Estamos vivenciando a Era da tecnologia, somos bombardeados por informações de/e sobre todo o mundo através das emissoras, redes sociais e mais recentemente os podcasts. Com tantas informações disponíveis, criam-se empecilhos para que a verdade, sem retirada de detalhes ou aumento deles, seja entregue ao receptor. Em 2020, a mídia teve como novo desafio a chegada da pandemia e se tornou cada vez mais complicada a veracidade dos dados devido à circulação das Fake News, por outro lado, tivemos a influência de pessoas públicas incentivando os cuidados e a imunização em massa.
Uma das notícias que repercutiram durante o início da pandemia foi a inserção de chips no corpo humano através da vacina, causando a rejeição de uma grande parte do povo brasileiro para com a vacinação. Essa declaração sem embasamento científico, foi propagada através das redes sociais e as emissoras tiveram que combater a Fake News de maneira concisa e rápida, mas isso não impediu o caos por toda a internet.
Por outro lado, tivemos a grande repercussão dos alerta do influenciadores digitais por meio do Instagram, fosse por campanhas ou no momento da aplicação da vacina. O momento de maior efeito foi após a morte do humorista Paulo Gustavo, que faleceu devido às complicações do covid-19, onde diversos amigos do comediante exigiram a vacina publicamente.
Tendo em vista que, a mídia é a principal ferramenta de comunicação, deve-se utilizá-la para que essa problemática das Fake Nwws seja solucionada de maneira eficaz, usando-a para criar campanhas de conscientização em horários nobres nas emissoras e redes sociais. Consolidando seu papel na sociedade brasileira e nos meios de transmissão. Uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo apenas de seus consumidores.
Projeto Redação
Introdução:
• Estamos [1] vivenciando a Era da tecnologia, [2] somos [3] bombardeados por informações de/e [4] sobre todo o mundo através [5] das emissoras, redes sociais e mais recentemente os podcasts. [6] Com tantas informações disponíveis, criam-se empecilhos para que a verdade, sem retirada de detalhes ou aumento deles, seja entregue ao receptor. [7] Em 2020, a mídia teve como novo desafio a chegada da pandemia e se tornou cada vez mais complicada a veracidade dos dados devido à circulação das Fake News, [8] por outro lado, tivemos [9] a influência de pessoas públicas incentivando os cuidados e a imunização em massa.
Obs.:
1 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
2 – A inicial de “Tecnologia” deve ser maiúscula, pois está se referindo à “Era”.
3 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
4 – Por que essa barra?
5 – Uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
6 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas.
7 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
8 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas.
9 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
Comentários:
1° – Não fez uma “contextualização”: é aqui que você impressiona o corretor com alguma área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembrando que essa área do conhecimento é avaliada pela competência dois.
2° Não fez uma “transição”: é aqui que você explica a relação do seu repertório utilizado na contextualização, com o tema que será abordado, fazendo uma comparação ou oposição da área do conhecimento com a realidade. Se você não faz a transição, perde pontos na c2.
▪︎Ex.: oposição + justificativa
É, basicamente, o modo de apontar as divergências entre o repertório e a ideia a ser defendida (a sua tese). Para isso, conectivos de adversidades são oportunos, como “no entanto”, e é preciso justificar o porquê de existir tal desarmonia entre as partes analisadas.
▪︎Ex.: comparação + justificativa
Nessa modalidade, o autor do texto busca estabelecer relações harmônicas entre o repertório adotado e a tese a ser trabalhada. Conectivos de analogia, como “de modo semelhante”, são oportunos nesse processo. Lembre-se de que, aqui, também é preciso justificar o porquê de existir semelhança entre as partes.
3° – Não fez uma “tese”: é aqui que você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que, quando chegar nos desenvolvimentos, não é pra repetir a mesma coisa da tese. Se você não faz a tese, perde pontos na c2.
Obs.: a quantidade de períodos deve ser de três a quatro e o número de linhas, no máximo, sete, não passe disso.
Desenvolvimento 01:
[1] Uma das notícias que repercutiram durante o início da pandemia foi a inserção de chips[2] no corpo humano através [3] da vacina, causando a rejeição de uma grande parte do povo brasileiro para com a vacinação. [4] Essa declaração sem embasamento científico, foi propagada através [5] das redes sociais e as emissoras tiveram que combater a [6] Fake News [7] de maneira concisa e rápida, mas isso não impediu o caos por toda a internet.
Obs.:
1 – Cadê o conectivo interparágrafo? Ele serve para conectar os seus parágrafos, além de serem avaliados pela c4.
2 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas.
3 – Novamente teve um uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
4 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
5 – Novamente teve um uso inadequado da palavra “através”, já que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
6 – Erro de concordância, o correto é “as”, visto que tem concordar com a próxima palavra.
7 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas.
Comentários:
1° – Não fez o tópico frasal: Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo, mas que esteja ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
2° Como não fez o tópico frasal, não existe a explicação do tópico frasal: é nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
3° – Não trouxe uma área do conhecimento: local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
4° – Não fez o encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.
Obs.: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.
Desenvolvimento 02:
• Por outro lado, tivemos [1] a grande repercussão dos alerta do influenciadores digitais por meio do Instagram, fosse por campanhas ou no momento da aplicação da vacina. [2] O momento de maior efeito foi após a morte do humorista Paulo Gustavo, que faleceu devido às complicações do covid-19, onde [3] diversos amigos do comediante exigiram a vacina publicamente.
