Estudante

O preconceito linguístico em questão no Brasil

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“Todo cidadão tem o direito a uma vida plena”, segundo Platão a importância da qualidade de vida ultrapassa a da própria existência. No entanto, percebe-se o contrário no que concerne ao preconceito linguístico vigente no Brasil, que gera exclusão social. Nesse sentido, ver-se a configuração de um grave e delicado impasse de contornos específicos, em virtude de uma noção de primazia e da insuficiência legislativa.

Convém ressaltar, a princípio, que a sensação de superioridade linguística é um fator determinante do problema. Afinal, a ideologia Nazista, de Hitler, defendia a seleção social por meio de aspectos considerados melhores. Essa teoria iguala-se a atualidade, que destaca pessoas com maior facilidade de expressar-se com a língua padrão e que assim, acabam por adquirir um ar superior aqueles que possuem dificuldades com ela.

Ademais, é válido acrescentar que a deficiência da leis existentes também é tido como impulso ao óbice. Isso pode ser explicado com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual assegura o respeito entre os povos de uma mesma nação. Todavia, isso não acontece fora do papel, influenciando então, a permanência do preconceito da língua entre os indivíduos no país.

Logo, ações são necessárias para remediar esse problema. Urge que o Ministério da Educação implante nas escolas uma aprendizagem da variação linguística, afim de trazer uma valorização a ela, tal ação pode ocorrer por meio de um esquema de aulas pautadas nesse assunto, por fim faz-se interessante a aplicação desse ensino, com a ajuda da mídia, aos demais cidadãos. Além disso, o Poder Legislativo precisa fiscalizar a ação do Executivo, através da averiguação da efetivação dos Direitos Humanos, visando garantir o direito de todos. Desse modo, o preconceito linguístico será amenizado e o pensamento de Platão concretizado.

Se possível corrijam de acordo com as competências do enem e deixem específico os erros de gramática para que eu possa corrigi-los. Muito obrigada; )

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2 Correções

  1. Introdução – ótimo repertório, ótima tese e ótima antecipação argumentativa
    Dica: você utilizou bem a citação mas eu acho que seria melhor – para o dia da prova – você colocar com suas palavras a frase dele, pois se você colocar uma palavrinha diferente o corretor pode tirar pontos seus.
    D1 e D2 – poderia desenvolver melhor o seu repertório; apresente mais juízo de valor nos parágrafos (isso te faz perder pontos na C3), você não expôs muito sua opinião; Finalise melhor, tente ler redações modelo, vai te ajudar a entender melhor a estrutura; os parágrafos estão pequenos, desenvolva melhor!
    Conclusão – o tópico frasal tá muito genérico; a fim separado que expressa finalidade; você apresentou pouco detalhamento, você poderia ter feito apenas uma proposta completa, lembre que a melhor proposta que é considerada, de resto você foi super bem! Tem um ótimo domínio de escrita e mostrou repertório, continue assim! Não sou prof de redação mas vou tentar dar uma nota pela minha análise:
    C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 80
    C4 – 160
    C5 – 160
    Nota: 680

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  2. eu não sei muito bem dessas coisas de redações mas se tiver alguma coisa que você não concordar,não considere a minha opinião .
    o seu texto fugiu um pouco do tema que escolheu, mas da para entender o que você quis escrever.
    [poderia ter falado que existem diversas formas de ponuncia de acordo com a sua cultura]
    Domínio da escrita ;200
    Compreender o tema;160
    opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;120
    construção da argumentação;80
    Respeito aos direitos humanos;200
    total;760

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