O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE VALORES NA SOCIEDADE

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Consoante ao grande poeta Drummond, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase toda totalidade, não se sente esta sede”. Sob esse viés, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o que o filósofo disse. No entanto, com a decorrência da desvalorização da leitura, torna-se necessário o debate acerca do hábito de ler e o papel que ele representa.

É importante ressaltar, em um primeiro plano, que a leitura é crucial para a vida social. Entretanto, essa tarefa não se encontra introduzida na sociedade, uma vez que, segundo ao IBGE, 75% entre os jovens de 14 a 17 anos não lêem se quer um livro. Com base nisso, a desvalorização literária é prejudicial a formação social e, por conseguinte, compete ao cidadão ficar atento a essa realidade se cobrar em relação a essa atividade. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Além disso – outro ponto relevante – a literatura tem papel fundamental na formação de valores da sociedade e agrega no senso social e crítico deles. Ademais, o assunto em questão, torna as pessoas mais preparadas para as hostilidades e a serem um espelho de possibilidades humanas. Nesse sentido, torna-se indispensável a prática da leitura no decorrer da vida do povo brasileiro. Desse modo, faz-se mister a implantação dessa postura de forma urgente.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, as instituições educacionais são responsáveis pelo papel que a literatura tem na vida das pessoas e emancipação dos seus alunos, com intuito de deixá-los cientes sobre a influência da leitura na formação social dos homens. Como dizia o filósofo Cesare Pavese, “A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida”.

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11 Correções

  1. Consoante ao grande poeta Drummond, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer(1) mas(1) por incrível que pareça, a quase toda totalidade,(2) não se sente esta sede”. Sob esse viés, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o que o filósofo disse. No entanto(3), com a decorrência da desvalorização da leitura, torna-se necessário o debate acerca do hábito de ler e o papel que ele representa.
    1 – vírgula
    2 – tira a vírgula
    3 – conectivo errado, não houve contraste.
    É importante ressaltar, em um primeiro plano, que a leitura é crucial para a vida social. Entretanto, essa tarefa não se encontra introduzida na sociedade, uma vez que, segundo (4)ao IBGE, 75% entre os jovens de 14 a 17 anos não lêem(5) se quer(6) um livro. Com base nisso, a desvalorização literária é prejudicial a(7) formação social e, por conseguinte, compete ao cidadão ficar atento a essa realidade(8) se cobrar em relação a essa atividade. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
    4 – Segundo o IBGE
    5 – leem
    6 – sequer
    7 – à
    8 – e se cobrar

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  2. 👉 Pontos que deve melhorar nos teus próximos textos
    ✔️Uso improdutivo de repertório. Drumond foi entre muitas coisas menos filosofo. Se queria usar sinônimo, podia usar ”Pensador” ”escritor” …
    ✔️ Introdução está OK. Mas apenas OK. No segundo período, que e a frase que deflagra a problemática propriamente dita, poderia ter caprichado mais. Mas tá objetiva, clara e acima de tudo expondo a tese.
    ✔️ Percurso argumentativo deve ser ampliado e melhor desenvolvido. Eu pessoalmente acho essas frases de desfecho uma faca de 2 gumes. Tem corretor que pontua e outros que não.
    ✔️ Desenvolver melhor a proposta de intervenção. Lembre-se sempre, tem que ter agente , modo/meio, ação e detalhamento
    ✔️ Não retoma o repertório da introdução no desenvolvimento ou intervenção
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………..
    👉 Pontos positivos do teu texto.
    ✔️ Estrutura promissora. Isso conta muito na nota. É nítido que você já tem uma boa ideia de como estruturar o texto
    ✔️ Desenvolve razoavelmente os argumentos. Mas precisa ampliar ainda mais as marcas de autoria e argumentação.
    ✔️ Bom uso de conectivos.
    ✔️ Bom repertório sócio cultural .
    ✔️ Bom uso dos sinais de pontuação.

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  3. Boa noite!
    Olhe sua redacao comecou bem, ja no D1 seu desfecho final ficou muito pequeno e tambem voce deveria ser mais critico.
    No D2, ficou meio confuso… Mais mesmo assim ainda com um desfrecho final pequeno e nao critico…

    Sua conclusao esta incompleta….

    C1 = 160
    C2 = 120
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 140
    ======= 740 pontos…

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  4. Seu texto ficou legal, porém de mais atenção em algumas palavras que podem ser mais complexas e não precisará estender sua redação, fazendo-se dela compreendida e não cansativa.
    Elabore uma conclusão mais coesiva, estenda sua conclusão apresentando suas ideias, apresente nela um resumo dos fatos mencionados anteriormente em sua redação. Compreenda que precisa instigar o leitor a ler e a entender sua redação.

    Entende-me?

