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O PATRIOTISMO EM QUESTÃO NO BRASIL

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No filme “Capitão América”, é contada a história do jovem Steve Rogers que, imerso no sentimento patriota, aceita torna-se voluntário de uma série de experimentos com o propósito de criar um supersoldado para a defesa dos Estados Unidos. Fora da ficção, é fato que o longa não condiz coma realidade, diante de um extinto envolvimento nacionalista da população.  Nessa perspectiva, é preciso compreender a importância do patriotismo no contexto da plena cidadania, bem como os empecilhos para uma educação moralmente identificada.

A princípio, é fundamental entender o patriotismo como um sentimento voluntário de amor e pertencimento, que omete todo indivíduo predisposto a estimar a pátria. Segundo a teoria da tabula rasa de John Locke, o ser humano é uma tela em branco que precisa ser preenchida com experiências e influências. Nesse sentido, destaca-se o papel do estado na construção de uma imagem ufanista, que possa impulsionar a formação da identidade patriota dos cidadãos.

Ademais, é fulcral pontuar que esse quadro deletério deriva de uma escassa formação educacional focada na valorização moral e cultural do país. Na Grécia Antiga, um dos principais objetivos da cidade de Esparta, era fazer de seus habitantes modelos de soldados fortes, obedientes e compatriotas. Esse processo começava desde criança pelos pais e era concluída pelo estado, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento didático desses guerreiros. Posto isso, fica evidente a urgência de medidas, por parte do governo, que possam extinguir a problemática.

Portanto, providências são necessárias para solucionar esse impasse. Para a implantação de uma geração educada com valores patriotas, urge que o Ministério da Educação em parceria com as escolas, crie um projeto de aulas voltadas para a contemplação da cultura nacional, a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento desses cidadãos. Desse modo, poderemos ter espelhos do jovem Steve Rogers, dignificando a nação.

 

OBSERVAÇÃO: Gostaria que avaliassem por competências (ENEM).

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Competência 1: 1°- tornar-se*: 2°- omete(não sei qual era a palavra, comete?), tábula*.
    Competência 2: a argumentação é consistente nos parágrafos, apresenta um repertório sociocultural produtivo, desenvolvimento pleno da tese.
    Competência 3: projeto de texto bem desenvolvido, apresenta informações, fatos e opiniões, mas acho que faltou uma abordagem sobre as consequências da problemática(quais os efeitos da falta de patriotismo?).
    Competência 4: há a presença constante de recursos coesivos intra e inter parágrafos, assim, promove o desencadeamento das ideias e clareza para a redação.
    Competência 5: apresenta uma boa proposta de intervenção e articulada com os argumentos desenvolvidos, com 4 elementos válidos(faltando o modo/meio), muito legal a retomada da tese.
    1: 160
    2: 200
    3: 120
    4: 200
    5: 160
    Beijinhos!!!!

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  2. Olá, sua redação está ótima, você usou as palavras certas nos momentos certos. Não estou falando só pra você, todas as redações que eu estou corrigindo estou recomendando a mesma coisa( estudar um pouco mais as pontuações) é sempre bom saber um pouco mais, principalmente você que quer fazer o ENEM, o ENEM exige muita sabedoria, na redação ele exige muito a pontuação correta no lugar certo, não só isso, mas as palavras no lugar certo. Não usar qualquer palavra, em qualquer lugar. Mais é isso que recomendo para você( estudar um pouco mais pontuação). Abraço!

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