Mestre

O papel do esporte no combate ao preconceito

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Deem nota de acordo com cada competência do Enem, com nota.

Ao longo do processo de formação social, o esporte se tornou uma prática essencial. Sendo representado como um exercício de igualdade e de uma sociedade sem preconceitos na Constituição de 1988, o cenário atual se contradiz com o aumento de queixas preconceituosas no esporte, e assim se faz necessário uma análise dessa conjuntura e suas consequências.

É relevante ressaltar que atletas com determinados fatores étnicos e de gênero podem ser entendidos como melhores no esporte. De acordo com o jornal El País, o número de casos de racistas, sexistas e homofóbicos expandiram quase 20% no último ano, tornando-se assim, um problema social, e de suma importância a reversão de tal problema. 

Em segundo plano, destaca-se a falta de incentivos, financeiros e sociais, para as minorias. A oferta de melhores salários tem uma aparência branca e masculina, deixando mulheres e pessoas negras fora da equação. A desculpa é pouca rentabilidade, de acordo com o site G1. Isso corresponde a pouca valorização, deixando brechas para outros problemas, o que é inadmissível perante a Constituição de 1988.

Em virtude dos fatos mencionados, pode-se perceber a relevância do assunto. Para que uma mudança ocorra é necessário que o Governo atue em inclusões sociais por meio de movimentos sociais esportistas, em busca do impacto social, e a criação de um judiciário especializado em punir os suspeitos dos crimes de preconceito, utilizando a renda de impostos. Chegando assim a um bem estar social, esportivo, democrático e justo, como estabelecido na Constituição. 

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3 Correções

  1. Boa tarde! Alguns pontos que analisei:
    – Tópico frasal ótimo na introdução do texto. Porém, recomendo que você apresente suas teses que serão abordadas no D1 e D2 logo no final do 1° parágrafo, para então compreendermos o que será abordado adiante da redação, na ordem em que elas são apresentadas.
    – No D1, você introduziu e apresentou um repertório, porém não foi possível identificar seus argumentos, somente fatos. Portanto, desenvolva mais este parágrafo.
    – Assim como ocorre no D1, também ocorreu no D2. Neste último, foi perceptível a sua autoria e seu argumento, mas foi pouco explorado, necessitando, então, um melhor desenvolvimento.
    – Na proposta de intervenção, seria bom se tivesse colocado um órgão mais específico, pois o Governo acaba sendo muito aberto e generalizado. Poderia abordar, por exemplo, a Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Justiça.
    – Ainda no mesmo parágrafo, seria melhor se tivesse apresentado um maior detalhamento das ações que seriam feitas através do agente.
    – O vocabulário está muito bom. Existiram alguns erros de vírgula, mas provável que um corretor não tiraria pontos, pois não ocorreu com tanta frequência. Mas senti falta da presença de conectivos em algumas partes do texto.
    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 160

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  2. Seguindo a as competências do enem que se encontra no site http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    I – Competência
    160 pontos.
    Há um domínio da escrita formal. Tendo em vista que só há um erro gramatical, no 4 e ultimo paragrafo (Esqueceu-se do hífen na palavra bem-estar), e alguns erros com a vírgula.
    II – Competência
    200 pontos
    Não existe fuga do tema. Há um domínio do gênero textual.
    III – Competência
    120 pontos
    Acredito que seu texto poderia ter uma riqueza maior de opiniões com base nos argumentos que apresentou, e essa deficiência causa uma leve desorganização nesse tópico.
    IV – Competência
    160 pontos
    O texto tem uma boa articulação, contudo, percebe-se algumas inadequações.
    V – Competência
    200 pontos
    Há uma proposta de intervenção cabível que não infringe os direitos humanos.

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  3. Oi, tudo bem? Espero que sim.
    Bom… Gostei da sua redação. Contudo, seus argumentos não foi muito bem explorado.
    Ouveram erros gramaticais.
    Senti falta de repertórios mais sólidos, bem desenvolvidos e organizados.
    Competência I : 160
    Competência II : 160
    Competência III : 120
    Competência IV : 160
    Competência V: 160
    NOTA FINAL: 760

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