Historicamente a humanidade é acometida por surtos de doenças (tendo como exemplo a peste negra na idade média) e com o passar dos anos esse fato contínua imutável, porém nos adaptamos e criamos maneiras eficazes de combater tais surtos. O Sistema Único de Saúde (SUS), criado no Brasil, é a mais importante arma utilizada na prevenção e combate das epidemias, no entanto os constantes cortes nos investimentos da saúde, vão sucateando e enfraquecendo esta arma.
Ao se analisar a historia do mundo, percebe-se que as pessoas do estrato social mais pobre, são as mais afetadas pelas epidemias, como foi no período da peste branca (Pneumonia). O SUS por atender de forma gratuita e de qualidade cerca de 80% da população, leva saúde a todas as parcelas da sociedade. realizando testes de prevenção em toda a população para distinguir quem está doente de quem não está, diminui-se muito as chances de novas contaminações, pois além de identificar os casos de doença o SUS isola e trata, independentemente de sua renda, todos os doentes evitando mortes e a circulação do doente pela sociedade e contamine a parcela saudável.
Por atender grande parcela da população, faz-se necessário muitos médicos e equipamentos, bem como precisa-se de leitos e remédios, porém segundo o site de noticias UOl os baixos investimentos na saúde não permitem a obtenção destes produtos. A falta de verba para realizar a manutenção do sistema e aguentar a quantidade de pessoas atendidas, acarreta em uma lenta deterioração que vai diminuindo a qualidade do atendimento hospitalar, o que dificulta ainda mais a realização de ações de combate as pandemias.
Visto a importância do SUS no combate as pandemias e o principal problema que ele enfrenta, fica claro que o ministério da saúde deva, o mais rápido possível, elaborar planos e liberar mais verba para suprir as necessidades básicas do sistema de saúde, afim de que sempre se mantenha em um nível satisfatório de atendimento.
por favor, avaliem como uma redação do Enem!
Nayara1
Olá, tudo bem? Vamos a correção.
1-Domínio da escrita formal da língua portuguesa: (160)
Você apresenta o domínio da modalidade escrita formal da língua português, apresentando poucos desvios de pontuação e boa estrutura sintática.
2-Compreender o tema e não fugir do que é proposto: (120)
O seu texto desenvolve o tema, porém apresenta argumentos previsíveis ,com pouco avanço do senso comum.
3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: (200)
Sua redação e desenvolvida adequadamente, utilização de alusões históricas Demonstrando dessa forma que você apresenta conhecimento de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema(nesse caso seria conhecimento histórico).Além da utilização de dados, causando veracidade ao seu texto . Porém argumentos com pouco desenvolvimento.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: (80)
Em relação a utilização de mecanismos linguísticos , o texto apresenta repertório precário de recursos coesivos.
5. elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: (120)
Sua conclusão é elaborada de forma mediana, falta de detalhamento (exemplo: explicar como o ministério da saúde solucionaria o problema) parte de seu texto: ´´elaborar planos e liberar mais verba para suprir as necessidades básicas do sistema de saúde…´´(que planos? Poderia especificar ).porem volta ao tema solucionando de forma simples a problemática apresentada.
160+120+200+80+120= 680 pontos.
Dica:
• Procure utilizar elementos coesivos ao iniciar uma frase ou um paragrafo, dessa forma seu texto fica enriquecido ,além de mostrar que você tem conhecimento linguístico.
• A sua utilização de alusão historia mostrou que você tem conhecimento de áreas de conhecimento, com uma avanço na nota.
• Procure sair do senso comum para atrair problemáticas sobre o tema no qual se diferencie dos demais candidatos , no paragrafo de introdução você poderia ter colocado : citar epidemia mais consistentes no Brasil que foi a dengue, falar sobre a infraestrutura precária de alguns hospitais ,além de citar que parcela da sociedade não tem acesso a saúde.
Abraço, espero ter ajudado
[email protected]
Ok
C1 – 120
C2 -120
C3 – 120
C4 – 120
C5 -160
Nota = 640
Você demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.(cometeu erros com: acentos, concordância e vírgula)
Creio que faltou dados e base argumentativa para sustentar sua tese.
Sua conclusão foi boa.