No Brasil Contemporâneo, percebe-se a necessidade de haver segurança alimentar, posto que o país pode passar por momentos de instabilidade, tais como se observa em decorrência da COVID-19. Destarte, é imprescindível compreender que a criação de estoques de alimentos é responsabilidade do Estado, no entanto, pode ser realizada por iniciativa privada, o que acelerará o processo. Ademais, deve haver um investimento de verbas públicas na agricultura, de modo a permitir que parte de seu produto seja direcionado às reservas alimentares.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a iniciativa privada pode ser benéfica se o Estado a contratar com o objetivo de armazenar recursos alimentares. Isto pois, a concorrência do mercado capitalista acelera os meios de produção, o que poderia ser aproveitado para permitir a segurança alimentar no Brasil. Assim, é perceptível que é positivo que o Estado valorize a atuação das empresas quanto ao desenvolvimento de armazéns alimentares.
Além disso, a agricultura brasileira poderia ser mais estimulada pelo investimento estatal. Nesse sentido, é evidente que esta, sendo um dos principais meios pelos quais se obtém os recursos alimentares, geraria do mesmo modo muito mais produtos para os estoques incentivada pelo auxílio governamental. Isto é, os agricultores teriam o incentivo das verbas públicas, a qual melhoraria inclusive a qualidade de seu serviço, o que alavancaria a sua produção, e facilitaria a segurança alimentar no território brasileiro.
Depreende-se, portanto, que o papel das empresas e também do Estado é fundamental para a segurança alimentar no território brasileiro. Dessa maneira, é de suma importância que o Governo estabeleça parceria com empresas privadas, por meio de acordo assinado pelo seu líder, com o fim de que esta se responsabilize pelo armazenamento de alimentos para o país. Além disso, cabe igualmente ao Governo, incentivar a agricultura brasileira por meio de verbas públicas, semelhante ao Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, etc. Assim, haverá um aumento na produção agrícola no Brasil, o que elevará os índices de armazenamento alimentar.
Rayane454
Texto bem escrito e argumentado;
Utilize repertórios socioculturais Ex.: o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos retrata a miséria de uma família que para se alimentar escolhem matar um de seus animais de estimação. Ou uma lei da Constituição que mostre o dever do Estado na alimentação…
Sempre se atente com a pontuação e repetição de palavras.
Parabéns!