O advento da internet permitiu a articulação de pessoas e ideais no mundo digital, beneficiando a sociedade com a democratização do conhecimento. Contudo, esse mesmo meio é utilizado também para ataque ao conhecimento científico e fático. Nesse sentido, um dos grupos que mais prejudica a sociedade é o negacionista. Com efeito, para coibir a propagação de notícias inverídicas, há de fortalecer a educação formal, bem como a valorização do método de pesquisa científica.
Diante desse cenário, o nível de letramento da sociedade influencia no quanto o movimento negacionista a alcança, já que, por meio da educação formal de qualidade, são incentivados o pensamento crítico e o debate de ideias. Requisitos primordiais no combate ao negacionismo, o qual faz suas vítimas entre aqueles mais ignorantes. Levando-os a assumir comportamentos perigosos para si e para a coletividade, como é o caso da rejeição a vacinação – sobre os mais diversos e infundados pretextos – a qual contribui para o retorno da mortalidade por doenças antes erradicadas por imunização.
Ademais, somente o reconhecimento da importância do uso de métodos científicos para produção de conhecimento tornará o negacionismo algo superado. E, para tanto é preciso que a comunidade científica aproxime-se da sociedade, por linguagem simplificada e também com o envolvimento prático dos indivíduos no processo de novas descobertas. Uma vez que, o movimento negacionista se vale desse distanciamento entre o cotidiano e o saber científico para ocupar seu lugar, refutando conhecimentos solidificados sem nenhuma base racional ou comprovada.
Portanto, para extrair o melhor da era da informação, as escolas – responsáveis pela transformação social – devem estimular a sociedade a solicitar investimentos na qualificação formal, por meio de projetos pedagógicos como aulas e ações comunitárias capazes de mobilizar a sociedade no combate ao negacionismo. Essa iniciativa terá a finalidade de fortalecer as instituições científicas, assim como os benefícios trazidos por suas descobertas.
JaneF
Oi, Thalia!
Obrigada por sua correção! Sua proposta de reescrita fez sentido sim para mim. Entendi que seria melhor problematizar mais já desde a introdução. Vou levar em conta na próxima redação.
Vou aproveitar para corrigir o tema, comi o m de contemporânea. rs
O negacionismo e seus desdobramentos na sociedade contemporânea.
thalia31
-achei que sua redação ficou muuito bem amarrada(coesa) e coerente. a escrita está otimo, bom uso de conectivos, argumentos bem colocados e conclusao que retoma o tema e a tese, junto de proposta de intervencao.
-nao sei se seria correta essa minha interpretação, mas vou sugerir algo diferente na introdução(sobretudo no final):
O advento da internet permitiu a articulação de pessoas e ideais no mundo digital, beneficiando a sociedade com a democratização do conhecimento. Contudo, esse mesmo meio é utilizado também para ataque ao conhecimento científico e fático. Nesse sentido, um dos grupos que mais prejudica a sociedade é o negacionista. Com efeito, a propagação de notícias inverídicasé fortalecida pela falta da educação formal, bem como pela desvalorização do método de pesquisa científica.
porque eu fiz essas alterações na introducao: acredito que a estrutura da introducao deve ser: gancho sobre o assunto + tese + roteiro(explicitar) seus argumentos. da forma que eu escrevi os seus argumentos sao causa do negacionismo(que sera resolvido se resolvidas essas causas); da forma que voce tinha escrito antes na introducao, os seus argumentos tornaram-se propostas de intervencao. sendo que na conclusao vc da sua propria proposta de intervecao(projetos e acoes comunitarias).
depois me diga se fez sentido pra voce, um abraço