O papel e os desafios da mídia no Brasil atual

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Estamos vivenciando a Era da tecnologia, somos bombardeados por informações de/e sobre todo o mundo através das emissoras, redes sociais e mais recentemente os podcasts. Com tantas informações disponíveis, criam-se empecilhos para que a verdade, sem retirada de detalhes ou aumento deles, seja entregue ao receptor.  Em 2020, a mídia teve como novo desafio a chegada da pandemia e se tornou cada vez mais complicada a veracidade dos dados devido à circulação das Fake News, por outro lado, tivemos a influência de pessoas públicas incentivando os cuidados e a imunização em massa.

Uma das notícias que repercutiram durante o início da pandemia foi a inserção de chips no corpo humano através da vacina, causando a rejeição de uma grande parte do povo brasileiro para com a vacinação. Essa declaração sem embasamento científico, foi propagada através das redes sociais e as emissoras tiveram que combater a Fake News de maneira concisa e rápida, mas isso não impediu o caos por toda a internet.

Por outro lado, tivemos a grande repercussão dos alerta do influenciadores digitais por meio do Instagram, fosse por campanhas ou no momento da aplicação da vacina. O momento de maior efeito foi após a morte do humorista Paulo Gustavo, que faleceu devido às complicações do covid-19, onde diversos amigos do comediante exigiram a vacina publicamente.

Tendo em vista que, a mídia é a principal ferramenta de comunicação, deve-se utilizá-la para que essa problemática das Fake Nwws seja solucionada de maneira eficaz, usando-a para criar campanhas de conscientização em horários nobres nas emissoras e redes sociais. Consolidando seu papel na sociedade brasileira e nos meios de transmissão. Uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo apenas de seus consumidores.

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6 Correções

  1. Introdução:
    • Estamos [1] vivenciando a Era da tecnologia, [2] somos [3] bombardeados por informações de/e [4] sobre todo o mundo através [5] das emissoras, redes sociais e mais recentemente os podcasts. [6] Com tantas informações disponíveis, criam-se empecilhos para que a verdade, sem retirada de detalhes ou aumento deles, seja entregue ao receptor.  [7] Em 2020, a mídia teve como novo desafio a chegada da pandemia e se tornou cada vez mais complicada a veracidade dos dados devido à circulação das Fake News, [8] por outro lado, tivemos [9] a influência de pessoas públicas incentivando os cuidados e a imunização em massa.

    Obs.:
    1 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
    2 – A inicial de “Tecnologia” deve ser maiúscula, pois está se referindo à “Era”.
    3 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
    4 – Por que essa barra?
    5 – Uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    6 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas.
    7 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
    8 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas.
    9 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.

    Comentários:
    1° – Não fez uma “contextualização”: é aqui que você impressiona o corretor com alguma área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembrando que essa área do conhecimento é avaliada pela competência dois.
    2° Não fez uma “transição”: é aqui que você explica a relação do seu repertório utilizado na contextualização, com o tema que será abordado, fazendo uma comparação ou oposição da área do conhecimento com a realidade. Se você não faz a transição, perde pontos na c2.

    ▪︎Ex.: oposição + justificativa
    É, basicamente, o modo de apontar as divergências entre o repertório e a ideia a ser defendida (a sua tese). Para isso, conectivos de adversidades são oportunos, como “no entanto”, e é preciso justificar o porquê de existir tal desarmonia entre as partes analisadas.

    ▪︎Ex.: comparação + justificativa
    Nessa modalidade, o autor do texto busca estabelecer relações harmônicas entre o repertório adotado e a tese a ser trabalhada. Conectivos de analogia, como “de modo semelhante”, são oportunos nesse processo. Lembre-se de que, aqui, também é preciso justificar o porquê de existir semelhança entre as partes.

    3° – Não fez uma “tese”: é aqui que você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que, quando chegar nos desenvolvimentos, não é pra repetir a mesma coisa da tese. Se você não faz a tese, perde pontos na c2.

    Obs.: a quantidade de períodos deve ser de três a quatro e o número de linhas, no máximo, sete, não passe disso.

    Desenvolvimento 01:
    [1] Uma das notícias que repercutiram durante o início da pandemia foi a inserção de chips[2] no corpo humano através [3] da vacina, causando a rejeição de uma grande parte do povo brasileiro para com a vacinação. [4] Essa declaração sem embasamento científico, foi propagada através [5] das redes sociais e as emissoras tiveram que combater a [6] Fake News [7] de maneira concisa e rápida, mas isso não impediu o caos por toda a internet.

    Obs.:
    1 – Cadê o conectivo interparágrafo? Ele serve para conectar os seus parágrafos, além de serem avaliados pela c4.
    2 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas.
    3 – Novamente teve um uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    4 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
    5 – Novamente teve um uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    6 – Erro de concordância, o correto é “as”, visto que tem concordar com a próxima palavra.
    7 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas.

    Comentários:
    1° – Não fez o tópico frasal: Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo, mas que esteja ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
    2° Como não fez o tópico frasal, não existe a explicação do tópico frasal: é nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.

    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.

    3° – Não trouxe uma área do conhecimento: local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
    4° – Não fez o encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.

    Obs.: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.