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  5. Muito boa, só ficou um pouco sem rumo, mas com muito dados concretos, tanto histórico, quanto percentual.
    Com a prática as melhoras serão claras e com base nessas teses podemos avaliar o quão a leitura é importante na vida não só do brasileiro mas também de todas as pessoas em geral.
    Com base nesses projetos citados na dissertação, podemos ter idéias boas para uma boa educação nas entidades de ensino do Brasil a fora

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  6. Falta repertorio, e o desenvolvimento está um pouco confusso. Mesmo que você saiba usar as palavras, mostra desvio de pensamentos eu daria 670 pontos. Porém é um bom texto, mas eu colocaria mais repertorio e teria cuidado para nao fugir do pensamento. A introdução está boa, é a partir do desenvolvimento que falta aperfeiçoar

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  7. Olá, eu gostei bastante do tema que você utilizou, é um tema muito importante.

    Gostei que usou um dado estatístico só vou te dar uma dica que me deram também, na parte “segundo o IBGE” eu sugiro que além de escrever abreviado coloque o nome inteiro pois ajuda a contar pontos, então seria “Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística)” …
    Me faltou também um pouco mais de clareza no argumento 2 e na proposta de intervenção, mas com o treino todos nós iremos melhorar, boa sorte.

    Peço que por favor corrija a minha redação também.

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  8. O texto pareceu um pouco sem norte, apesar de mostrar boas informações, você meio que não conseguiu aproveita-las bem.
    A introdução ficou boa, mostrou um pouco de posse no assunto porém o desenvolvimento decaiu um pouco e não teve muita aproveitamento e ligação das informações além da conclusão não ter uma solução direta.

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  9. O texto está legal, mas da uma impressão de faltar algo, sabe?
    Aparenta que ficou meio desconexo, as informações são boas mas precisa elaborar e destrinchar melhor.
    Sobre o primeiro parágrafo, no trecho:
    “… decorrência da desvalorização da leitura, torna-se necessário o debate acerca do hábito de ler e o papel que ele representa.”
    Ficou boa a introdução.
    Você apresentou as propostas, mas por conseguinte não puxou-os bem.
    No segundo, você apresentou bem os dados.
    Terceiro, parece que se perdeu um pouco, esse ficou meio confuso, teria muitos assuntos interessantes para você destrinchar nesse, mas acho que se você colocasse mais sobre o espelho global sobre o assunto e mencionasse o Brasil com os dados anteriores ficaria melhor.
    A proposta do tema parece ser global, talvez se pensasse globalmente ficasse mais fácil.
    E por fim a conclusão, ela ficou fraca.
    Quais medidas para mitigar a problemática ?
    Alguma instituição, projetos, algo do tipo para complementar ficaria muito bom!
    Uns 660/1000
    Bom, é isso mas continue escrevendo, com a prática você vai longe. Torço por você e bons estudos!

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  10. Bom dia ;)

    Texto legal.

    Vou citar as competências que eu acredito que você possa melhorar de maneira rápida.

    Competência I >>> avalia se o candidato tem noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e a oral.

    ((((( Nesse caso é distanciar da modalidade oral. Como no começo do segundo parágrafo do desenvolvimento, por exemplo)))

    Competência IV são destinados aos candidatos que apresentam uma excelente capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos.

    ((( Nesse caso, ser mais claro na argumentação, evitar ambiguidades e se distanciar do senso comum. Exemplo, na segunda oração do segundo desenvolvimento )))

    Além disso a quinta competência que exige um estudo mais detalhado de agente, meios e finalidade.

    NOTA : 680

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  11. Vocêprecisa ver que no tema não é dito que o problema é brasileiro, então vc não pode focar no Brasil como vc escreve ,esse problema é global, você deve pensar em amplitude e quem pode resolver o problema é a ONU
    Introdução
    Drummond, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase toda totalidade, não se sente esta sede”. ( deve vir dois pontos ” : ” antes da frase do autor e deve vir ” , ” antes da palavra mas)
    No entanto, com a decorrência da desvalorização da leitura, torna-se necessário o debate acerca do hábito de ler e o papel que ele representa. (O conectivo no entendo serve para negar, você não pode negar o que disse anteriormente já que você concorda com a frase do autor, o correto é conectivo de continuação, ex: ” Além da decorrência da desvalorização…)
    D1
    segundo ao IBGE ” O ” e não “ao”
    75% entre os jovens de 14 a 17 anos não lêem se quer um livro ,o correto é “DOS” e não “entre”
    D2
    Você não colocou repertório, isso faz perder pontos já que não teve embasamento para sustentar o argumento
    Conclusão
    Você mencionou instituição de ensino ,mas não elaborou proposta com agente (algum ministério apropriado), ação (ex: doação de livros e e-books), meio (através das escolas e plataforma digital) , detalhamento (que serão distribuídos gratuitamente para a população e estimulará o gosto pela leitura) e finalidade (a fim de solucionar o deficitário panorama), minha dica é estudar as redações nota 1000 para saber como escrever
    Se gostou da minha correção avalie meu comentário como o melhor.

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