura nos dias atuais. Esses indivíduos abandonam os estudos muitas vezes por motivos inerentes a si mesmos. Aqueles de classe social mais baixa, pela resignação à pobreza imposta pela sociedade, acabam sendo os mais afetados.

É sabido que a constituição federal afirma que toda criança tem o direito à educação. Infelizmente, o exercício desse direito ainda permanece uma utopia. Atualmente muitas crianças são obrigadas a trabalhar desde cedo, muitas vezes constituindo principal fonte da renda familiar. Por esse motivo a maioria não frequenta a escola regularmente, impedindo o seu desenvolvimento. É interessante ressaltar também que, em meio à pandemia de covid-19, muitas escolas optaram por produzir aulas online. Desse modo, aqueles sem acesso à rede são excluídos do acesso à aprendizagem. Todos esses fatores demonstram que os aspectos socioeconômicos são um grande empecilho para os menos favorecidos.

Ademais, é importante ressaltar também a falta de apoio à classe estudantil. Basta citar o exemplo de muitos jovens nas periferias: por não receberem o devido apoio, eles buscam, no futebol por exemplo, uma tentativa de crescimento, que em geral não ocorre, já que as chances de ascensão nessa carreira são baixíssimas. Desse modo, muitos deixam de estudar por não enxergarem uma possibilidade de futuro, optando por meios mais arriscados.

Por conseguinte, através do já abordado, é notória a imprescindibilidade do incentivo por parte do governo, aos jovens em geral, à frequentar a escola, bem como estimula-los a seguir uma carreira e buscar um futuro por meio dos estudos. As instituições educacionais devem criar projetos para trazer alunos que abandonaram as escolas, fazendo com que eles possam ter a oportunidade de se desenvolver. Desta e de outras maneiras, será possível criar uma sociedade em que todos possam ter a chance de fiar suas próprias perspectivas.

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3 Correções

  1. -Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
    Correção: 200 (teve alguns erros, mas não vou tirar 40 pontos por isso)
    -Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Correção: 160
    -Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Correção: 120 (um bom texto “modelo Enem” possui 2 parágrafos de argumentos)
    -Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Correção: 200
    -Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Correção: 160 (Você poderia ter citado o ministério da Educação, ficaria mais crítico)
    Total: 840

    Continue assim, parabéns!

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  2. Todas as vezes que uma criança deixa a escola, a sociedade sofre uma perda irreparável. Um futuro engenheiro, ou talvez médico, deixa de ser concebido graças à dura realidade que perdura nos dias atuais. Esses indivíduos abandonam os estudos muitas vezes por motivos inerentes a si mesmos. Aqueles de classe social mais baixa, pela resignação à pobreza imposta pela sociedade, acabam sendo os mais afetados.
    (INTRODUÇÃO BOA, EVITE ESCREVER VERBOS GERÚNDIO: *SENDO. FICOU FALTANDO OS CONECTIVOS, A INTRODUÇÃO TEM QUE TER CADA PERÍODO INTERLIGADOS.)
    É sabido que a constituição federal afirma que toda criança tem o direito à educação. Infelizmente, o exercício desse direito ainda permanece uma utopia. Atualmente muitas crianças são obrigadas a trabalhar desde cedo, muitas vezes constituindo principal fonte da renda familiar. Por esse motivo a maioria não frequenta a escola regularmente, impedindo o seu desenvolvimento. É interessante ressaltar também que, em meio à pandemia de covid-19, muitas escolas optaram por produzir aulas online. Desse modo, aqueles sem acesso à rede são excluídos do acesso à aprendizagem. Todos esses fatores demonstram que os aspectos socioeconômicos são um grande empecilho para os menos favorecidos.
    (GERUNDIO: INPEDINDO, AQUI TAMBÉM VOCÊ NÃO INTERLIGOU TODOS OS PERÍODOS COM CONECTIVOS, E SEU DESFECHO FINAL NÃO FICOU MUITO CR´TICO)
    Ademais, é importante ressaltar também a falta de apoio à classe estudantil. Basta citar o exemplo de muitos jovens nas periferias: por não receberem o devido apoio, eles buscam, no futebol por exemplo, uma tentativa de crescimento, que em geral não ocorre, já que as chances de ascensão nessa carreira são baixíssimas. Desse modo, muitos deixam de estudar por não enxergarem uma possibilidade de futuro, optando por meios mais arriscados.
    (GERUNDIO: OTANDO: TENTE SUBSTITUIR COMO: DE MODO A OPTAR. ESSE PARARÁGRAFO TAMBÉM NÃO FICOU INCOMPLETO, SEU DESFECHO FINAL NÃO FICOU CRÍTICO E FALTANDO DEFENDER SEU PONTO DE VISTA COM DADOS ESTATÍTISCOS VÁLIDOS).
    Por conseguinte, através do já abordado, é notória a imprescindibilidade do incentivo por parte do governo, aos jovens em geral, à frequentar a escola, bem como estimula-los a seguir uma carreira e buscar um futuro por meio dos estudos. As instituições educacionais devem criar projetos para trazer alunos que abandonaram as escolas, fazendo com que eles possam ter a oportunidade de se desenvolver. Desta e de outras maneiras, será possível criar uma sociedade em que todos possam ter a chance de fiar suas próprias perspectivas.

