A Organização Mundial da Saúde aponta que até 2025, o número de obesos no mundo será de 2,3 bilhões. Já no Brasil, particularmente, estima-se que até 2030 o número daqueles atingirá trinta por cento. Além disso, mesmo com a ampla divulgação midiática e procura de academias, é notável a persistência do problema no país. Por isso, é essencial discorrer sobre os impactos e as causas da temática.
Em primeira análise, esta perpassa, primeiramente, a esfera governamental. Isso porque, é nítido que só a implementação de academias populares ou de bicicletas urbanas não é suficiente. Tal fato se aplica, porque sendo a obesidade uma doença crônica, recai também sobre a saúde mental, haja vista a culpabilização e preconceito- principalmente ao sair nas ruas. Assim, não basta agir só em favor do estereótipo. Ademais, é perceptível que o lado psíquico sofre omissão do poder público, em vista do número quase nulo de alas terapêuticas online- cujo papel é trazer acolhimento e acessibilidade. Logo, é viável conciliar tanto o lado estético quanto o emocional, a fim de mitigar o elevado índice do grupo no país.
Em segunda analise, a não aceitação no coletivo reforça o isolamento, sendo um entrave para a busca de ajuda médica. O programa americano ‘’Quilos Mortais’’, por exemplo, reforça isso ao mostrar as humilhações- como olhares maldosos- quando os pacientes vão para lugares como supermercados e parques. Nele é possível perceber ainda- um histórico muito forte de depressão, ansiedade, síndrome do pânico entre outros transtornos. Assim, analogamente, os pacientes brasileiros, com a rejeição e seu histórico são dissociados do convívio- o contrário daquilo que Durkheim chama de sociedade. Logo, a doença cresce na pátria e por isso, são necessárias medidas de saúde mais factuais que gerem uma melhor qualidade de vida e mudança no olhar depreciativo da população.
Por conseguinte, com intuito de atuar no lado estético e mental, além de diminuir a intolerância, é imprescindível que o Ministério da Saúde crie o programa ‘’Bem Mais Vida’’. Ele contará com propagandas inclusivas e ainda com um espaço online para orientação nutricional e terapêutica durante o ano todo. Além disso, o mesmo terá ainda atendimento móvel em todo território, isso porque depois da perda de peso haverá a cirurgia bariátrica. Dessa forma, será possível reverter a estimativa esperada para 2030.
fernandes.ga
Vamos lá, do meu ponto de vista, ficou assim:
Int – ficou bem organizada, apresentou o tema, a tese e os argumentos;
Des – gostei do uso correto dos conectivos, da referência a série de TV, porém achei muito extensa, não sei qual é o seu objetivo mas cuidado para não extrapolar o quantitativo de linhas;
Con – seguiu a fórmula do sucesso: conectivo + retomada da tese + fechamento (no seu caso uma intervenção).
Ainda estou em desenvolvimento mas espero poder contribuir para o seu progresso de alguma maneira, tmj.
PedroOmar
Olá, vou corrigir sua redação com base nos critérios do Enem.
Na introdução, você apresentou um repertório pertinente e bem encaixado ao citar dados da OMS, porém houveram alguns erros semânticos, por exemplo, causa estranheza a escrita por extenso de “trinta por cento”, vc podia ter escrito com algarismos sem nenhum problema. Houve um caso de redundância q podia ser evitado mas não se encaixa como erro, acho q você podia ter especificado também o argumento 1 e 2 que vc discorreu ao longo do texto, ia dar mais clareza.
No D1, eu senti falta de um repertório q apoiasse seus argumentos, vc desenvolveu bem sua tese a favor do apoio psicológico aos atingidos e a ineficiência do Estado em propor isso, vc podia citar o “Contrato Social” do filósofo John Locke ou fazer alguma alusão à Constituição, uma vez q prevê a igualdade e a inclusão social.
No D2, vc trouxe boas referências, o programa “Quilos mortais” e Durkheim, mas acho q vc nn desenvolveu muito quando fez analogia à sociedade brasileira, mas ainda sim foi uma boa argumentação
Na conclusão, gostei da citação de um novo programa q pode ser criado, mas essa proposta está incompleta, pois nao apresenta o meio e a finalidade com clareza.
C1=200
C2=160
C3=160
C4=200
C5=160
Nota: 880
BONS ESTUDOS!
Nathi070104
Boa tarde!
Introdução: Excelente introdução, os períodos estão um pouco curtos mas adorei os repertórios, eles estão ótimos!
D1 e D2: Os parágrafos estão muito bem construídos, usou excelentes conectores e utilizou bons argumentos em ambos os desenvolvimentos!
Conclusão: utilizou uma boa proposta de intervenção, conseguiu fazer uma boa conclusão pois soube utilizar muito bem os 5 elementos.
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim, vamos lá!
Introdução: boa introdução, usou um ótimo repertório. Além disso, achei os períodos um pouco curtos, poderia colocar mais alguns argumentos, já que as informações presentes são dados.
D1 e D2: ótimos parágrafos, muito bem construídos. D1- ótima análise feita, assim como, utiliza conectores que ajudam a ligar as informações e dar sequência aos argumentos. D2- adorei esse desenvolvimento, possui um bom repertório e bons argumentos.
Conclusão: boa conclusão, apresenta os cinco elementos necessários para construir a proposta de intervenção.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Leticia953
Não sei corrigir ainda ,sou nova aqui, porém li sua tese e cheguei a conclusão de que está MT bom, porém acho que poderia melhora com melhores proposta ,sobre a obesidade .analisando o contexto geral ,a proposta deveria ser mais ampla por exemplo:” a comercias de atividades física,combatendo a obesidade e o sedentários ,tendo na melhora do físico e da saúde mental e física, sendo assim combatendo a obesidade com alimentação saudáveis ,e de alguma forma na melhora dos hospitais cirúrgicos serem mais amplos em esperas de filas ,pois isso meche bastante com o psicológico de quem tem excesso de pele .
Esse é o meu ponto de vista .
joacélio23
A redação contem alguns problemas, como o uso escasso dos conectivos interparágrafos
, um desenvolvimento muito esticado e com ausência de repertórios fortes. Mas esteticamente e lexicamente, está satisfatória. Mas você pode melhorar em diversos aspectos.
C1:180
C2:180
C3:180
C4:200
C5:200
Nota final:940