Especialistas em tecnologia e profissionais da área tecnológica fazem um alerta sobre o papel das redes sociais na formação da opinião pública no documentário original da Netflix, “O dilema das redes”. Com exemplos reais, eles mostram os impactados dessas plataformas na democracia e na sociedade. Neste sentido, discute-se dois fatores primordiais: a interferência da mídia no cotidiano das pessoas e a busca excessiva por lucros pelas empresas.
A princípio, segundo uma pesquisa do “Digital News Report 2013”, 6 em cada 10 brasileiros utilizam as redes sociais como noticiário. Dessa forma, percebe-se que os jornais tradicionais estão sendo substituídos por essas mídias que podem ser altamente manipuladoras, os próprios utilizam essas ferramentas como estratégia, já que podem criar informações com um tom informal e com uma opinião de fundo. De acordo com Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Entretanto, se percebe que a conversão já foi feita, visto que os famosos “feeds” são feitos conforme o perfil do usuário para manipular o mesmo de uma forma despercebida, tornando-se mecanismo de manipulação na formação da opinião pública.
Paralelo a isso, Foucault- pensador contemporâneo – diz: “Muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas”. Acerca dessa lógica, as empresas (Google, Facebook, instagram) buscam somente o lucro ultrapassando até mesmo valores éticos e morais. Destarte, se as pessoas parassem de usar essas plataformas virtuais, as empresas que sofreriam as consequências, por isso essas redes criam um sistema que se torna objeto de vício e dependência para os usuários.
Portanto, as instituições de ensino devem adicionar na Base Curricular projetos interdisciplinares para todos os anos que ajude os alunos a ser pessoas críticas e autossuficientes. Isso deve ser feito por meio de palestras de profissionais com a participação da comunidade escolar (professores, família e pessoas do bairro) com espaços interativos de perguntas e tarefas para que desenvolva a opinião pública das crianças e dos jovens, a fim também de que não fiquem viciados e não sejam manipulados. Somente assim será possível converter os dados mostrados pelo documentário “O dilema das redes” e o problema da influência das redes sociais na opinião pública poderá ser amenizado.
gabrielleestefanie
Bom dia!
C1: 180, poucos desvios gramaticais
C2: 200, apresentou repertório sociocultural produtivo, pois está vinculada à tese do parágrafo.
C3: 200, boa contextualização.
C4: 160, preste atenção no uso de orações reduzidas ao longo do texto.
C5: 200, proposta de intervenção ficou bem detalhada.
Total: 940