    (GERÚNDIO: FAZENDO. SUA CONCLUSÃO FICOU FALTANDO DETALHAR O AGENTE)

    C1 = 160
    C2 = 120
    C3 = 160
    C4 = 120
    C5 = 180 ==== 740 pontos

    Uma dica: Veja modelos de redações completa em meu canal no Youtube em meu perfil. Continue escrevendo que você se sairá muito bem…

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  3. Bom dia, Gray. Excelente texto, vamos a correção:

    120 pontos – Boa escrita de acordo com a norma culta, mas, percebi minunciosos erros que vale destacar: Logo na primeira linha o correto é “às vezes” com crase; Na segunda linha do segundo parágrafo ocorre um pleonasmos “ainda permanece” prefira trocar apenas por “permanece”; Na terceira linha do do terceiro parágrafo, o correto seria ” futebol, por exemplo,” faltou uma vírgula entre o por exemplo; Na mesma linha ocorre o mesmo erro “que, em geral não ocorre”; Na primeira linha do último parágrafo a utilização da palavra através fica errado, pois essa palavra traz o sentido de atravessar e passar por dentro, logo, o correto seria “por meio de”; Na mesma linha, não ocorre crase antes de verbo, assim, correto seria “a frequentar”, sem crase;
    160 pontos – Boa estruturação do texto, seus argumentos estavam muito claros e entendível, assim, abordou muito bem o tema. Mas, achei a estrutura do seu texto bagunçada. Vemos isso no segundo parágrafo, com 9 linhas escritas, e os demais bem menos, portanto, atente para um padrão, aliás escrever muito não é errado, mas, atente-se para os parágrafos ficarem com um tamanho em comum.
    180 pontos – Você soube utilizar bons repertórios e defendeu o seu ponto de vista muito bem. A introdução eu achei excelente demais, o seu primeiro desenvolvimento muito bom, já o segundo eu achei um pouco superficial, acredito que você poderia ter usado algum fato para embasar essa sua construção de opinião.
    180 pontos – Apresentou os fatos de maneira coesa, no entanto, senti falta de conectivos no meio dos seus parágrafos, que poderiam ter articulado melhor o entendimento do leitor.
    120 pontos – Sugiro você procurar ver vídeos de como fazer uma proposta de intervenção. Para alguns vestibulares não é exigido, mas, para o ENEM é necessário. Sua intervenção tem sentido com o texto, porém, está muito superficial, você deveria ter aprofundado.

    Continue sempre praticando, você é capaz de melhorar.
    Abraços.

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