    Desenvolvimento 02:
    • Por outro lado, tivemos [1] a grande repercussão dos alerta do influenciadores digitais por meio do Instagram, fosse por campanhas ou no momento da aplicação da vacina. [2] O momento de maior efeito foi após a morte do humorista Paulo Gustavo, que faleceu devido às complicações do covid-19, onde [3] diversos amigos do comediante exigiram a vacina publicamente.

    Obs.:
    1 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
    2 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
    3 – Uso inadequado da palavra “onde”, uma vez que se trata de lugar. Substitua por “em que, que, o qual…”

    Comentários:
    Você falou, falou e acabou não falando nada do que o tema queria. Perceba que o tema não pede NADA relacionado à pandemia, e foi isso que você focou do início ao fim, cuidado. O tema é “O papel e os desafios da mídia no Brasil atual”. Poderia ter falado um ponto positivo no desenvolvimento 01 sobre a mídia, como ela beneficia os cidadãos? Fale sobre isso. No desenvolvimento 02 deveria ter falado dos desafios, pois o tema pede isso, ele que saber que desafios são esses, fale.

    Conclusão:
    • Tendo em vista que, [1] a mídia é a principal ferramenta de comunicação, deve-se utilizá-la para que essa problemática das Fake Nwws [2] seja solucionada de maneira eficaz, usando-a para criar campanhas de conscientização em horários nobres nas emissoras e redes sociais. [3] Consolidando [4] seu papel na sociedade brasileira e nos meios de transmissão. Uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo apenas de seus consumidores.

    Obs.:
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas. Outra coisa, o correto é “news”.
    3 – Quem criará isso? Fale, pois a conclusão precisa de um agente.
    4 – Antes de gerúndio se usa vírgula.

    Comentários:
    1° – Faltou o agente: aqui você irá dizer quem será o responsável por colocar a sua solução para o problema em prática, pode fazer parceria com outro agente, mas não é obrigatório ter dois agentes. Dica: não perca tempo detalhando a função do seu agente, pois o corretor já sabe, sempre foque no detalhamento do meio.
    2° – Faltou o meio: aqui você apenas fala por qual meio o seu agente criará essa solução para o problema. Lembre-se de deixar o meio bem claro, com o marcador “por meio de” ou “por intermédio de”, e nunca use “através” no sentido de meio, pois está errado, uma vez que significa algo que atravessa.
    3° – Faltou o detalhamento: essa é a parte mais importante da sua conclusão, pois será aqui que você irá explicar como vai acontecer essa sua ação em que o agente criará, por meio de alguma coisa, e será essa “coisa” que você deve detalhar, por exemplo, por meio de palestras, detalhe quem dará essas palestras, o que terá nelas, onde serão realizadas.
    4° – Faltou a finalidade: é aqui que você irá falar qual será o resultado esperado por sua ação. Lembre-se de deixar o marcador bem claro, com “com o intuito de, com o fito de, com o objetivo de, a fim de…” e sempre se usa vírgulas antes.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 120
    c3: 120
    c4: 80
    c5: 80
    Total: 520

    Infelizmente não dá pra ensinar tudo com apenas uma correção. Esse problema só será resolvido com muita prática, estudo e muitas aulas. É cansativo, mas não desista, já passei por essa dificuldade. Irei montar um grupo para dar aulas, caso queira ou saiba de alguém que queira participar, me mande uma mensagem. Bons estudos.

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  2. Olá boa tarde eu gostaria de dar a primeira observação na estrutura do seu texto acredito que sua redação da mais de 30 linhas o que pode ocasionar problemas na hora de passar sua redação para a folha de redação do Enem no entanto sua argumentação de tá muito boa e sua proposta de intervenção apesar de longa está muito completa acredito que sua nota seria em torno de 980 pontos Meus parabéns

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  3. Olá, tudo bem?

    A sua redação está boa, porém alguns ajustes pode ser feito, dentre eles pode ser:

    – A argumentação dos parágrafos, você pode argumentá-los melhor.
    – O uso das aspas em palavras estrangeiras.
    Fake News … “fake news”
    – Busque desenvolver melhor a sua conclusão
    – Posicione sua tese e argumente-a.

    A redação é um texto dissertativo-argumentativo, buscando seguir as regras diante dele você consegue melhorar ainda mais a sua redação.

    Pratique bastante, até porquê a prática leva a perfeição.
    Espero ter ajudado, bons estudos!! ;)

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  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 120

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 120

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 120

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  5. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    – Recomendo que você evite a utilização de verbos no gerúndio, não é errado e pode até usar 1 ou 2 vezes, mas evite, pois deixa o texto com uma certa marca de oralidade
    – Use sempre conectivos inter e intraparágrafos, porque é avaliado na competência 4 e deixa o texto mais coeso.
    – Não identifiquei nenhum argumento no desenvolvimento 2, o que caracteriza uma falha nas competências da redação do Enem, sugiro que dê uma revisada nelas, pois precisam ser atendidas.
    – Não localizei os 5 elementos da proposta de intervenção, eles precisam estar completos.
    Fora isso, sua redação está muito boa.

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  6. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Coloque palavras estrangeiras entre aspas, exemplo “fake news”;
    – Use conjunções sempre entre frases e entre parágrafos, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
    – Evite repetições de palavras com sinônimos, exemplos para “fake news”: calúnias, inverdades, notícias falsas, boatos, mentiras…
    – Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, …
    – Faltou embasamento e argumentos para enquadrar o texto em dissertativo. Seu texto está bom, mas parece narrativo.

    Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs

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