Segundo Gustave Flaubert, escritor francês, a vida deve ser uma constante educação. Lamentavelmente, o problema da evasão e do abandono escolar no Brasil representa uma antítese à máxima da fala de Flaubert, uma vez que tal postura resulta no retrocesso do desenvolvimento educacional e social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o aumento da marginalização.
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxilhem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a evasão escolar. Esse cenário decorre principalmente da falta de investimento estatal na infraestrutura de colégios públicos, que encontram-se em estado de carência, o que colabora de forma negativa para a qualidade do aprendizado, acarretando no abandono escolar de muitos jovens brasileiros. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua tal problemática no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a marginalização. Posto isso, de acordo com os dados da PNAD Contínua, aproximadamente 244 mil crianças e adolescentes localizavam-se fora do ambiente escolar no segundo trimeste do ano de 2021. Diante de tal exposto, um acontecimento resultante do problema apresentado pela pesquisa é o crescente aumento no número de jovens marginalizados, ligado primordialmente a escassez de oportunidades no mercado de trabalho por não terem completado o ensino superior. Por isso, os juvenis tendem a recorrer ao mundo do crime em busca de chances para poderem sobreviver e sustentar seus familhares. À vista disso, é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Deprende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na evasão e abandono escolar no Brasil. Assim, a fim de diminuir o número de jovens fora do ambiente acadêmico, cabe ao governo estabelecer uma série de medidas, por meio da formação de projetos, que visem a valorização do ensino nas escolas brasileiras.
mariana799
C1-120: há erros em palavras e no uso da virgula
C2:160- existe lógica entre os parágrafos, entretanto, é necessário melhorar os conectivos para melhor compreensão
C3-160- não há aprofundamento em relação aos repertórios escritos.
C4-160- faltou alguns conectivos entre os parágrafos, possibilitaria melhor compreensão do seu texto
C5-80- conclusão deve conter agente,meio, medida, objetivo e detalhamento
NOTA: 680
OBS: necessário que você reveja a forma como estrutura seu texto e a forma de fazer a conclusão
anapaulaa13
Considerando que há várias correções com notas, irei te dar algumas ideias para melhorar ainda mais o texto. Na introdução é interessante um período que apresente o tema relacionando ele a sua referência e teses. Já na conclusão, poderia explorar melhor quais as ações que o governo poderia realizar. Exemplos:
– Resolver o próprio problema da sua tese melhorando a infraestrutura de escolas públicas com ajuda da iniciativa privada ou com o dinheiro de impostos;
– Oferecer atividades no contra turno que estimulem a participação de jovens;
– Pagar um beneficio em dinheiro para o aluno que frequente o colégio com notas dentro da média.
Há muitas outras soluções, pesquisar sobre vai te ajudar a dar profundidade a essa redação. Parabéns e continue escrevendo!
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 120 pontos
Você entende bem como funciona a escrita formal, só que seu texto apresenta alguns desvios, majoritariamente de acentuação e ortografia.
Ex 1: “…Segundo Gustave Flaubert, escritor francês, a vida deve ser uma constante educação. [1]”
Ex 2: “De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público [2] enquanto mantenedora da problemática.”
Ex 3: “…defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxilhem [auxiliem] o progresso da coletividade…”
Ex 4: “…As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a [à] evasão escolar.”
Ex 5: “…o que colabora de forma negativa para a qualidade do aprendizado, acarretando no [3] abandono escolar de muitos jovens brasileiros.”
Ex 6: “…Posto isso, de acordo com os dados da PNAD Contínua [4]…”
Ex 7: “…aproximadamente 244 mil crianças e adolescentes localizavam-se fora do ambiente escolar no segundo trimeste [trimestre] do ano de 2021.”
Ex 8: “…ligado primordialmente a [à] escassez de oportunidades no mercado de trabalho por não terem completado o ensino superior.”
Ex 9: “…os juvenis tendem a recorrer ao mundo do crime em busca de chances para poderem sobreviver e sustentar seus familhares [familiares].”
Ex 10: “…À vista disso, é inadimissível [inadmissível] que esse cenário continue a perdurar.”
[1]: Coloque a citação entre aspas.
[2]: poder público* (em minúsculas)
[3]: Erro de regência aqui, o certo é “acarreta O abandono escolar”
[4]: Desenvolva a sigla. Ex: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC)
Competência 2 – 200 pontos
Compreendeu a proposta e apresentou repertório sociocultural produtivo.
Competência 3 – 120 pontos
Ex 1: “…As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a evasão escolar.”
Se as autoridades possuem um papel inerte, como concordam com a ideia de Hobbes?
Ainda sobre o D1, acredito que poderia ter se aprofundado mais em outras causas da evasão escolar: trabalho infantil, falta de transporte, precariedade das estradas, gravidez na adolescência, déficit de aprendizagem, entre outros. Uma estrutura escolar precária com certeza corrobora com o problema, mas há outros fatores importantes que você deixou de explorar.
O D2 ficou bom mas poderia ter falado um pouco mais sobre as consequências da marginalização dos jovens.
Competência 4 – 160 pontos
Boa estratégia coesiva e não há repetições gritantes, apenas alguns termos que se repetem no máximo duas vezes.
Ex: uma vez que, esse cenário.
Só chamaria a atenção para a repetição de “de” que, apesar de ser uma palavrinha tão pequena e não fica tão óbvio, é bom ter em mente algumas alternativas.
Competência 5 – 120 pontos
Sua proposta de intervenção está incompleta. Você citou respectivamente o efeito, um agente e um meio pouco preciso.
Faltou a ação, pois propor algo como “é necessário que tal agente tome medidas” se encaixa como uma ação nula.
Poderia ter um pouco mais de especificação, como por exemplo, ao invés do governo, seria interessante citar o Ministério da Educação, já que estamos falando de escolas. Poderia ter articulado melhor o meio/modo, além de fazer um breve detalhamento em qualquer um dos elementos.
Ah, e como já havia mencionado antes, tente colocar uma frase de impacto no final da conclusão, remetendo ao repertório que você usou na introdução.
NOTA: 720
Continue escrevendo! <3
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota: 120
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:160
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:140
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:160
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:120
Juliiaツ
Introdução: introduz com uma citação, se posiciona e o que irá defender, porém alguns erros de pontuação não deixa seu parágrafo com muita compreensão.
Desenvolvimento1: mostra grande conhecimento em seus argumentos e os problemas existentes mas mesmo problema de compreensão total e erros em algumas palavras.
Desenvolvimento 2: mostrou fontes
Conclusão: possível solução porém não fica muito explícito como irá ocorrer.