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O problema das enchentes nas grandes cidades do Brasil

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Em 1855, o estado de Santa Catarina registrou sua primeira enchente, o rio Itajaí subiu a uma altura de 15 metros, após a fundação da cidade de Blumenau. Deste modo, observa-se que as inundações, na maioria das vezes, são provocadas pela interferência humana no meio ambiente e a falta de organização governamental.

“São Paulo submerge em seus piscinões de lixo e barro, perdendo cerca de 32 vidas na grande enchente”. O fato aludido pela BBC NEWS Brasil, enfatiza a falta de planejamento governamental contra as grandes chuvas. Ademais, a não preocupação com o meio ambiente e a falta de apoio  aos que moram em lugares de risco, causam os famosos “deslizamento de barreira”, deixando famílias desabrigadas e muitos mortos.

Outrossim, o G1 afirma: O Brasil é o país que mais produz lixo. A sujeira jogada no chão das avenidas e ruas por muitos brasileiros, causam o entupimento de esgotos por onde a água deveria escorrer durante as chuvas; Augusto Cury conclui em uma de suas palestras: educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Este pensamento pode ser associado a falta de educação ambiental da população que não se importa em educar a nova geração . Haja vista, que o o homem é o grande catalisador das inundações.

Portanto, o governo deve fazer planejamentos de pavimentação e com a equipe de garis realizar limpezas semanais e desentupimento dos esgotos. O MEC, juntamente com a CRBio devem organizar palestras nas grandes e pequenas cidades, em ruas e escolas, sobre educação ambiental, para que assim a geração futura possa colher um Brasil sem enchentes, consolidando assim o pensamento de Augusto Cury.

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2 Correções

  1. Boa noite!!! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
    Comentários por competência:
    C1- Atenção quanto ao uso dos pronomes. DESTE e DESSE são pronomes demonstrativos, o primeiro faz referência a algo que ainda está por ser dito ao longo do texto, enquanto o segundo refere-se a algo que já havia sido comentado antes no texto. “por muitos brasileiros” deve estar isolados por vírgulas, pois funciona como explicação. Atente-se ao uso excessivo dos “dois pontos”, você também pode usar as aspas para indicar a fala ou pensamento de algum autor. Ausência de crase em “a falta”, o correto seria ” à falta” , lembrando que um único erro de crase desconta 40 pontos na C1. Ficou estranho essa frase “…educar a nova geração . Haja vista…”, você deveria retirar o ponto final após “geração” e deixar tudo num só período.
    “para que assim a geração futura possa colher”, possa colher?? cuidado com essas expressões do senso comum, além de mostrar marcas de coloquialidade, faz com que seu texto apresente traços de informalidade.
    C2- Na questão de estrutura textual, sua introdução ficou bem elaborada, apresenta o encaminhamento argumentativo bem definido, já deu para notar que as discussões nos próximos parágrafos seriam a questão da ação humana e negligência do governo. Todavia, recomendo ao final do encaminhamento argumentativo utilizar uma frase com uma carga mais crítica como ” Deste modo, observa-se que as inundações, na maioria das vezes, são provocadas pela interferência humana no meio ambiente e a falta de organização governamental, o que gera, urgentemente, a necessidade de discussão em torna dessa problemática em prol de uma melhor infraestrutura para sociedade….”.
    C3- Essa competência avalia a capacidade do candidato em selecionar informações para construção do seu texto, mas não só isso, ela defende a necessidade do candidato elaborar o seu ponto de vista com base nas informações inseridas. Você inseriu as informações corretamente, contudo, falta escrever de uma forma mais crítica sobre a problemática em questão, como se o candidato estivesse revoltado com a situação que se apresenta. Para auxiliar nessa tarefa, podem ser utilizados termos ou expressões como: “é inadmissível, é inaceitável, infelizmente, etc”.
    C4- Nessa competência avalia-se a repetição de palavras (não houve a ponto de descontar da nota), além do uso de conectivos como as conjunções (foram empregadas várias conjunções, o que contribui para conexão entre e dentro dos parágrafos).
    C5- A proposta apresenta todos os elementos.
    Notas por competência:
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 200
    Nota final: 880

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  2. Bom, meu caro. Não irei dar uma nota específica, apenas apontar alguns aspectos que estão faltando na minha opinião.
    Primeiro parágrafo: apenas duas frases. Você não disse o motivo da enchente e concluiu que ela foi causada pela interferência humana. Portanto, vejo ai uma falta de coesão e coerência.
    2° e 3°: áreas de conhecimento semelhantes (jornais) e além disso creio que você tenha discorrido pouco da tese. Citou os acontecimentos, falou deles e juntou apenas a tese na frase de conclusão.
    4° parágrafo: falta de detalhamento e muitos atores para poucas metodologias.
    Além disso, recomendo revisar a gramática. Muitas vezes você cortou o sujeito do predicado com a famosa vírgula. E outra: O MEC, juntamente com a CRBio devem organizar
    ou você coloca sem vírgula ou na expressão inteira:
    O MEC, juntamente com a CRBio, deve organizar
    O MEC juntamente com a CRBio devem organizar
    Perceba como a vírgula muda bastante coisa. É isso! ^~^
    Boa sorte!

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