É de conhecimento geral que o Brasil possui uma imensa variedade linguística em que se torna alvo de preconceito, à medida que, certo grupo populacional julga a sua fala “correta” sobre outro grupo diferente, logo, nota-se uma discriminação social perante o entendimento do quanto a língua varia. Com isso, o fato existencial de classes sociais menos favorecidas, e ainda, o preconceito brasileiro ser mais regional e socioeconômico.
Inicialmente, os brasileiros marginalizados tendem a sofrer uma exclusão maior no sentido de possuírem um menor acesso à educação ou até mesmo esta ser deficitária, isto é, o seu linguajar costuma ser inferiorizado diante das classes privilegiadas. Logo, segundo o professor, linguista e filósofo Marcos Bagno, o preconceito linguístico está ligado a todo juízo de valor negativo às variedades linguísticas de menor prestígio social, portanto, grupos minoritários, mesmo que sem culpa, são os mais dardejados.
Vale ressaltar ainda que, no país, o prejuízo linguístico costuma ser mais regional e socioeconômico, tanto que, é visto em redes sociais comentários como “nordestino analfabeto” ou “goiano caipira”, por exemplo, demonstrando tamanha idealizações de regiões erradas que, por conseguinte, levam à agressão verbal com pessoas destas. Assim como, ainda de acordo com Bagno em o “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz”, atitudes como essas é devido à uma construção de padrão pela elite econômica e intelectual que considera “erro” o que é diferente, sem dúvida, tal preconceito pende à agravar cada vez mais no Brasil.
Em suma, na variedade linguística não existe “certo” ou “errado”, pois dentro de um país há diversas gírias, sotaques, etc não sendo motivo de repulsão. Por certo, ONG’s de bairros marginalizados devem prover medidas de ensino da língua formal, informal e suas pluralidades, através de aulas diárias com didáticas da pedagogia, para assim, dispor de uma educação básica da língua, e por fim, o Governo Federal atenuar à adequação linguística no país, por meio de propagandas que positivem e naturalizem o falar das regiões, a fim de extinguir o preconceito linguístico.
Joãovictormacedo
C1- 160 ( estude um pouco mais as regras sobre a crase “à”, vírgula e concordância. Ah! E cuidado com informalidades).
C2- 200 (ótimo repertório)
C3- 160 ( argumentação boa, mas uma boa estruturação dos paragrafos é essencial).
C4 – 160 ( repertório de conectivos bom, só cuidado com algumas inadequações e melhor estruturação dos períodos, de modo a promover uma boa coesão. Ah! Atenção também à repetição vocabular.
C5 – 160 ( sua proposta de intervenção foi boa, faltou só o detalhamento de algum dos outros elementos, sugiro q detalhe 2 deles, para não correr riscos nesse quesito. Lembre- se, os 5 elementos são: agente, ação, modo meio, detalhamento e finalidade).
Nota – 800
Parabéns, um ótimo texto. Com um pouco mais de prática vc chegará à excelência.
Ops.nathalia
Comecei hoje, mas vou tentar te ajudar. Na introdução faltou elementos coesivos. Seus desenvolvimento ficaram bem legais, você desenvolveu boas teses, parabéns, só que eu indicaria o uso de outras áreas do conhecimento. E na sua conclusão você não detalhou a proposta que você mesma utilizou como solução. No geral, ficou ótima!
Laile Emanuele
Boa noite ! Mesmo sendo uma mera estudante irei tentar corrigir . Espero lhe ajudar !! :)
Bom , no que tange à introdução, percebi que faltou a colocação de conectivos que melhoram o entendimento do que você quis falar . Ficou meio confuso qual sou realmente o seu posicionamento.
Já o D1 ( desenvolvimento 1 ) foi bom e produtivo , pois você fortaleceu com um embasamento sociocultural. No entanto, repito que falta conectivos para a ligação entre as frases , pois você deve evitar fazer frases muito longas .
O D2 também foi bom . Mas , evite o uso da linguagem coloquial . Mas , fez uma ótima marca de autoria. Parabéns!!
A conclusão , você não complicou todos os requisitos para ficar completa . Apresentou agente , a ação ,meio e finalidade , porém faltou o detalhamento.
Mas , por fim foi um ótimo texto . Não deixe de praticar e você chegará no seu objetivo ! Parabéns
C1: 120
C2: 120
C3: 200
C4: 120
C5: 180
Nota final: 720