Aprendiz

O papel da mulher no futebol

  • 0

Na clássica obra “Orgulho e Preconceito” da escritora inglesa Jane Austen, a personagem principal, Elizabeth Bennet, é uma mulher muito a frente de seu tempo; sem nenhum interesse em casar-se e ter filhos – o que era muito incomum para a época. Fora da ficção, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para conquistar o seu espaço na sociedade; principalmente no que se refere ao papel destas no futebol. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

A princípio, a desigualdade de gênero é um problema social que age diretamente para a propagação desse impasse, visto que a remuneração de mulheres jogadoras, exercendo as mesmas funções que seus colegas homens ainda é muito inferior. De acordo com o Centro de Pesquisas Pew, nos Estados Unidos a desigualdade salarial entre homens e mulheres é 15% favorável à eles. Assim, deixando claro esse “abismo” de diferença salarial de homens e mulheres no futebol.

Ademais, valores de antigas culturas machistas, em que a mulher é vista como “vulnerável”, ”frágil” e ”incapaz” e com esteriótipos de que o papel da mulher é ser ”cuidadora do lar”, e de ”gerar filhos”, são os impulsionadores do problema. É imprescindível a atuação de políticas públicas que solucione esse impasse.

Portanto, tendo em vista os argumentos apresentados, é mister que o Estado tome medidas para melhorar o quadro; é de suma importância que o mesmo, juntamente com o poder Legislativo, crie medidas, por meio de leis, que assegurem uma remuneração igualitária às mulheres jogadoras, a fim de promover a igualdade de gênero no futebol. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade em que homens e mulheres tenham os mesmos direitos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução não foi muito objetiva, mas ficou muito boa, embora, acho que precise apresentar quais teses irá ser desenvolvidas.
    Argumentação bem desenvolvida. Poucos desvios gramaticais, no geral está muito boa
    Intervenção completa, todos os 5 elementos estão presentes.
    Comp 1- 200
    Comp 2- 160
    Comp 3- 200
    Comp 4- 200
    Comp 5- 200
    Total: 960
    Atente-se para a parte introdutória e o 1000 vem.

    1 Compartilhar

    • 0
  2. Vc demonstrou um amplo conhecimento sobre o assunto. Sua introdução e D2 foram muito bem feitos e vc usou muito bem os conectivos ao decorrer da redação
    Entretanto, achei seu D2 muito vago, vc n se aprofundou muito nele, deixando ideia vaga no leitor.
    Sua conclusão achei q faltou um pouco mais de detalhamento
    Nota:800

    • 1
  3. Ótima redação, mostrou que tem um repertório muito bom e tem conhecimento sobre a estrutura da carta dissertativa, gostei muito da introdução e do D1. No entanto, achei que seu argumento no D2 foi vago, vc expôs o argumento sobre as culturas machistas mas não deixou claro quais são, achei que faltou o detalhamento, só na conclusão senti falta de clareza na hora de dizer que medidas serão feitas pra amenizar o impasse, criar leis é um argumento muito vago, também senti falta detalhamento sobre essas leis.
    NOTA FINAL: 780

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.