Segundo Soraya Rodrigues de Araguão, psicóloga e escritora, o ser humano é naturalmente insatisfeito. Evidencia-se que essa perspectiva é efetiva no hodierno cenário global, sobretudo no Brasil, visto que se tornou frequente a adversidade no âmbito da política. Isso ocorre, ora em função da alienação política, ora pela ausência de comprometimento dos indivíduos para desempenhar seu dever como bons eleitores.
Primeiramente, é imprescindível destacar que a alienação política vem a ser a não interação do ser humano nas ações que norteiam o contexto político e social, esta nos leva á não percepção dos acontecimentos, nos quais estamos inseridos. De acordo com os pensadores Platão e Aristóteles, o homem é um animal político e esta concepção parte do pressuposto de que o verdadeiro cidadão é aquele que efetivamente participa da vida em sociedade. Dessa forma, um ser social é um ser político, pois a política nada mais é que condição do bem comum.
Outrossim, é imperioso pontuar que no caso brasileiro a política é vista atrelada á corrupção, que beneficia apenas uma minoria. Esse panorama faz com que as pessoas se afastem, gerando um círculo vicioso e a perpetuação do poder nas mãos dessa mesma minoria. A passividade diante dos acontecimentos histórico-político nos faz perceber o quanto a alienação política condiciona o indivíduo á não participação, pela falta de informação e interesse, afastado de preocupações com a política e com os problemas coletivos.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para politizar os cidadãos. Como afirmava Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação. Em virtude disso, a superação deste cenário político depende da aceitação desta condição e consequentemente, da vontade de sair e mudar. O Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal deve organizar palestras nas escolas para pais e alunos sobre a construção de uma sociedade democrática com comprometimento. Desse modo, podemos tentar garantir uma população sendo sujeito da situação, respondendo, assim, pelas ações referentes à sociedade, ao meio no qual estamos inseridos, nos sentindo parte integrante e de grande responsabilidade no processo político.
AnaPaula1000Iniciante
O panorama da descrença no sistema político
Compartilhar
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM
LINHA – CONFORME VISUALIZO NO COMPUTADOR
L1-
L2-
L3-
L4-“”comprometimento dos indivíduos para desempenhar seus deveres” – plural.
L5-
L6-
L7- nos leva a, sem acentuação. Creio que aí quis colocar uma crase, certo? Não use-a antes de advérbio.
L8-
L9-
L10-
L11-
L12-
L13-
L14-
L15-“acontecimentos histórico-políticos” – plural.
L16-
L17-
L18-
L19-
L20-
L21-
L22-
L23-
L24-
L25-
L26-
L27-
L28-
L29-
L30-
ARGUMENTAÇÃO, COESÃO-COERÊNCIA, ESTRUTURA
Introdução – explicite melhor o tema (achei confuso o termo “adversidade”);
Segundo parágrafo – a progressão argumentativa é confusa. Conecte as ideias, de modo a deixar fluir o texto. Encaixe os pensadores com o seu argumento, por meio de um conectivo e com a explicação do pensamento deles com o seu.
Terceiro parágrafo – a construção também ficou confusa.
As ideias contidas nos parágrafos de desenvolvimento são muito boas, contudo precisam ser mais articuladas. Algumas vezes tive que reler. Os corretores não possuem tempo para isso. Deixe suas ideias bem “amarradas”.
Não se coloque, pois torna o texto muito subjetivo. Podemos, nos leva…
Repetição de recursos pronominais – “esta”.
Repetição de termos – “política”
PROPOSTA INTERVENTIVA
AGENTE – (X)SIM; ()NÃO. – cuidado. O Ministério não pode implementar palestras, apenas incentivar que as instituições façam.
AÇÃO – (X)SIM; ()NÃO;
MEIO/MODO – ()SIM; (X)NÃO.
DETALHAMENTO – (X)SIM; ()NÃO.
FINALIDADE – (X)SIM; ()NÃO. – “podemos tentar garantir” – no lugar de usar termos que denotem um “talvez”, afirme. Tire o termo “tentar”.
NOTA
C1-160
C2-160
C3-120
C4-120
C5-120
TOTAL – 680
Ana, você escreve muito bem, mas algumas ideias estão confusas e algumas partes do texto estão soltas e pouco desenvolvidas. Releia seu texto e tente reescreve-lo. Eu sei que você consegue, okay? Parabéns.
Você também pode me ajudar. Caso tenha gostado da correção, não esqueça de dar o like e se tiver sido a melhor, selecione-a como “melhor”. Abraços!
Jubs
Olá. Gostei muito da forma que você construiu sua redação, porém tenho algumas ressalvas:
– Cuidado com o uso de palavras em gerúndio, há muitas;
– Há alguns erros de acentuação, nada muito grave;
Sobre as competências:
– Domina bem a norma culta;
– Repertório consistente em citações, acho que você poderia variar suas opções pois em todos os parágrafos você trouxe alguma citação – indireta – e isso soa um pouco repetitivo, é bom abordar outras formas de analogias;
– Seu texto é bem coerente com a tese, o que lhe garante muitos pontos na competência 3;
– Possui bons conectivos que deixa o texto coeso, tanto entre os parágrafos como entre os períodos;
– Proposta de intervenção bem construída e viável, que contém os elementos essenciais;
Notas:
c1: 160
c2: 180
c3: 200
c4: 200
c5: 200
total: 940
Espero ter ajudado de alguma forma, bons estudos!