“No meio do caminho tinha uma pedra”. Esse verso de Carlos Drummond de Andrade, metaforicamente, pode associar com uma temática atual; já que, em uma era de avanços tecnológicos no Brasil, os diversos pontos de vista nas redes sociais interferem nas relações interpessoais e no verdadeiro papel desses meios comunicativos tornando-se uma “pedra” no desenvolvimento das tecnologias no país. No entanto, deve-se debater suas consequências e desenvolver soluções para mitiga-las.
A princípio, cabe ressaltar que uma das consequências desse tema é a propagação da agressividade na população tecnóloga. Ademais, tal fator pode desencadear novas complicações, como a saúde mental e social, afetando as boas relações interpessoais. No que se diz a respeito, portanto, dessas complicações, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode ocasionar elevados níveis de estresse que, por conseguinte, causa alopecia (queda de cabelo) e hipertensão. Sendo assim, esses fatos considerados caóticos precisam ser combatidos para eliminar esse problema.
Além disso, é importante salientar que segundo Hannah Arendt em “banalidades do mal”, muitos casos de discriminação e desigualdade social nas redes sociais, que foram relatados, estão sendo banalizados pela sociedade por não entenderem as diferenças de opiniões. Entretanto, em meio a um país mestiço desde a colonização portuguesa, as diversidades de convívios sociais tendem a educar a mente de forma divergente dos outros, ou seja, a atualidade deve se adentrar nesse pensamento de que há vários pontos de vista e respeitá-los, somente assim, extinguirá a discriminação e desigualdade social.
Diante disto, deve-se elaborar medidas que solucionem os empecilhos desse tema. Logo, cabe aos desenvolvedores dos meios comunicativos mais utilizados pela nação, construírem algoritmos – como bloqueadores de comentários – que impeçam as publicações que desrespeitem os direitos humanos a fim de reduzir as agressões e discriminações virtuais.
AnaLor
Opa :)
Então, você tem um ótimo repertório e consegue expressar sua opinião de maneira explícita. Parabéns! Todavia, peço que você dê uma atenção especial à forma como c constrói essa opinião. Por exemplo, no trecho “os diversos pontos de vista nas redes sociais interferem nas relações interpessoais e no verdadeiro papel desses meios comunicativos” não fica claro qual o papel desses veículos midiáticos. Se você não coloca suas “funções primordiais”, como o leitor concorda que os “pontos de vista nas redes sociais” são realmente ruins, uma pedra no caminho? Em outro momento, você também afirma: “em meio a um país mestiço desde a colonização portuguesa, as diversidades de convívios sociais tendem a educar a mente de forma divergente dos outros”, você acaba caindo na ideia de brasileiro cordial, do “ser das três raças”. Isso me preocupa (e aí é um contra-argumento meu e que explícito pq acho que o corretor pode levar em consideração) pois dizer que o nosso modelo colonial, extremamente racista e classista e com repercussões até hj – se não vigente até hj k -, contribui para uma diversidade de pensamentos é algo, na minha opinião, idealizado se se considerar que a maior parte da população não teve e não tem voz social. Existem outros pontos também que acho melhor c dar uma revisada, como, além da forma como c construiu alguns argumentos, a vírgula e a proposta de intervenção, a qual poderia ser mais discutida e circular com o restante do texto.
Acho q é isso. Abraços e se quiser discordar dos meus pontos, especialmente os que questiono sua argumentação, pode enviar msg. Tmj
Anagela
Olá,
Achei seu texto muito bem estruturado e é visível que você tem um bom conhecimento sobre o assunto, visto que ao lê-lo senti que você o escreveu com bastante confiança naquilo que lhe foi proposto. Uma pequena observação é, tomar cuidado com certos comentários, para que na cabeça de alguns não surja aquele ponto de interrogação na hora de tentar entender o que você quis dizer; ser claro e objetivo sempre é um bom plano. Mas no geral sua redação está de parabéns!
Adrielly Ferreira
Olha, meu lindo, essa redação tua tá 920. Tipo, tu desenvolveu seus argumentos muito bem, mas pecou em uma coisa e pecou várias vezes nela: conectivos. Ademais, entretanto, no entanto dão sentido de contradizer, e quando você os usou não estava contradizendo. Isso tira coerência do texto, minha professora de português foi enfática com isso essa semana. Achei o seu “além disso” no terceiro parágrafo muito bem colocado. Parabéns pela redação!
camilli.bressa
Redação muito bem elaborada. Atende as 5 competências exigidas pelo ENEM.
Há uso de cognitivos, citações de pensadores e celebridades. Introdução com citação de um autor renomado e que também tem coesão.
Dois parágrafos de argumentação escritos com coesão. Conclusão excelente. Parabéns!