O outro lado do lucro das industrias farmacêuticas

  • 0

“O capitalismo gera seu próprio coveiro”. Tal frase, dita pelo sociólogo Karl Marx, serve de exemplo para as consequências que o corpo social vêm recebendo em virtude da busca incessante por lucro da industria de remédios, uma vez que o acesso à medicamentos têm se tornado cada vez mais escasso.

De acordo com o jornal Estado de Minas, sociedades médicas alertam para falta de medicamento de alto custo no SUS. Tal fato contradiz diretamente a Constituição Federal de 1988, que prevê que a saúde é o direito de todos e dever do Estado. Ademais, o investimento de empresas farmacêuticas está concentrando em produtos de alto retorno para o investimento, o que desequilibra a oferta de medicamentos. Isso se dá à Lei de Patentes, que, consoante o estudo feito pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, impacta o SUS com o valor de R$ 2 bilhões com apenas nove remédios.

Outrossim, embora divulguem a ideia de que indústrias farmacêuticas precisam de grandes lucros para poderem pagar por pesquisa, desenvolvimento e inovação, elas gastam mais em recompras de ações para aumentar os preços das vendas e marketing do que em pesquisa e desenvolvimento. Conforme Hélder Martins, a saúde é um problema político, especialmente no que tange à medicina preventiva. De maneira análoga, é evidente que a busca por lucro das industrias farmacêuticas, bem como a falta de investimentos para a pesquisa, influenciam nessa enfermidade.

Infere-se, portanto, que medidas mais vigorosas devem ser tomadas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve reduzir o prazo de patentes para empresas farmacêuticas a fim de que remédios genéricos possam ser acessíveis mais rapidamente. Ademais, o Estado deve investir nas universidades que fazem pesquisas e produção, com o objetivo de desenvolverem fórmulas farmacêuticas. Dessa forma, o frase dita pelo filósofo Karl Marx, no âmbito da saúde, não terá tanto impacto quanto tem hoje.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução está muito vaga, só citou algo, poderia ter se aprofundado mais no “problema” do tema.
    A primeira frase do seg. paragrafo não tem muito sentido.
    Na sua proposta de intervenção faltou, o Modo e a Finalidade.
    Portanto fica sua nota: (lembrando que estou corrigindo como uma opinião de uma estudante)
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C4: 120

    • 0
  2. Oiii! Vou apontar o que achei.

    No 1º parágrafo “o corpo social vêm” acho que para concordar com corpo social que é um só, seria “vem”.
    “lucro da industria” a palavra “indústria” tem acento.
    “acesso à medicamentos” não há crase, por ser uma palavra masculina (os medicamentos), então seria “acesso aos medicamentos”.
    “têm se tornado” acredito que seja “tem” para concordar com o acesso.

    No 2º parágrafo “jornal Estado de Minas” coloque “Estado de Minas” entre aspas.
    “custo no SUS” talvez seja melhor “explicar” o que seria o SUS, você colocaria “custo no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
    “que prevê que” para evitar um possível queísmo em seu texto, sugiro que substitua o primeiro que para “a qual”, ficaria assim: “Constituição Federal de 1988, a qual prevê que…”
    “a saúde é o direito de todos” talvez seria melhor colocar “um direito de todos”.

    No 3º parágrafo “Conforme Hélder Martins” acho que você deveria falar quem é ele.
    “lucro das industrias” faltou acento em “indústrias”.

    No 4º parágrafo as duas propostas de intervenção que você desenvolveu não estão completas, ambas possuem apenas 3 elementos, estando ausentes o detalhamento (uma informação a mais), o modo/meio (como? de que maneira?). Foi muito bom você ter retomado seu repertório no final da conclusão!

    Em resumo, senti falta das causas no 1º parágrafo. Tente desenvolver melhor suas próprias ideias, pois sua argumentação está boa. Atente-se aos erros gramaticais e aos elementos da proposta de intervenção, a fim de que ela fique completa. Em contrapartida, você fez uso dos 2 conectivos interparágrafos que o ENEM exige (Outrossim e Portanto). Parabéns, sucesso para você!

    OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:

    Competência 1= 160
    Competência 2= 160
    Competência 3= 160
    Competência 4= 200
    Competência 5= 120
    Nota final= 800

    • 0
  3. Olá, bom dia.
    Na introduçao, é bom ter pelo menos três parágrafos. Seria interessante se limitasse o ambiente ao qual você quer abordar, por exemplo, falar da questão no Brasil e relacionar o repertório com a situação atual do país.
    *Notei algumas palavras com ortografia e acentuação erradas, talvez seja o corretor do seu aparelho.
    Gostei do seu D1, acho que só faltou um pouco mais de argumentação.
    Seu D2 está muito bom também, só tome cuidado com os períodos longos.
    Sua conclusão está muito boa. Parabéns.
    *Vc cita o SUS, mas não realmente o que ele é.
    Lembrando que não sou nenhuma profossional. Espero ter ajudado. E se puder corrigir as minhas, ficaria grata. Bjs.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.