Iniciante

O poder de transformação da leitura

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  O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao poder de transformação da leitura. De fato o poder da leitura é inegável porém é preocupante que tal seja tão difundido no país.

  Contudo, quando tocamos nesse tema é extremamente necessário lembrar  dos dados alarmantes sobre a taxa de analfabetismo no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 o país tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). Lembrando que a meta era que esta taxa chegasse a 6,5, para que o analfabetismo seja erradicado até 2024. Todavia 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos  ainda assim são analfabetos funcionais, ou seja, sabem ler porém não sabem interpretar textos.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, Paulo Freire.  A leitura é um algo indispensável no desenvolvimento de um individuo, sendo ela capaz de enriquecer sua mente em relação a capacidades criativas e raciocínio lógico. Com a falta de acesso a educação e principalmente a bibliotecas públicas, direitos de todo o individuo, nem todas as pessoas conseguem ser atingidas por este poder de mudança ou se quer perceber o quanto são privadas deste direito.

Em virtude do que foi mencionado, cabe ao MEC, incentivar e criar medidas que visem acalorar projetos de solidários para todas as faixas etárias tendo como objetivo o estimulo leitura no país. Além disso, seria fundamental fazer um mapeamento de bibliotecas públicas, assim implementando bibliotecas nesses lugares dando a chance a  de acesso a livros e a esse poder de mudança a toda a população brasileira.

 

 

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6 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o
    recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. Na proposta de redação do Enem, você saberá, claramente, qual é o tema a ser abordado.

    Mas é importante escrever como se fosse transmitir a mensagem a alguém que desconhece do que se trata o assunto.

    Ou seja, é preciso saber apresentá-lo logo na introdução.

    Certifique-se de que não há motivo para dúvidas ou interpretação equivocada.

    É seu dever fazer com que o texto seja compreensível.

    Escolha seus argumentos
    A partir do tema definido, você deve fazer um levantamento dos argumentos que têm na manga.

    Dependendo do assunto, é possível que enfrente alguma dificuldade para se lembrar de informações que possam ser usadas.

    Por outro lado, se é um tema com o qual há certa afinidade, os argumentos podem até sobrar.

    Sendo assim, é imprescindível fazer uma seleção do que será apresentado.

    Prefira sempre os dados e fatos que corroborem a sua afirmação de maneira sólida.

    Além disso, priorize fontes confiáveis, como órgãos públicos e instituições de referência.

    A informação que você recebeu de um familiar por aplicativo de mensagem não conta muito nessa hora.

    Desenvolva com objetividade e clareza
    Vamos supor que você arrase na introdução da redação e faça uma conclusão matadora.

    As chances de tirar uma nota boa são altas, certo? Não necessariamente.

    De nada vale ir bem nesses componentes do formato textual e deixar a desejar no desenvolvimento.

    É o conjunto que conta.

    Todo o seu texto precisa ser objetivo e claro, e você deve ser firme na tese defendida.

    Lembre-se disso!

    Organize cada parágrafo do texto
    Antes de começar a escrever, é importante relacionar todas as informações disponíveis e estruturar a ordem dos parágrafos.

    Pense no que será abordado em cada um deles.

    Na introdução, por exemplo, procure expor o tema do texto em apenas duas ou três frases.

    No desenvolvimento, tente usar de dois a quatro parágrafos.

    Você pode, por exemplo, definir um argumento por parágrafo se for o caso.

    Já na conclusão, como é o fechamento da sua dissertação, não ultrapasse mais do que quatro frases.

    Essas recomendações podem ser muito pertinentes para que você possa escrever um texto mais organizado.

    No entanto, é preciso ter lógica.

    Apenas jogar os argumentos vai deixar sua redação sem nexo.

    E não é isso que você quer, certo?

    Então, garanta que exista complemento entre as ideias, de forma que a dissertação seja linear.

    Esteja atento ao português e traga soluções
    A capacidade de empregar corretamente as regras da língua portuguesa é avaliada no Enem de forma rigorosa.

    Por isso, é importante tomar cuidado na escrita.

    Se houver palavras sobre as quais você não tem certeza quanto à grafia, opte por usar sinônimos.

    Além disso, ao terminar o texto, faça uma revisão minuciosa, procurando erros de português e falhas na sequência lógica.

    E, falando sobre finalizar a redação, vale ressaltar que é interessante propor soluções para os problemas apresentados na tese.

    Faça sempre a seguinte pergunta: “O que pode ser feito para corrigir a vulnerabilidade exposta no texto?”.

    Então, exponha as suas respostas.

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  3. Sua redação está ótima, porém, você precisa prestar mais atenção nas vírgulas e nos conectivos. E também, senti falta de autoria no segundo parágrafo.
    Dica de conectivos:
    Desenvolvimento 1 – Sob esse viés, em primeira análise, a princípio…
    Desenvolvimento 2 – Ademais, além disso…

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  4. O início do seu primeiro parágrafo começa com o conectivo “Contudo”, porém, não faz muito sentido começar com uma oposição se no fim da introdução você não apresenta algo de bom proveniente da leitura. E também, você explorou bastante o uso de dados, contudo, faltou um pouco mais de opinião própria.
    O segundo parágrafo fico bom. Só faltou mais conectivos para ligar melhor as ideias.
    Na conclusão seria legal você colocar “Ministério da Educação” ao invés de MEC. Além disso, na conclusão faltaram palavras, não?

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  5. O texto está bem construído com bons argumentos, acho que o terceiro parágrafo faltou inciar com um conectivo que o ligasse com o parágrafo anterior e, alguns erros de digitação.
    No entanto você escreve muito bem e pode melhorar muito.
    Nota: 800

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