O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notícias falsas suplementa a desinformação.
Gabriel, o pensador, em sua canção “Estudo Errado” critica o sistema de educação vigente no Brasil. Usando como argumento a ideia de que na escola somos submetidos a aprender temas supérfluos e, em contra partida, não nos são ensinados elementos básicos do cotidiano brasileiro. Como a importância do SUS, a função dos principais atores políticos e até, como é importante para a sociedade que uma campanha de vacinação em massa seja bem sucedida.
A falta de conhecimento gera desinformação, e um pequeno ruído pode gera uma avalanche de notícias falsas na sociedade. Deixando assim, a população vulnerável à ideias não fundamentadas.
É imprescindível que o governo federal, por meio do ministério da saúde, trate a desinformação a cerca da vacinação como um problema de saúde pública. Utilizando de sua autoridade para promover palestras e anúncios televisivos, por exemplo. Bem como, incluir estas pautas nas escolas. Afim de levar aos cidadãos o conhecimento necessário para conscientizar a população.
OBS: Eu sou iniciante, toda crítica é bem-vinda. Se possível, corrigir no estilo de competências do ENEM. Desde já, obrigado <3
emillyhwang
olá!!
no geral sua redação está boa, porém algumas coisas precisam ser feitas com, por exemplo, o uso de fontes (OMS, jornais de prestigio, etc), um ponto importante é o D2 que precisa de mais informação (ele está muito curto), procure mais sobre como o movimento antivacina surgiu, por quem, isso dará mais “credibilidade” (n encontro outra palavra pra descrever dsclp) a sua redação. Capriche mais na proposta de intervenção, não me conveceu muito, como mencionei no começo pesquise mais e voce fará uma melhor proposta,
espero ter ajudado!
Ângelo.
Olá! Como você pediu, corrigirei sua redação de acordo com as competências do ENEM, então vamos lá:
C1: 120
Sua escrita é boa, não me entenda mal, mas percebi erros de crase, vírgula e ortografia! Procure melhorar isso!
C2: 80
O tema é antivacina. Mas é em poucos momentos que você aborda sobre ele! Tente não fugir tanto do tema da próxima vez, caso contrário, vai acabar zerando a C2, o que resulta no anulamento da redação.
C3: 80
O D2 está curto demais. E seus argumentos no D1 não me convenceram.
C4: 120
Apresente mais conectivos, assim como você usou na introdução, principalmente no desenvolvimento. Ah, e deixe seu texto mais coesivo e coerente.
C5: 120
Modo/Meio? O Ministério da Saúde(além de que deveria estar maiúsculo), seria melhor como um agente, e não como um meio. E a sua proposta não me convenceu.
Nota final: 520
Não fique chateado com a minha correção, ok? É normal que nossas primeiras redações não saiam grande coisa, mas com mais treino e estudo você se aperfeiçoa!!
Abraço :)!
ViníciusGarcia77
Introdução:
O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. (1). Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notícias falsas suplementa a desinformação (2).
1 – Fontes? Não que esteja errado, mas dados assim são melhor desenvolvidos ao serem citados baseados em alguma fonte. Então se voce citasse algo que comprove isso fortaleceria o seu repertório.
2 – Haja visto que sua introdução está curta, você poderia ter falado um pouco mais sobre essas notícias falsas para dar uma melhor Introdução sobre o que vai ser dito no desenvolvimento. Do jeito que você deixou foi muito curto e objetivo.
Desenvolvimento 1:
(1) Gabriel, o pensador, em sua canção “Estudo Errado” critica o sistema de educação vigente no Brasil. (2) Usando como argumento a ideia (3) de que na escola somos (4) submetidos a aprender temas supérfluos e, em contra partida, não nos (5) são ensinados elementos básicos do cotidiano brasileiro. Como a importância do SUS, a função dos principais atores políticos e até, como é importante para a sociedade que uma campanha de vacinação em massa seja bem sucedida (6). (7)
1 – É recomendável iniciar o desenvolvimento com um tópico frasal, isto é, uma breve colocação do que vai ser dito e argumentado no desenvolvimento.
2 – Logo após uma citação, inicie um período com um conectivo para articular as idéias. Ex: “Sob esse viés, usando como argumento a idéia…”
3 – “ideia” = idéia
4 – O modelo do ENEM cobra a utilização de uma linguagem em 3° pessoa do singular. Então nunca use algo que remeta a “nós”.
5 – Mesma coisa, evite usar algo que remeta a “nós”.
6 – Toda vez que você for utilizar uma sigla, como o SUS, você deve primeiro colocar o nome por extenso; ex: Sistema único de saúde (SUS). Dessa forma, nas próximas vezes que você for retomar a ele, você pode colocar a sigla direta.
7 – Faltou a conclusão do desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
A falta de conhecimento gera desinformação, e um pequeno ruído pode gera uma avalanche de notícias falsas na sociedade. Deixando assim, a população vulnerável à ideias não fundamentadas (1).
(1) Parágrafo mal argumentado. Por que ocorre a falta de conhecimento? Como a desinformação se propaga pela sociedade? Cadê algum repertório para enriquecer a argumentação?
Note que: Você citou na introdução a falta de informação na sociedade e as notícias falsas, mas em nenhum momento você as desenvolveu no desenvolvimento. Você só foi citar algo da introdução no 2° desenvolvimento, e mesmo assim muito supérfluo. Além disso, do nada você citou falha na educação, sendo que nem havia sido abordado na introdução. Lembre-se, tudo que você citar na introdução tem e deve ser argumentado no desenvolvimento.
Conclusão:
É imprescindível que o governo federal, por meio do ministério da saúde, trate a desinformação a cerca da vacinação como um problema de saúde pública. Utilizando de sua autoridade para promover palestras e anúncios televisivos, por exemplo. Bem como, incluir estas pautas nas escolas. Afim (1) de levar aos cidadãos o conhecimento necessário para conscientizar a população. (2)
1- “a fim” é separado
2 – esse período, instruindo a finalidade das ações do governo, não pode terminar uma redação. Uma redação deve ser terminada com um período de fechamento, ex: “Desse modo, só assim será possível a conscientização do público a respeito das vacinas…”
Observação: O tema é sobre “antivacina”, mas em nenhum momento você abordou do porquê existir esse movimento… E nem as consequências causadas por ela.
Notas:
C l = 160 pontos
C ll = 80 pontos
C lll = 80 pontos
C lV = 120 pontos
C V = 120 pontos
Total: 560 pontos
Continue treinando que logo logo você pega as manhas. Qualquer dúvida me mande uma mensagem!