Iniciante

O papel e os desafios da mídia no Brasil atual.

  • 0

Na série “The man in the High Castle”, é retratada uma dimensão alternativa na qual os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial. Em um episódio, é informado o assassinato de Adolf Hitler, e a mídia usa tal informação para gerar um sentimento de vingança e patriotismo na sociedade. Fora da ficção, no Brasil, embora o principal papel da mídia seja informar sobre os recentes acontecimentos, ela procura manipular a população brasileira através dessas informações. Nesse sentido, isso se deve ao alto poder de influência que a imprensa possui, que resulta na indução de ideologias nos brasileiros.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o alto controle de intervenção que a mídia possui é um problema. Nessa perspectiva, segundo Martinez, “A função dos meios é influenciar os receptores, e essa influência pode ser maior se o receptor não dispuser da totalidade das ferramentas para sua análise”. Dessa forma, é possível observar que as informações passadas pelos meios de comunicação são manipuladas para o controle de pensamentos da população, e atualmente, com a Revolução Científica, tal disseminação de ideias precisa ser feita pelas redes sociais, tendo em vista que elas estão ofuscando cada vez mais os meios comuns, como a televisão. Então, a mídia precisará se reinventar para continuar o seu papel de influência.

Consequentemente, a indução de pensamentos na população brasileira torna-se maior conforme o crescimento do poder de influência. Sob esse viés, cabe mencionar o período da Era Vargas, no qual o presidente Getúlio Vargas, após aplicar um golpe de estado que censurou os meios de comunicação, usou deles para induzir que seu governo era exemplar, com o objetivo de influenciar principalmente os trabalhadores. Logo, observa-se outro objetivo que a mídia possui com sua função de interferência: o convencimento de ideias. As mídias utilizam opiniões prontas para impor um ponto de vista em um indivíduo sem que ele analise se tal ideologia é coerente ou não, gerando assim, uma população ignorante na concepção de ideais.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom) deve mitigar o poder da mídia em relação a propagação de ideias, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que as mídias devem focar em informar a sociedade sobre as atualidades, sem a sutileza das manipulações. Assim, tal medida será a fim de reduzir a indução de pensamentos prontos nos indivíduos.

Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Sua redação esta muito boa. Apresentou quatro parágrafos com introdução, desenvolvimento e solução.
    – Atenção as vírgulas.
    – Primeiro parágrafo muito bom.
    – Segundo e Terceiro parágrafo bom também, explicou e citou muito bem.
    – Último parágrafo muito bom também.
    – Dá para ver que você tem domínio da norma culta e tem uma boa estrutura de redação.

    Parabéns, e grata pela atenção.

    • 1
  2. Na série “The man in the High Castle”, é retratada uma dimensão alternativa na qual os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial. Em um episódio, é informado o assassinato de Adolf Hitler, e a mídia usa tal informação para gerar um sentimento de vingança e patriotismo na sociedade. Fora da ficção,(3) no Brasil, embora o principal papel da mídia seja informar sobre os recentes acontecimentos, ela procura manipular a população brasileira através dessas informações. Nesse sentido, isso se deve ao alto poder de influência que a imprensa possui, que resulta na indução de ideologias nos brasileiros.
    3 – “Fora da ficção, de maneira idêntica, no Brasil…” Tenta mostrar claramente de que forma o repertório se relaciona com o que você vai abordar.
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o alto controle de intervenção que a mídia possui é um problema. Nessa perspectiva, segundo Martinez, “A função dos meios é influenciar os receptores, e essa influência pode ser maior se o receptor não dispuser da totalidade das ferramentas para sua análise”(2). Dessa forma, é possível observar que as informações passadas pelos meios de comunicação são manipuladas para o controle de pensamentos da população,(8) e atualmente, com a Revolução Científica, tal disseminação de ideias precisa ser feita pelas redes sociais, tendo em vista que elas estão ofuscando cada vez mais os meios comuns, como a televisão. Então, a mídia precisará se reinventar para continuar o seu papel de influência.(1)

    1 – Ângelo, se você reler o seu tópico frasal, você fala que mostraria que a alta influência da mídia é um problema, você foi bem ao falar que as informações passadas pelos meios de comunicação são manipuladas para o controle de pensamentos da população. No entanto, você não foi bem ao começar a dizer que a mídia precisa começar a usar as redes sociais para agir, pois isso não tem relação com o fato de a influência midiática ser um problema.
    2 – Você usou um bom repertório, porém faltou usar ele como argumento, você poderia ter explicado o modo pelo qual a falta de conhecimento faz com que a população se torne manipulável pela mídia, isso tornaria o repertório produtivo.
    8 – tirar vírgula
    Consequentemente, a indução de pensamentos na população brasileira torna-se maior conforme o crescimento do poder de influência. Sob esse viés, cabe mencionar o período da Era Vargas, no qual o presidente Getúlio Vargas, após aplicar um golpe de estado que censurou os meios de comunicação, usou deles para induzir que seu governo era exemplar, com o objetivo de influenciar principalmente os trabalhadores. Logo, observa-se outro objetivo que a mídia possui com sua função de interferência: o convencimento de ideias. As mídias utilizam opiniões prontas para impor um ponto de vista em um indivíduo sem que ele analise se tal ideologia é coerente ou não, gerando (4)assim, uma população ignorante na concepção de ideais.
    4 – vírgula
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom)(agente) deve mitigar o poder da mídia(ação) em relação a(6) propagação de ideias, por meio(meio) de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que as mídias devem focar em informar a(7) sociedade sobre as atualidades, sem a sutileza das manipulações(detalhamento). Assim, tal medida será(finalidade) a fim(5) de reduzir a indução de pensamentos prontos nos indivíduos.
    5 – Para evitar informalidades, recomendo reescrever: “Assim, tal medida terá a finalidade de…”
    6 – em relação à propagação
    7 – informar à sociedade

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    • 1
  3. OI, bom sua redação é muito boa
    venho aqui falr que sua introdução está no padrão do enem, seus desenvolvimento também estão bons e fortes e bem argumentados. A punica coisa que não está tão boa é asua conclusão, que talez tá um pouco rasa demais, acho que devia explicar um pouco melhor como funcionaria essa proposta.
    comp. 1: 160
    comp 2 ; 200
    comp 3: 200
    comp. 4: 200
    comp: 5 160

    920 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.