Na Série Grey ‘s Anatomy, Cirurgião Dereck Shepherd, não confiava em sua companheira e em sua irmã para desenvolverem o mesmo trabalho que ele, pelo fato delas serem mulheres. Fora da ficção, esse fato se reproduz em várias áreas, como por exemplo nas Olimpíadas, onde a performance e técnica das atletas estão condicionadas a uma visão machista que as inferioriza. No mundo inteiro, isso também é um problema que atravessa séculos, sendo assim, é necessário que medidas sejam tomadas para a solução desse impasse.
O Japão se destaca em várias esferas de desenvolvimento, mas quando o assunto é o tratamento dado às mulheres, isso ainda é uma questão, visto que o país mantém uma visão machista que as inferioriza e negligencia. Segundo o ranking global de igualdade de gênero divulgado em março pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), os japoneses ocupam a posição 120 de um total de 156 países analisados. Nas Olimpíadas 2021 realizada em Tóquio, houveram várias polêmicas envolvendo o machismo. Porém, esse é um problema que o mundo inteiro enfrenta a muito tempo, devido a uma construção social que condiciona a mulher a uma visão apenas de reprodução, sexualização e trabalho doméstico.
No entanto, estamos caminhando lentamente para a solução desse problema. A primeira vez que todas as delegações tiveram atletas mulheres nas Olimpíadas foi em 2012, sendo que os jogos já acontecem desde 1896. Outra questão é a sexualização dos corpos das atletas, onde em muitas modalidades, os uniformes são usados de forma a erotizá-las. A ginasta alemã Sarah Voss abandonou o maiô cavado numa competição europeia neste ano e apareceu com um macacão de corpo inteiro para se posicionar contra a “sexualização na ginástica”, ato seguido por colegas. Por isso, infere-se que é necessário que medidas sejam tomadas para a solução do problema.
Portanto, a confederação das Olimpíadas deve melhorar o tratamento que dão ás atletas participantes desse espetáculo, dando a elas espaço para desempenharem suas técnicas e performances, autonomia para decidirem qual uniforme querem usar, e direitos iguais aos atletas masculinos, isso deve ser feito por meio de políticas públicas que assegurem esses direitos a elas, fazendo com que isso se reflita na desconstrução do machismo dentro e fora do ambiente esportivo
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi desvios gramaticais(alguns provavelmente erro de digitação) na sua redação!
C2: 120
Na minha visão você não relacionou bem o tema, principalmente no D2. Do machismo nos esportes foi falado, mas como as olimpíadas podem ajudar nisso? Além disso, seu ponto de vista soa bipolar, D1 falando da gravidade do problema, D2 falando que ele vêm melhorando.
C3: 120
Muito repertório e pouca argumentação! E novamente, a bipolaridade, os argumentos não conversam entre si.
C4: 120
Apresente mais conectivos e procure usá-los corretamente.
C5: 160
Proposta completa, mas o seu detalhamento é meio questionável.
Nota final: 680
A redação cumpriu o projeto de texto e você escreveu muito bem, apenas procure argumentar mais e não tangencie o tema. Abraço e bons estudos :)
Fialho
Nota: 640
INTRODUÇÃO
– Deveria ser ”como, por exemplo nas Olimpíadas”
– ‘performance’ é um estrangeirismo. É preferível dizer ”desempenho”
– Deveria ser ”medidas devem ser tomadas para a solução desse impasse.”
– Gostei que você usou repertorio
D1
– Deveria ser ”negligência”
– Deveria ser ”Segundo a classificação global”
– Deveria ser ” Na Olimpíada 2021 realizada em Tóquio”
– Estilisticamente ‘Porém’ só deve ser utilizado no início da frase raramente, e para um efeito dramático
– Deveria ser ”enfrenta há muito tempo”
– Deveria ser ”por uma construção social que condiciona a mulher”
– Na sua próxima redação, use um tema mais especifico que foque em apenas um pais. O ENEM acaba sendo assim. Pega temas BEM específicos!
D2
– Deveria ser ”medidas devem ser tomadas para a solução do problema.”
– Outra dica! Tente pegar 2 problemas e coloque um problema no d1 e outro problema no d2! Falar de vários problemas em um paragrafo acaba atrapalhando.
– Leia redações nota 1000.
CONCLUSÃO
– No geral, eu gostei da sua conclusão, porém faltou um pouco mais de detalhamento. Algumas palavras estavam escritas erradas e o paragrafo não tinha 3 pontos finais. Recomendo que finalize os parágrafos com a finalidade da proposta!