A educação, constitucionalmente definida como direito de todos, é crucial na formação de cidadãos atuantes na sociedade e possuidores de conhecimentos importantes para sua vida pessoal e laboral. Sob esse viés, analiza-se o papel do Estado na qualificação da educação e, em contrapartida, a reduzida equidade de ensino no Brasil.
Em uma primeira análise, deve-se evidenciar a atuação estatal necessária para garantir a qualidade do setor educacional. Conforme os ideais do filósofo John Locke, o Estado, através de um contrato social , tem o dever de garantir a ordem e os direitos sociais,tal como a educação. Assim, seguindo esse pensamento percebe-se que ações do Governo, as quais instituam uma educação qualificada, são essenciais para que se mantenham o contrato e a ordem propostos por Locke. Dessa maneira, medidas aplicadas pelo Poder Público como a melhoria das estrutura das escolas públicas e a elevação dos acervos de estudo e pesquisa , melhorariam o ensino brasileiro, demonstrando a importância do Estado na esfera educacional.
Em uma segunda análise, vê-se um desequilíbrio tanto do ensino público em relação ao privado, quanto do ensino público urbano em relação ao rural. Segundo a art. 206, inciso primeiro, da Constituição Federal de 1988, a igualdade de condições para o acesso ao ensino deve ser garantida a sociedade, entretanto,nota-se uma discrepância do acesso ao conhecimento qualificado entra a educação pública e a privada, esta última dispondo de mais livros didáticos, plataformas de ensino, equipamentos tecnológicos e melhores condições estruturais. Ademais,o ensino público rual é ainda mais precário, visto que tanto a estrutura física, quanto os recursos educacionais são ainda mais deficientes, além do acesso até as escolas, o qual dificulta a locomoção de alunos e funcionários. Dessa forma, nota-se o descumprimento da Constituição mediante inequidade de ensino.
Sendo assim, é crucial afirmar a importância de ações governamentais para a garantia de uma educação de qualidade e igualitária. Nesse contexto, cabe ao Estado ampliar a qualificação do ensino público urbano e rural, por meio do encaminhamento de verbas para as instituições escolares. Essas verbas seriam usadas para modificações estruturais e para a elevação de acervos didáticos, como livros e tecnologias de ensino, para que a educação pública seja mais habilitada. Desse modo, direitos sociais como a equidade de ensino serão devidamente cumpridos, garantindo o bem-estar social.
camilerochaa
parabéns, 880 ou 920+, sua argumentação foi bem articulada, repertório sócio cultural apresentado de forma pertinente e produtiva, uso de conectivos de forma coesa.
Joao_2281
Ao meu ver ficou muito show. No seu lugar eu só trocaria aquele nome Constituição ali no D2 que eu creio que seja com letra minúscula, só se fosse a CF que seria maiúscula( mas pesquisa primeiro, não tenho plena certeza). E de vez de por em “Em uma” eu colocaria logo direto kkk em primeira análise e no D2 em segundo plano/lugar. (Mas o seu tbm ta certo e ótimo tbm) eu que gosto de modificar kkkkk.
E na conclusão ali onde vc pôs “Essas verbas seriam usadas” eu mudaria para algo mais incisivo tipo ” essas verbas devem ser usadas.” E só isso.
Mas são só sugestões, o jeito que vcs fez tá ótimo tbm, tenta ver se vai caber td no papel e já foi, só sucesso!!!
Creio que sua nota seja 920+