No filme “Capitão América”, é contada a história do jovem Steve Rogers que, imerso no sentimento patriota, aceita torna-se voluntário de uma série de experimentos com o propósito de criar um supersoldado para a defesa dos Estados Unidos. Fora da ficção, é fato que o longa não condiz coma realidade, diante de um extinto envolvimento nacionalista da população. Nessa perspectiva, é preciso compreender a importância do patriotismo no contexto da plena cidadania, bem como os empecilhos para uma educação moralmente identificada.
A princípio, é fundamental entender o patriotismo como um sentimento voluntário de amor e pertencimento, que omete todo indivíduo predisposto a estimar a pátria. Segundo a teoria da tabula rasa de John Locke, o ser humano é uma tela em branco que precisa ser preenchida com experiências e influências. Nesse sentido, destaca-se o papel do estado na construção de uma imagem ufanista, que possa impulsionar a formação da identidade patriota dos cidadãos.
Ademais, é fulcral pontuar que esse quadro deletério deriva de uma escassa formação educacional focada na valorização moral e cultural do país. Na Grécia Antiga, um dos principais objetivos da cidade de Esparta, era fazer de seus habitantes modelos de soldados fortes, obedientes e compatriotas. Esse processo começava desde criança pelos pais e era concluída pelo estado, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento didático desses guerreiros. Posto isso, fica evidente a urgência de medidas, por parte do governo, que possam extinguir a problemática.
Portanto, providências são necessárias para solucionar esse impasse. Para a implantação de uma geração educada com valores patriotas, urge que o Ministério da Educação em parceria com as escolas, crie um projeto de aulas voltadas para a contemplação da cultura nacional, a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento desses cidadãos. Desse modo, poderemos ter espelhos do jovem Steve Rogers, dignificando a nação.
OBSERVAÇÃO: Gostaria que avaliassem por competências (ENEM).
mariaeduarda14800000
Olá, tudo bem?
Competência 1: 1°- tornar-se*: 2°- omete(não sei qual era a palavra, comete?), tábula*.
Competência 2: a argumentação é consistente nos parágrafos, apresenta um repertório sociocultural produtivo, desenvolvimento pleno da tese.
Competência 3: projeto de texto bem desenvolvido, apresenta informações, fatos e opiniões, mas acho que faltou uma abordagem sobre as consequências da problemática(quais os efeitos da falta de patriotismo?).
Competência 4: há a presença constante de recursos coesivos intra e inter parágrafos, assim, promove o desencadeamento das ideias e clareza para a redação.
Competência 5: apresenta uma boa proposta de intervenção e articulada com os argumentos desenvolvidos, com 4 elementos válidos(faltando o modo/meio), muito legal a retomada da tese.
1: 160
2: 200
3: 120
4: 200
5: 160
Beijinhos!!!!
Esteffany Duarte
Olá, sua redação está ótima, você usou as palavras certas nos momentos certos. Não estou falando só pra você, todas as redações que eu estou corrigindo estou recomendando a mesma coisa( estudar um pouco mais as pontuações) é sempre bom saber um pouco mais, principalmente você que quer fazer o ENEM, o ENEM exige muita sabedoria, na redação ele exige muito a pontuação correta no lugar certo, não só isso, mas as palavras no lugar certo. Não usar qualquer palavra, em qualquer lugar. Mais é isso que recomendo para você( estudar um pouco mais pontuação). Abraço!