Obs.:
1 – Não se pode usar primeira pessoa na redação, sempre será na terceira pessoa.
2 – Cadê o conectivo intraparágrafo?
3 – Uso inadequado da palavra “onde”, uma vez que se trata de lugar. Substitua por “em que, que, o qual…”
Comentários:
Você falou, falou e acabou não falando nada do que o tema queria. Perceba que o tema não pede NADA relacionado à pandemia, e foi isso que você focou do início ao fim, cuidado. O tema é “O papel e os desafios da mídia no Brasil atual”. Poderia ter falado um ponto positivo no desenvolvimento 01 sobre a mídia, como ela beneficia os cidadãos? Fale sobre isso. No desenvolvimento 02 deveria ter falado dos desafios, pois o tema pede isso, ele que saber que desafios são esses, fale.
Conclusão:
• Tendo em vista que, [1] a mídia é a principal ferramenta de comunicação, deve-se utilizá-la para que essa problemática das Fake Nwws [2] seja solucionada de maneira eficaz, usando-a para criar campanhas de conscientização em horários nobres nas emissoras e redes sociais. [3] Consolidando [4] seu papel na sociedade brasileira e nos meios de transmissão. Uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo apenas de seus consumidores.
Obs.:
1 – Equívoco de vírgula.
2 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas. Além disso, as iniciais são minúsculas. Outra coisa, o correto é “news”.
3 – Quem criará isso? Fale, pois a conclusão precisa de um agente.
4 – Antes de gerúndio se usa vírgula.
Comentários:
1° – Faltou o agente: aqui você irá dizer quem será o responsável por colocar a sua solução para o problema em prática, pode fazer parceria com outro agente, mas não é obrigatório ter dois agentes. Dica: não perca tempo detalhando a função do seu agente, pois o corretor já sabe, sempre foque no detalhamento do meio.
2° – Faltou o meio: aqui você apenas fala por qual meio o seu agente criará essa solução para o problema. Lembre-se de deixar o meio bem claro, com o marcador “por meio de” ou “por intermédio de”, e nunca use “através” no sentido de meio, pois está errado, uma vez que significa algo que atravessa.
3° – Faltou o detalhamento: essa é a parte mais importante da sua conclusão, pois será aqui que você irá explicar como vai acontecer essa sua ação em que o agente criará, por meio de alguma coisa, e será essa “coisa” que você deve detalhar, por exemplo, por meio de palestras, detalhe quem dará essas palestras, o que terá nelas, onde serão realizadas.
4° – Faltou a finalidade: é aqui que você irá falar qual será o resultado esperado por sua ação. Lembre-se de deixar o marcador bem claro, com “com o intuito de, com o fito de, com o objetivo de, a fim de…” e sempre se usa vírgulas antes.
Nota:
c1: 120
c2: 120
c3: 120
c4: 80
c5: 80
Total: 520
Infelizmente não dá pra ensinar tudo com apenas uma correção. Esse problema só será resolvido com muita prática, estudo e muitas aulas. É cansativo, mas não desista, já passei por essa dificuldade. Irei montar um grupo para dar aulas, caso queira ou saiba de alguém que queira participar, me mande uma mensagem. Bons estudos.
jheniffer0407
Olá boa tarde eu gostaria de dar a primeira observação na estrutura do seu texto acredito que sua redação da mais de 30 linhas o que pode ocasionar problemas na hora de passar sua redação para a folha de redação do Enem no entanto sua argumentação de tá muito boa e sua proposta de intervenção apesar de longa está muito completa acredito que sua nota seria em torno de 980 pontos Meus parabéns
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação está boa, porém alguns ajustes pode ser feito, dentre eles pode ser:
– A argumentação dos parágrafos, você pode argumentá-los melhor.
– O uso das aspas em palavras estrangeiras.
Fake News … “fake news”
– Busque desenvolver melhor a sua conclusão
– Posicione sua tese e argumente-a.
A redação é um texto dissertativo-argumentativo, buscando seguir as regras diante dele você consegue melhorar ainda mais a sua redação.
Pratique bastante, até porquê a prática leva a perfeição.
Espero ter ajudado, bons estudos!! ;)
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 120
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 120
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
– Recomendo que você evite a utilização de verbos no gerúndio, não é errado e pode até usar 1 ou 2 vezes, mas evite, pois deixa o texto com uma certa marca de oralidade
– Use sempre conectivos inter e intraparágrafos, porque é avaliado na competência 4 e deixa o texto mais coeso.
– Não identifiquei nenhum argumento no desenvolvimento 2, o que caracteriza uma falha nas competências da redação do Enem, sugiro que dê uma revisada nelas, pois precisam ser atendidas.
– Não localizei os 5 elementos da proposta de intervenção, eles precisam estar completos.
Fora isso, sua redação está muito boa.
meme
Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:
– Coloque palavras estrangeiras entre aspas, exemplo “fake news”;
– Use conjunções sempre entre frases e entre parágrafos, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
– Evite repetições de palavras com sinônimos, exemplos para “fake news”: calúnias, inverdades, notícias falsas, boatos, mentiras…
– Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, …
– Faltou embasamento e argumentos para enquadrar o texto em dissertativo. Seu texto está bom, mas parece narrativo.
Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs