O problema da mobilidade urbana no Brasil

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Ao analisar o tema o problema da mobilidade urbana no Brasil. Percebe-se que há muito tempo é visto como uma adversidade, e certamente ainda enfrenta barreiras a serem quebradas. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente, o direito ao ir e vir em segurança. Isso acontece não só pela falta de cumprimento dos deveres dos governantes, mas também, as poucas opções de transporte público.

Diante disso , é preciso analisar quias são os aspectos, e um deles, muitos dos governantes se elegem com a promessa de que quando chegarem ao poder resolverão esses transtornos urbanos, contudo quando são eleitos não comprem o que foi prometido ao povo. Outrossim expondo a falta de comprometimento com a população por parte dos governadores.

Da mesma forma, a escassez de veículos de locomoção torna a qualidade baixa e deixa a demora na espera ainda maior e cansativa, assim como o pouco incentivo de uso de bicicletas, e a ausência de ciclovias nas cidades. Ademais uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos mostra que o brasileiro passa, em média 1 hora e 20 minutos no trânsito realizando atividades principais do dia.

Portanto, nota-se que os problemas da mobilidade urbana existem devido aos argumentos citados acima. Cabe ao Governo Federal e as prefeituras incentivarem outros meios de transporte sustentável para a população, e na criação de mais ciclovias, em conjunto a mídia e os indivíduos devem exigir dos representantes o cumprimento de seus direitos de locomoção por meio de reportagens e denúncia. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater o problema.

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4 Correções

  1. Olá,
    Ótimo texto, tema atual e interessante.
    Com relação à correção,
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 160 –
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    – 140 –
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    – 140 –
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
    – 160 –
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    – 140 –
    Comentário : Tente aumentar o seu repertório, tanto em vocabulário quanto em informações importantes para a construção de seu argumento, esse precisa ser melhorado, sair do senso comum. Tente repetir menos as palavras e propor uma intervenção mais clara e aparentemente mais efetiva.
    Espero que corrija minha redação também…😀😀

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  2. Oii Cristina!
    — Evite usar pontos finais separando orações com o mesmo período. Isso causa uma quebra na linearidade do desenvolvimento.
    EXEMPLO: ”Ao analisar o tema o problema da mobilidade urbana no Brasil. Percebe-se que há muito…” O ponto final utilizado quebrou essa linearidade, deve-se utilizar vírgulas nestes casos.
    — Há casos onde o emprego da vírgula também é feito de maneira errônea ou está ausente. Sugiro uma pesquisadinha rápida de como utilizar esse recurso ;)
    — A competência 5 da redação do Enem exige que o aluno faça um detalhamento da proposta de intervenção. É importante lembrar que a proposta deve responder a quatro perguntas fundamentais:
    O que?
    Quem?
    Como?
    Para que?
    Foque bastante em responder essas perguntas, elas são responsáveis pelo detalhamento da conclusão.
    — Alguns corretores consideram que colocar o agente da proposta de intervenção como ”o Governo” e ”o Estado” como algo muito vago, ou seja, não limita quem é responsável direto pela execução da medida. Por isso, é importante indicar qual órgão público, ministério ou empresas/indivíduos devem agir.
    — A competência 3 da redação do Enem espera que o aluno apresente argumentos que não sejam previsíveis, ou seja, que vá além do senso comum. Apenas relacionar aquilo que já é de conhecimento popular não lhe garantirá uma tese, o que prejudicará a sua nota.
    — Atente-se a não focar apenas em jogar informações no texto, mas sim a problematizá-las. Isso quer dizer que ao jogar uma informação no texto, você deve mostrar para o leitor em que aquilo pode afetar a sociedade.
    — Você possui domínio da norma escrita, apenas com deslizes mais graves na pontuação. Também possui domínio da estrutura de uma dissertação, sabe posicionar os elementos que a compõe, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
    Espero que tenha gostado da correção. Beijinhos! :)

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  3. Tema atual, mas se atente quanto à sua pontuação, há vírgulas e pontos onde não tem necessidade. Você perde em C1.
    Repertório fraco e pouco desenvolvido. Construa melhor sua argumentação se baseando em pesquisas, citações e estudos. Problematize o tema, traga consequências geradas por ele e o que isso acarreta na sociedade. Também existem frases mal construídas e sem sentido, que não levam o argumento em lugar nenhum e/ou o deixam confuso. Você perde em C2, C3 e C4.
    Proposta de intervenção com muitos agentes e pouco ou nenhum detalhamento, Escolha um agente sozinho ou em conjunto com outro para solucionar todos os problemas apresentados. Faça um detalhamento dopara que é a sua proposta e o que vai trazer de benefícios para a sociedade. EXEMPLO: “O [agente] juntamente ao [se houver um segundo agente, insira-o aqui] devem [proposta de intervenção], para que assim [detalhamento e benefício para a sociedade/população]

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  4. OLÁ, gostei do tema da sua redação, se possível corrija a minha tbm
    Em suma sua redação ficou muito boa, parabéns
    Competência 1 Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 140 ( utilize sinônimos e fique atent@ a pontuação )
    Competência 2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto : 180
    Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista : 180
    Competência 4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 160
    Competência 5 Respeito aos direitos humanos : 160 ( faltou o detalhamento da proposta de intervenção )

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