O papel do Estado na garantia de qualidade da educação

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A educação, constitucionalmente definida como direito de todos, é crucial na formação de cidadãos atuantes na sociedade e possuidores de conhecimentos importantes para sua vida pessoal e laboral. Sob esse viés, analiza-se o papel do Estado na qualificação da educação e, em contrapartida, a reduzida equidade de ensino no Brasil.

Em uma primeira análise, deve-se evidenciar a atuação estatal necessária para garantir a qualidade do setor educacional. Conforme os ideais do filósofo John Locke, o Estado, através de um contrato social , tem o dever de garantir a ordem e os direitos sociais,tal como a educação. Assim, seguindo esse pensamento percebe-se que ações do Governo, as quais instituam uma educação qualificada, são essenciais para que se mantenham o contrato e a ordem propostos por Locke. Dessa maneira, medidas aplicadas pelo Poder Público como a melhoria das estrutura das escolas públicas e a elevação dos acervos de estudo e pesquisa , melhorariam o ensino brasileiro, demonstrando a importância do Estado na esfera educacional.

Em uma segunda análise, vê-se um desequilíbrio tanto do ensino público em relação ao privado, quanto do ensino público urbano em relação ao rural. Segundo a art. 206, inciso primeiro, da Constituição Federal de 1988, a igualdade de condições para o acesso ao ensino deve ser garantida a sociedade, entretanto,nota-se uma discrepância do acesso ao conhecimento qualificado entra a educação pública e a privada, esta última dispondo de mais livros didáticos, plataformas de ensino, equipamentos tecnológicos e melhores condições estruturais. Ademais,o ensino público rual é ainda mais precário, visto que  tanto a estrutura física, quanto os recursos educacionais são ainda mais deficientes, além do acesso até as escolas, o qual dificulta a locomoção de alunos e funcionários. Dessa forma, nota-se o descumprimento da Constituição mediante inequidade de ensino.

Sendo assim, é crucial afirmar a importância de ações governamentais para a garantia de uma educação de qualidade e igualitária. Nesse contexto, cabe ao Estado ampliar a qualificação do ensino público urbano e rural, por meio do encaminhamento de verbas para as instituições escolares. Essas verbas seriam usadas para modificações estruturais e para a elevação de acervos didáticos, como livros e tecnologias de ensino, para que a educação pública seja mais habilitada. Desse modo, direitos sociais como a equidade de ensino serão devidamente cumpridos, garantindo o bem-estar social.

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2 Correções

  1. Ao meu ver ficou muito show. No seu lugar eu só trocaria aquele nome Constituição ali no D2 que eu creio que seja com letra minúscula, só se fosse a CF que seria maiúscula( mas pesquisa primeiro, não tenho plena certeza). E de vez de por em “Em uma” eu colocaria logo direto kkk em primeira análise e no D2 em segundo plano/lugar. (Mas o seu tbm ta certo e ótimo tbm) eu que gosto de modificar kkkkk.
    E na conclusão ali onde vc pôs “Essas verbas seriam usadas” eu mudaria para algo mais incisivo tipo ” essas verbas devem ser usadas.” E só isso.
    Mas são só sugestões, o jeito que vcs fez tá ótimo tbm, tenta ver se vai caber td no papel e já foi, só sucesso!!!
    Creio que sua nota seja 920+

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  2. parabéns, 880 ou 920+, sua argumentação foi bem articulada, repertório sócio cultural apresentado de forma pertinente e produtiva, uso de conectivos de forma coesa.

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