O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

  • 0

No filme mãos talentosas, Ben Carson é um menino que obrigado pela mãe a ler livros, se torna um cirurgião e realiza a primeira separação de gêmeos siameses. Assim como Ben, todas as crianças devem ser estimuladas a ler para conquistar novos conhecimentos.

Em primeiro lugar, o Brasil é um país em que a população não tem o hábito de ler. A índia, por exemplo, é o país que mais dedica horas de seu dia lendo livros. Isso mostra que o país não precisa ser desenvolvido para ter leitores, e sim um costume. Segundo o jornal “O Estadão”, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Além disso, a taxa de analfabetismo no Brasil é alarmante, cerca de 6,8 % da população é analfabeta, sendo equivalente a 11,3 milhões de pessoas. Esse dado é o oposto de países como a Finlândia, por exemplo, onde 100% de sua população é alfabetizada, e lê em média 21 livros por ano, diferente do Brasil, onde essa média não ultrapassa 3 livros por ano.

Portanto, é necessário que o Ministério da Educação tome providências para melhorar o quadro atual, como incentivar a leitura de crianças e jovens desde a alfabetização, além de construir novas escolas em locais de difícil acesso como meios rurais, periferias,etc. Somente assim esse quadro será melhorado.

Compartilhar

5 Correções

  1. Achei a ideia de citar o filme “mãos talentosas” muito boa, porém, ela poderia ter sido melhor introduzida no tema, pois a partir do segundo paragrafo ela parece estar completamente fora do texto. Senti falta dos argumentos ligados a introdução que você deu ao tema, fora isso gostei da redação.

    • 1
  2. Caro(a) Leeitee, bom dia!
    Sua redação está bem estruturada, pois seguiu o modelo de 4 parágrafos, Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão. Porém, notei alguns probleminhas que vou pontuar em ordem:
    1º Parágrafo: Bom uso de alusão, mas senti falta de problematizar o tema. Nesse caso, seria interessante adicionar uma frase falando especificamente da situação no Brasil, para já adiantar que você abordará a falta de leitura em nosso país. Um modelo legal para a introdução é primeira frase de alusão ao tema, segunda frase problematizando e terceira frase com sua tese (nesse caso, você fez a primeira e a terceira, mas faltou problematizar). Além disso, quanto à gramática (competência 1), faltou colocar o nome do filme entre aspas (No filme “Mãos Talentosas”); e na frase “Ben Carson é um menino que obrigado pela mãe…” faltou colocar uma vírgula (deveria ser “Ben Carson é um menino que, obrigado pela mãe…”).
    2º Parágrafo: Você utilizou bem um repertório, eu só sugeriria para inverter a ordem das frases, de modo a colocar a alusão como frase do meio e a comparação com a Índia como última frase. Sobre a gramática, atente-se de que nome de país é sempre maiúscula (Índia), e eu achei que você sem querer personificou esse país, o que perde ponto por tornar o texto subjetivo. Na frase “A índia, por exemplo, é o país que mais dedica horas de seu dia lendo livros.”, ao invés de falar que é o país que mais dedica horas, você deveria falar algo como “é o país em que a população mais dedica horas…”. Sei que parece bobo, mas alguns corretores podem implicar, sabe.
    3º Parágrafo: Novamente, você problematizou bem, com boas alusões de dados. Só faltou você especificar de onde você tirou esses dados, ok? Sempre que for citar estatísticas precisas, é importante mencionar a fonte, senão perde ponto na competência 3. Outro detalhezinho é que eu dividiria a frase “Além disso, a taxa de analfabetismo no Brasil é alarmante, cerca de 6,8 % da população é analfabeta, sendo equivalente a 11,3 milhões de pessoas.”, para destacar mais o argumento que você quer falar. Poderia ficar assim, por exemplo: “Além disso, a taxa de analfabetismo no Brasil é alarmante, o que contribui para o problema. Afinal, segundo (tal fonte), cerca de 6,8 % da população é analfabeta, equivalente a 11,3 milhões de pessoas.”
    4º Parágrafo: Aqui faltou alguns elementos essenciais da proposta de intervenção (o que perde ponto na competência 5). Só para relembrar, precisa especificar Agente, Ação, Modo, Finalidade e Detalhamento. Vou transcrever o parágrafo para mostrar o que é cada elemento:
    “Portanto, é necessário que o Ministério da Educação (AGENTE) tome providências para melhorar o quadro atual (FINALIDADE), como incentivar a leitura de crianças e jovens desde a alfabetização (AÇÃO), além de construir novas escolas em locais de difícil acesso como meios rurais, periferias, etc (AÇÃO). Somente assim esse quadro será melhorado.” Assim, você observa que faltou especificar o meio e o detalhamento. Você perde 40 pontos para cada elemento que deixa de colocar, então cuidado nas próximas!
    Sendo assim, eu atribuiria a nota 760
    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 120
    C5 – 120
    No geral, você demonstra que tem um bom conhecimento de como estruturar a redação. Só precisa se atentar mais com os detalhes que mencionei, especialmente com o uso de repertórios de dados com fonte, tentar problematizar mais o tema, propor uma medida de intervenção completa e alguns detalhezinhos de gramática. Mas continue firme, que você tem um grande potencial pela frente!

    • 2
  3. Gostei da redação, mas senti falta de argumentos, e você deu uma fugidinha do tema.
    Nota: 680
    Você usou uma bela citação do filme “mãos talentosas”, Gostei bastante. Só senti falta de alguns argumentos e como disse, você deu uma pequena fugidinha do tema.
    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3: 200
    Competência 4: 80
    Competência 5: 120
    Estamos aqui pra evoluir, e ajudá-lo a conseguir a nota 1000, com mais dedicação você vai conseguir, meu amigo. Um Bom dia!

    • 1
  4. OLÁ
    Cara você pegou um tema tão bacana para escrever, uma pena que você não soube, sobre citar o filme mãos talentosas, tinha tanto para falar na introdução, não usou do tema, não apresentou nenhum tipo de problemática, não ficou legal, não dissertou praticamente nada na introdução. Procures umas videos aulas de como fazer uma boa introdução.
    Senti que você fugiu completamente ao tema.
    Se querer algumas explicações me mande mensagem, posso te ajudar e enviar umas aulas em PDF.

    • 0
  5. Sua introdução ficou vaga, você não inseriu o tema nela. Sua D1 ficou boa, mas evite usar “em primeiro lugar”, pois daí, no próximo parágrafo o ideal seria você usar “em segundo lugar”. No seu D2, você usou muitos dados, coisa que você deveria fazer em apenas 1 dos parágrafos, use mais repertórios conceituais. Por fim, sua conclusão ficou até boa, mas faltou detalhamento de como o Min. da Educação pode mudar o quadro.
    Espero ter ajudado!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.