Iniciante

O Poder da Manipulação das Mídias

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Gregório de Matos, poeta luso-brasileiro, ficou conhecido como “Boca do Inferno”, por denunciar, de maneira ácida, os problemas que o assolavam no século XVII. Talvez hoje, ao se deparar com a manipulação das mídias sobre os telespectadores, o autor produziria críticas a respeito. Dessa forma, é válido salientar que essa realidade é fruto do capitalismo e da desinformação por parte da população.

Sob esse viés, é lícito postular o sistema atual que visa o lucro excessivo como impulsionador desse revés. Isso porque grande parte das empresas utilizam as mídias como forma de enaltecerem seus produtos, visando atrair o público a comprá-los, mesmo que não precisem. Prova disso, o filme “O Poço”, no qual o personagem Trimagassi foi influenciado por um comercial de televisão a adquirir uma faca que se afiava mais a cada uso, a “Samurai Plus”. Desse modo, a população se torna cada vez mais alienada, o que influencia o consumismo.

Outrossim, é imperativo pontuar a falta de informação como agravante da problemática supracitada. Segundo o filósofo grego Sócrates, os erros são consequências da ignorância humana. À luz dessa prerrogativa, a realidade brasileira no hodiernio quanto a manipulação midiática assemelha-se ao pensamento de Sócrates, visto que parte da população toma como verdade absoluta tudo dito pelos meios de comunicação, pois não buscam as informações com maior grau de aprofundamento. Nesse sentido, as “fakes news” são difundidas.

Portanto, cabe ao Governo Federal, instância máxima da administração executiva, proibir as propagandas consideradas apelativas, por meio de uma filtragem rigorosa, a fim de impedir que o capitalismo induza a sociedade ao consumismo. Além disso, o poder público deve alertar à população sobre as informações falsas, conscientizando-a a verificar todas as notícias que vejam, por intermédio de campanhas televisivas, com o intuito de impedir qualquer manipulação por parte das mídias.

PS: se puder dar nota modelo enem será muito importante para mim, mas se não, qualquer dica, erro notado, forma de melhorar a escrita ou o texto ajudará muito.

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2 Correções

  1. Sua redação, em um olhar geral, ficou bem escrita.
    Introdução com alusão literária e tese trazendo os argumentos a serem defendidos.
    Contudo, atente-se para não “comer” palavras, como em: “Sob esse viés, é lícito postular _________ o sistema atual que visa o lucro.” e ao uso de palavras rebuscadas, como “hodiernio”. Caso opte for fazer uso, toda a sua redação deve ser escrita de forma rebuscada ou poderá perder pontos se forem empregadas de forma incorreta ou sem sentido.
    Caso faça uma citação direta, não se esqueça de usar os dois pontos (;) e aspas!

    Em relação aos desenvolvimentos:
    *Usos de alusões socioculturais e pertinentes; embasamento.
    *O D2 deu a entender que falta algo a mais, pelo modo como foi finalizada. Atente-se a isso!
    *Ambos (D1 e D2) podem ser um pouco mais desenvolvidos. Para tal, aconselho que use dados, de forma parafraseada, dos textos motivadores.

    Outra conselho: faça uso de palavras que demonstrem autoria, principalmente no 2° e 3° paragrafo. Como: latente, potente, agravante…

    Conclusâo:
    *Agentes: Governo Federal (1) >> sugiro que tente trabalhar com dois agentes. Exemplo: Governo Federal, em conjunto com os veículos midiáticos.
    *Ação: proibir as propagandas consideradas apelativas.
    *Modo: por meio de uma filtragem rigorosa/ por intermédio de campanhas televisivas,
    *Detalhamento: ??????? (detalhe a sua ação, como ela será feita)
    *Finalidade: a fim de impedir que o capitalismo induza a sociedade ao consumismo/com o intuito de impedir qualquer manipulação por parte das mídias.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

    Espero ter ajudado!!
    Continue a nadar e o resultado virá :)

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  2. A sua redação não deixou muito claro como seria a manipulação das mídias, e como isso está presente atualmente! A nota que eu daria a sua redação seria 700, você demonstrou domínio da norma culta, nesse quesito daria 140, você compreendeu a proposta, nesse daria 120 (porque você não foi direto ao ponto), você selecionou, relacionou os argumentos, nesse daria 120, você demonstrou conhecimento para a construção da argumentação do texto, nesse daria 160, você elaborou propostas de solução para o problema, nesse daria 160.

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