O problema das relações abusivas na sociedade contemporânea

  • 0

“Euphoria” é uma série de televisão que retrata a geração atual, também conhecida como geração Z, e seus diversos problemas, como drogas, família, escola e relacionamentos. Nesse sentido, em relação a última questão há um destaque para o casal Mady e Nate, que vivem um relacionamento extremamente tóxico e abusivo, uma vez que esse agride a namorada verbal e fisicamente. Análogo à série, observa-e o mesmo ocorrido na vida real, em que muitos jovens e adultos vivem dentro desse tipo de namoro, o que gera a necessidade de compreender os motivos que levam à permanência do problema das relações abusivas na sociedade contemporânea, como o auge das redes sociais e a romantização dessa situação.

Em primeiro lugar, a explosão das redes sociais é um fenômeno que impacta significativamente no modo como as pessoas se relacionam, uma vez que a busca por curtidas, identificação e amizades faz com que haja uma enganação acerca da vida das pessoas, ou seja, acredita-se que o indivíduo tem uma realidade que pode não ser a correta. Sob essa ótica, um relacionamento abusivo pode ser mascarado nas redes sociais, já que, ao postar uma foto de um raro momento bom, por exemplo, outro usuário que vera publicação achará bonito e não perceberá a vítima e sua realidade, dificultando uma possível ajuda e consequentemente, aumentando a permanência desse namoro tóxico.

Em segundo lugar, ainda acontece uma romantização dos relacionamentos abusivos, o que corrobora a aceitação dessa situação pela vítima. Tal fato ocorre ois, há uma tendência de achar que atitudeds omo olhar o celular da namorada, controlar seu modo de vestir ou impedir que o outro saia com os amigos, são atos de cuidado e amor, quando, na verdade, são medidas abusivas que estão invadindo o espaço do companheiro. Diante disso, tem-se o filem 365 dias, que conta a história de Mássimo, um homem obcecado por Laura, que a sequestra, tira seu celular e controla seu modo de vestir por um ano, ate ela se apaixonar por ele, o que realmente acontece e é retratado de forma romântica e humorística, exemplificando a romantização desse problema.

Frente ao exposto, fica clara a necessidade de acabar com esses fatores que promovem a permanência dos relacionamentos abusivos, para que casos como da série supracitadas permaneçam apenas na ficção. Por isso, a Mídia deve alertar os jovens sobre esse tipo de relacionamento e sua romantização, por meio da divulgação de campanhas, propagandas, filmes e vídeos, os quais relatariam sobre o que é um relacionamento abusivo,como identificá-lo e sair dele, bem como depoimentos de pessoas que passaram por tal situação e não sabiam, a fim de conscientizar sobre esse problema para diminuir sua romantização e ,assim, diminuir a sua ocorrência.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia, esta e a minha primeira correção nesta plataforma eu que estudo sozinho. Bom eu irei por partes.
    INTRODUÇÃO: fez boa introdução, trazendo a questão da série de tv que fala do eixo do assunto, com tese compreensível, boa.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    ERRO (“Tal fato ocorre ois,”) há uma tendência de achar que( “atitudeds omo”) olhar o celular da namorada, controlar seu modo de vestir ou impedir que o outro saia com os amigos, são atos de cuidado e amor, quando, na verdade, são medidas abusivas que estão invadindo o espaço do companheiro.
    ESSA
    *Aconselho a fazer sempre uma revisão se palavras estão com escrita correta para que não gere confusão no corretor diminui e muito em pontos no Enem nos vestibulares específicos.
    *e atentar ao comando do texto que deve ser atendido. Que você poderia ter coloca os problemas que gera na vitima como depressão, ou mortes por causa deste abuso enfim.
    obrigado!! se errei se cometi equivoco só, falar. passa no meu perfil deixa sua correção.

    • 1
  2. Oi Nat. Primeiramente quero deixar claro que não sou profissional.
    Achei o tema da sua redação incrível, cheio de exemplos que foram bem elaborados na tese. sua introdução ficou clara e objetiva. Seus argumentos também. Você deve evitar expressões com ”tóxico”, isso não cai bem na banca de corretores. Outra coisa é evitar repetir palavras, busque por sinônimos. Parabéns pela escrita e os recursos utilizados. Até uma próxima oportunidade, abraços.

    • 1
  3. Olá Nat ,espero que esteja bem!
    Então,essa é minha primeira correção por aqui,vou aprosentar pontos positivos e negativos na sua redação,aconselho á você busca analogias coringas que deixe vc preparada para qualquer tema, isso é só uma dica que funciona bem comigo.Em analise a sua redação,eu diria para você melhorar mais em seus conectivos como “em primeiro lugar” por ” Convém ressaltar, em princípio” para valorizar um pouco mais sua redação…bacana também seria se você trabalhasse um pouco na escrita mais formal para dar uma melhorada,ou seja, trabalhe no domínio da norma escrita, nas conjunções para organizar melhor seus períodos.
    Lado positivo da redação , você argumentou muito bem o tema, sua proposta de intervenção está perfeitamente detalhada, demostrou domínio sobre o assunto e usou boas analogias, mas acho que você tem muito potencial e pode melhorar.
    nota: 680

    • 1
  4. Bom dia, essa é a minha primeira correção no site mas tentarei ser sucinto e coerente com as competencias do enem.
    Os problemas que me chamarama a atenção foram: Marca de oralidade nas adjetivações feitas(aquele “tóxico” e “a explosão” não devem ser utilizados); A falta de finalização do primeiro paragrafo, acho que vocÊ ficou sem expasso porém deveria ter acrescentado algo como “influenciam estas situações” após “romantização” para fechar sua ideia. repetição de palavras no mesmo paragrafo, erro no uso do bem como que deveria estar entre virgulas, o uso de muitas frases nominais em lugar de conectivos verdadeiros( vocÊ poderia substituir aquele em primeiro lugar no argumento 1 por ” a priori”, por exemplo); embora tenha citado uma serie vocÊ o fez na contextualização e não apresentou nenhum outro repertorio socio cultural o que é um problema.
    Eu daria um pouco mais de 700 para essa redação, se quiser um conselho sugira que leia mais redações nota mil.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.