O problema do desperdício de alimentos no Brasil do século XXI faz – se muito evidente, principalmente ao se analisar as medidas preventivas tomadas pelo governo no ano de 2020 ao declarar oficialmente o estado de quarentena e o distanciamento social obrigatórios à maior parte da sociedade e, a partir deste ponto, os efeitos que essas ações têm sobre os indivíduos dependendo de sua classe social: enquanto algumas pessoas tem o privilégio de não precisar se preocupar com necessidades básicas, como alimento, água, moradia etc. Outros já encontram – se em uma situação de escassez de alimento.
Primeiramente, analisando – se o atual panorama social brasileiro, já é possível notar a disparidade no acesso à comida e, levando – se também em consideração que o número de cabeças de gado já ultrapassou o número de brasileiros registrados, é possível deduzir que o problema relacionado à falta de acesso ao alimento não é necessariamente ligado à produção de comida, mas sim à distribuição desigual de renda.
Concomitantemente ao problema de distribuição de renda, podemos citar o desperdício de quantias enormes de alimentos por parte de grandes industrias e de suas filiais, como o “MC Donald’s” ou “Burger King”, que acabam descartando massivamente alimentos que poderiam ser utilizados para suprir a demanda por comida devido a diversos fatores, como as normas, diretrizes e regulamentod da empresa etc.
Portanto, buscando reduzir a ocorrência dos casos de desperdício de alimentos por parte da sociedade e do setor industrial, a Secretaria da Educação, juntamente com órgãos publicitários e jornalísticos deve elaborar, criar e compartilhar nas redes sociais e meio midiáticos orientações sobre a importância de não se desperdiçar alimentos e também métodos de se aproveitar organicamente substâncias que seriam descartadas, como no caso das composteiras.
marisancmt
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 140
Dani12344321
Em primeiro plano, atente extensão dos seus períodos. O texto dissertativo-argumentativo pede períodos mais curtos e na sua introdução isso não é respeitado.
Outro ponto de atenção: você não conseguiu relacionar bem o tema com o exemplo dado ( a quarentena […] ). Reflita: como o distanciamento social afeta o DESPERDÍCIO de alimentos? Qual a relação é construída com o fato da elite conseguir manter as suas necessidades básicas porém os pobres não?
Isso configura fuga do tema proposto. Esse exemplo se aplicaria a disparidade na distribuição de alimentos, mas não ao desperdício…. “João devido a quarentena não tem alimentos em casa. Tá ok, mas oq isso temá haver com o desperdício? Vc deve relacionar isso melhor.”
Cuidado! Fugir do tema zera redação.
Novamente no seu argumento 1 vemos o mesmo problema. Vc confundiu Disparidade na distribuição de alimentos ( o rico tem comida e o pobre não- definição a grosso modo) com desperdício! Faz sentido sim , porém não está relacionado!
Como a distribuição desigual de renda afeta o desperdício??? …. se vc argumentasse : há uma distribuição desigual, onde a elite além de ter acesso aos alimentos, compra em excesso e joga fora (desperdício) fazendo com q o proletário não tenha acesso… aí sim vc estaria no caminho certo.
No segundo argumento vc foi relativamente bem! Vc conseguiu dar coerência ao texto somente aqui! “Enquanto redes de fast-food como Burger King desperdiçam tonelada de alimentos, várias pessoas não tem nada para comer em casa. Percebe que agora vc relacionou todo o parágrafo? Este é o caminho. Mas tome cuidado com a subjetividade!!! Como vc sabe q os alimentos podem ser doados? E se esses alimentos não estiverem e bom estado de consumo? …
Aqui temos um erro de coerência: alimentos que poderiam ser utilizados para suprir a demanda por comida devido a diversos fatores, como as normas, diretrizes e regulamentod da empresa etc….. como assim alimentos que poderiam […] regulamento da empresa? Qual é a relação desses alimentos com os regulamentos e normas da empresa?
Não seria algo tipo: alimentos que poderiam suprimir a demanda (MAS) QUE DEVIDO AS NORMAS da empresa não podem ser doados etc?
Sua conclusão mesmo não amarrando todo o texto está boa. Mas falta responder as 4 perguntas : quem, como, o que , e para que.
E temos um problema sério: vc afirma no 1 parágrafo que a desigualdade de renda é um fator, mas eai? Qual a sua conclusão para essa desigualdade? A conclusão deve amarrar todo o texto.
Dicas: mais conectivos, use/crie termos…
Sei que posso estar parecendo um cara chato e que se acha. Mas mano, eu tive q passar por tudo isso para entrar numa universidade. Tive que ficar 1 dia fazendo um texto para na hora da correção minha professora me dar 300. Então espero que vc entenda e tente melhorar.
Jamile Souza
Então, sua redação está boa, porém tenta trabalhar esses pontos:
Introdução:
-ficou mal trabalhado o comentário da quarentena que estamos vivendo e a sua participação com o desperdício de alimento, não estou falando pra você retirar isso do texto e sim trabalhar melhor a argumentação.E também não consegui achar sua tese, por mais que todos sabemos que não é bom o desperdicío de alimento você tem que deixar isso óbvio na introdução, pois lembrando a redação tem que ser feita pensando que quem vai ler não irá saber nada sobre o assunto tratado.
Desenvolvimento:
Tente trabalhar mais como o desperdicio desigual de alimentos, afeta as pessoas com uma renda menor, pois você não desenvolveu isso, e você citou na introdução. melhore a argumentão e tente não usar ETC pois para os corretores e como se você não soubesse mais o que citar.
Conclusão:
Sua conclusão ficou muito boa. ;)
Espero ter ajudado, não desista a prática leva a perfeição!!!
anthony12
Dissertação coerente e muito bem posicionada, só à alguns erros de concordância verbal, fique atento a isso, ademais com relação aos argumentos, estão bem colocados, gramática bem acentuada…só ouve um pequeno erro na palavra “regulamentos” que foi escrita “regulamentod”, revise com mais calma na próxima vez!!!
C.1:200
C.2:200
C.3:180
C.4:200
C.5:200
Yago42409
Tá boa sua redação mano, mas senti falta de uma variada maior nos DOCs, e sua Conclusão ma minha visão faltou um detalhamento maior, você não respondeu as 4 perguntas básicas:Quem vai fazer, o que vai fazer, como vai fazer e para quê.
Você disse quem vai fazer e o que vai fazer, mas não como e nem para quê