Na história da humanidade existe uma tendência na criação de moradia próxima de rios, pois é essencial para o homem ter água por perto para atividades e meios de subsistência. Hodiernamente, é algo que causa muitos infortúnios por causa das enchentes e alagamentos que ocorrem nas grandes cidades levando e trazendo lixo e causando danos á cidade e aos cidadãos por falta de planejamento urbano.
Haja vista que as grandes cidades brasileiras foram construídas sobre locais que não eram próprios para a habitação, mas como na grande maioria das vezes o homem á ferro e fogo conseguem seus objetivos independentes das conseqüências acaba corroborando com problemas urbanos que não eram dignos de importância há 100 anos que devido á vegetação fazia a drenagem natural da água. Mas quando expulsamos a natureza pela porta, ela nos invade pela janela. De acordo com o filosofo grego Aristóteles “a natureza não faz nada em vão”, logo fica nítida a urgência por estudos geográficos das correntes pluviais e do solo para que criemos medidas para evitar a ocorrência desses desastres urbanos.
Em virtude desse descaso histórico e das negligencias cotidianas feitas pelo poder publico em relação ao saneamento básico das grandes cidades quando ocorrem enchentes e por conseqüência alagamentos, ocorre à proliferação de doenças como leptospirose e resíduos de lixo que perpassam a cidade contaminando e degradando tudo. Também, causa uma grande perda de moradias e casas em locais não regulamentados. Segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2008 e 2012 as enchentes deixaram 1,4 milhões de pessoas desabrigadas. Dessa forma podemos avaliar que é de extrema importância e dever cívico das autoridades competentes sanar esses problemas.
Portanto, para que o problema das enchentes no Brasil seja amenizado, cabe ao Ministério da Infraestrutura o dever de fazer novas pesquisas e criar mapas contendo informações sobre os locais que mais recorrem de enchentes e alagamentos para fazer estudo do solo para que façam uma drenagem adequada da água e os desvios necessários sem agredir a natureza sempre em busca de coexistência e não de paliativos temporários e tudo isso por meio do PLANSAB- Plano nacional de Saneamento Básico e com isso poderemos ter uma revitalização urbana descente.
Ana22
Oi tudo bem?
Faltou usar conectivo!Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, deve vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início conectando-o ao anterior.
Os períodos estavam grandes! Para diminuir os períodos: estabeleça o número de linhas para cada período, coloque ponto final e use conectivos, use corretamente as vírgulas e releia seus períodos.
Vieira21
Olá, Vou deixar minha opinião com a intenção de ajudar. (Desculpe-me qualquer erro)
1° Parágrafo:
– Faltou verbo de introdução ou conectivo (Nota-se que na história da humanidade…. ou Atualmente é correto afirmar que na historia da….)
– Apresentou a tese, muito bom.
– Poderia trocar “Hodiernamente ” que é adverbio por outro termo.
-Você não apresentou os argumentos corretamente, “causando danos á cidade e aos cidadãos por falta de planejamento urbano.” é explicação do argumento, cairia bem no 2° Parágrafo.
2° Parágrafo
– “Haja vista que as grandes cidades brasileiras foram construídas sobre locais que não eram próprios para a habitação” Trouxe o argumento. Ótimo.
– “há 100 anos que devido á vegetação fazia a drenagem natural da água(.) Mas quando…..” Usar Vírgula antes de conjunção adversativa “Mas”.
– De acordo com o “filosofo grego Aristóteles “a natureza não faz nada em vão” Boa citação.
– “nítida a urgência por estudos geográficos das correntes pluviais e do solo para que criemos medidas para evitar a ocorrência desses desastres urbanos.” Seria bom essa construção na conclusão.
3° Parágrafo
-Faltou conectivo de introdução.
– Você desenvolver o mesmo argumento novamente.
– “ocorre à proliferação de doenças como leptospirose E resíduos de lixo” ficou com sentido de que “resíduos de lixo” seja doença ou seja ambiguo.
– “degradando tudo” Muito vago, tente especificar mais.
– “Segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2008 e 2012 as enchentes deixaram 1,4 milhões de pessoas desabrigadas.” outra citação boa.
– Deixe para concluir na conclusão (4° Parágrafo, lá você deve apresentar soluções)
4° Parágrafo
– “Portanto,” Usou conectivo de conclusão. Ótimo.
– “Ministério da Infraestrutura” Trouxe os agentes, Ótimo.
– Conclusão foi a melhor parte do texto, só faltou a vírgula na última linha “….Saneamento Básico(,) e com isso poderemos ter uma revitalização urbana descente.”
Resumindo você escreveu muito bem, só atente aos detalhes na próxima.
Kamzsiqueira
Oii, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Esse “uma”, ao meu ver, dá ao seu texto a ideia de “meia verdade”, altere por “a”.
2- Altere “de” por “aos”
3- O termo “hodiernamente” tem sido amplamente utilizado por estudantes, dessa forma, saturando a palavra, sugiro que troque por outra.
4- Em 4 linhas, você utilizou “e” 4 vezes praticamente seguidas, aplique mais vírgulas.
5- Procure melhores formas de estruturar sua introdução, suas ideias estão confusas nessa intro.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Recomendo que tire o “na grande maioria das vezes”, use argumentos sólidos.
2- Vírgula depois de “vezes”
3- A expressão “a ferro e fogo” é um dito popular, logo, se for utilizar ele na redação, coloque aspas e tire a crase.
4- Vírgula depois de “a ferro e fogo”.
5- “Independente”.
6- “Consequências”.
7- Evite o gerundismo. Troque por “corrobora”.
8- “Com os problemas urbanos”.
9- “Mas quando expulsamos a natureza pela porta, ela nos invade pela janela.” Frase clichê e baseada em ditados populares.
10- Mais descrição do que argumentação.
11- Use mais vírgulas e pontos.
12- Períodos muito longos.
13- Elementos coesivos repetitivos.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 2:
1- Faltou conectivo no início.
2- “Público”.
3- “Consequência”.
4- Ideias confusas, reescreva observando a ligação entre os argumentos, assim, colaborando para a melhor compreensão de sua argumentação.
5- Pouco desenvolvimento das ideias.
6- Parágrafo expositivo.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise da Conclusão:
1- Use mais pontos.
2- Deixou a desejar nos agentes conclusivos. Faltaram: Modo, Efeito e o Detalhamento.
Dica: Procure materiais sobre estruturações das argumentações, você tem problemas no seu texto quanto à transmissão de informações, seus pensamentos não se conectam e seu exagero de alusões atrapalha mais ainda no entendimento. Assista aulas sobre pontuação, seus parágrafos tem poucos pontos e vírgulas. Lembre-se, também, de estudar acentuação, durante seu texto, tu repetiu duas vezes um acendo que não está mais em uso. Leia muito, tanto redações 900+, quanto livros, eles te guiarão bastante.
Total: 320
C1: 40
C2: 120
C3: 40
C4: 80
C5: 40
Boa sorte!!!
Vai dar tudo certo. :))