É explicitamente perceptível que, no Brasil atual, a ideia de preconceito vem evoluindo no sentido de estar deixando de ficar não só como uma depreciação racial mas também em outros fatores da sociedade brasileira.
A forma que uma pessoa nascida e criada na capital fala é totalmente diferente quando comparada a outra natural do interior. Pessoas interioranas geralmente tem um jeito particular de falar, e apenas isso já se torna um motivo para que elas sofram com tal preconceito, sendo este o mais sutil de todos os outros preconceitos, atingindo um dos mais nobre legados do homem, que é o domínio de uma língua.
A espécie humana tem uma capacidade gigante de se adaptar de acordo com as condições impostas, pessoas com deficiência auditiva por exemplo, se adaptaram a “falar” usando a linguagem dos sinais, pessoas com deficiências visuais leem por conta de uma adaptação ao braile, esses são apenas alguns exemplos de como o ser humano é uma máquina incrível que pode adaptar-se a qualquer situação.
Qualquer pessoa vítima de preconceito, seja ele qual for, deve sim ir atrás de seus direitos. A constituição brasileira estabelece que ; “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. Diante dessa ótica, o preconceito linguístico deve ser denunciado e julgado tanto quanto os outros, pois não deixa de ser uma forma de preconceito.
Diante desse problema sociocultural, autoridades como o estado maior, deve impor leis mais severas a casos como este, e deixar de tratar o preconceito linguístico como uma forma de “brincadeira”.
Marcos Vinicius
Tema complicadinho, mas mesmo assim ainda acho que você conseguiu se sair bem. Também acho que no finalzinho, ou seja, na conclusão, faltou defender/esclarecer mais precisamente aquilo que estás propondo como resolução.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Rayara
Longos períodos não são aconselháveis para redações molde ENEM, como o caso de sua introdução. Além disso, ela precisa ser mais clara quanto a sua tese (aquilo que vc vai defender no decorrer do texto).
Você precisa ler um pouco sobre os conectivos que ligam os parágrafos, como por exemplo: “Em primeiro lugar, expostos os fatos, ademais…”, eles são de suma importância na construção.
Sua redação no geral está muito boa, você soube organizar seus argumentos sobre a temática abordada, porém peca no uso dos conectivos.
É aconselhável o uso de pelo menos três períodos por parágrafo, notei que vc usou apenas 1 nos parágrafos 1 e 3.
Falta um pouco de detalhamento de sua proposta de intervenção, pesando sua nota no C5. Você precisa reforçar alguns elementos essenciais (O QUE, QUEM, COMO, QUANDO, ENCERRAMENTO) para atingir a nota máxima nessa competência.
SamuelAllvs_
a redação é molde EsSA, concurso militar.
obrigado pela correção.
mas para a primeira redação sem estudar nada ainda, acho até que fui bem kk
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….